cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    XUXINHA E GUTO CONTRA OS MONSTROS DO ESPAÇO

    Por Angélica Bito
    25/12/2005

    Filmes protagonizados pela apresentadora Xuxa costumam ser uma unanimidade entre os críticos: enquanto são muito bem-aceitos pelo público - vide a bilheteria que suas produções costumam fazer -, são enxovalhados pelos críticos. Afinal, mais do que trazer no elenco a "Rainha dos Baixinhos", seus filmes costumam reciclar velhas formas que deram certo na produção cinematográfica estrangeira. O que não muda em Xuxinha e Guto Contra os Monstros do Espaço. Mas existe, aqui, uma diferença que, se não salva o filme, pelo menos faz com que ele seja mais suportável: trata-se de uma animação. Portanto, as aparições de Xuxa na película são drasticamente diminuídas. Não por completo, infelizmente, porque o público gosta de sua figura.

    Os personagens que protagonizam Xuxinha e Guto Contra os Monstros do Espaço são velhos conhecidos dos espectadores que assistem ao programa da apresentadora, fazendo com que a aceitação deste longa seja maior ainda entre os fãs mais fiéis de Xuxa. A protagonista, Xuxinha, é o anjo da guarda de Guto, um moleque espoleta de sete anos. Ao lado do amiguinho Jonas, Guto faz estripulias em seu bairro, dando bastante trabalho à sua protetora Xuxinha. Com a ajuda de Txutxucão, Guto e Jonas combatem a invasão de seres alienígenas que se alimentam de lixo e estão prontos para empestear a Terra com muita sujeira.

    Repleto de mensagens ambientais e sobre a amizade, Xuxinha e Guto Contra os Monstros do Espaço é um filme que deve agradar aos menores. As técnicas de animação são bastante simples, assim como o roteiro, e a música está presente a todo momento - mais ou menos como nos desenhos do Scooby Doo, quando a ação pára e dá lugar a um musical. Aqui funciona a lei da compensação: pelo menos é uma animação. Afinal, já que nós, críticos, temos de encarar como dever profissional um filme da Xuxa por ano, é agradável saber que desta vez é uma produção de animação com pouco mais de uma hora de duração.