cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    XUXA E OS DUENDES 2 - NO CAMINHO DAS FADAS

    Por Celso Sabadin
    15/12/2002

    Bate sobre este crítico uma dúvida atroz: fazer ou não fazer uma crítica cinematográfica a respeito de Xuxa e os Duendes 2? A pergunta é pertinente. Acompanhe comigo: para um crítico de cinema fazer uma crítica, ele precisa, antes de mais nada, ver o filme, correto? Perfeito. Mas será que Xuxa e os Duendes 2 é mesmo um filme? Isto é cinema?

    Não é possível, em sã consciência, chamar os produtos protagonizados pela Xuxa de "filme". Nada do que ela faz é cinema, apenas um alinhavado de quadros soltos com as únicas finalidades de veicular merchandising, promover os "famosos" do momento, e ganhar dinheiro. Ou seja, um filme da Xuxa não pode ser considerado um filme ruim porque, basicamente, ele não é um filme. Ele é um imenso comercial exibido na tela grande e na sala escura. Esta, inclusive, é a filosofia de vida da apresentadora que, como todos sabem, não gerou uma filha, mas sim lançou um produto no mercado: a Sasha. E se ela faz isso com a própria filha, imagine só com um filme.

    Assim, se Xuxa não tem a intenção de realmente fazer um filme, porque este crítico deveria perder seu tempo em criticar o produto (é... não dá pra chamar de filme)?

    Eis a questão: criticar ou não criticar...

    12 de dezembro de 2002
    ____________________________________________
    Celso Sabadin é jornalista e crítico de cinema da Rádio CBN. Às sextas-feiras, é colunista do Cineclick. celsosabadin@cineclick.com.br