cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    VOLTANDO A VIVER

    Por Celso Sabadin
    22/05/2009

    Estréia no Brasil, com quatro anos de atraso, o premiado filme mexicano Voltando a Viver, uma comédia dramática que enfoca o aparentemente insolúvel problema da terceira idade na América Latina.

    Aos 70 anos, Bruno (Jorge Galván) é um homem com uma difícil tarefa: prosseguir sobrevivendo dignamente na Cidade do México, apesar da idade e das difíceis condições de vida. Sua maneira de continuar pagando pela sua internação num asilo é dar aulas de música. Três de seus alunos/ amigos (Gonzalo, Poncho e Fábian, interpretados respectivamente por Max Kerlow, Ignácio Retes e Rodolfo Vélez), apaixonados por música, acompanham todas as aulas com entusiasmo.

    Até o dia em que o asilo é assolado pela triste notícia da morte de Rosita (Blanca Torres), uma antiga cantora de bolero que foi famosa nos anos 50. Rosita queria que seu amigo Bruno levasse suas cinzas até Tijuana, sua cidade natal, mas a diretora do asilo não permite a viagem. Inconformado, Bruno rouba as cinzas de Rosita e sai em busca de Margarita (Leticia Huijara), único parente vivo da velha amiga.

    Agora, Bruno, Gonzalo, Poncho e Fábian estão totalmente dispostos a fazer de tudo para cumprir o último desejo de Rosita. Nem que para isso eles sejam obrigados a fugir do asilo e formar um grupo musical da terceira idade.

    Voltando a Viver foi um grande sucesso de crítica e de público no seu país de origem, onde foi indicado para nada menos que 17 prêmios Ariel (o equivalente mexicano ao Oscar), tendo ganhado cinco deles.

    19 de setembro de 2001
    ____________________________________________
    Celso Sabadin é jornalista e crítico de cinema da Rede Bandeirantes de Televisão, Canal 21, Band News e Rádio CBN. Às sextas-feiras, é colunista do Cineclick. celsosabadin@cineclick.com.br