Maze Runner: Risos e pão de queijo marcam passagem de atores pelo Brasil

Kaya Scoledario e Giancarlo Esposito se reuniram com jornalistas em São Paulo

02/09/2015 13h48

Por Iara Vasconcelos

Nessa quarta-feira (02), os atores Kaya Scodelario e Giancarlo Esposito se reuniram com a imprensa em um hotel de São Paulo para divulgar Maze Runner: Prova De Fogo, que estreia em 17 de setembro. Empolgados, eles falaram sobre o desafio físico do novo filme, o carinho dos fãs brasileiros e confessaram: Não resistiriam ao Brigadeiro e a Coxinha.

Para começar, os atores falaram sobre a premiére do filme, que ocorreu no último dia 01 e reuniu milhares de fãs. Kaya, que possui raízes brasileiríssimas e fala português muito bem – sua mãe é do interior de São Paulo – contou que chorou muito diante do apreço dos brasileiros.

"Uma grande parte da minha família estava reunida lá no evento, tinham primas e primos, tios, minha mãe. O carinho dos fãs brasileiros é único e provavelmente nunca conseguirei esquecer essa experiência. Eles me deram uma bandeira autografada, fotos das minhas atuações em Maze Runner. São muito orgulhosos do próprio país", revelou a atriz.

Maze Runner - Prova de Fogo

 

Giancarlo conta que fez a festa dos fãs com apertos de mão, selfies e abraços: "Amo todos eles, adoro ver a animação em seus rostos e adoro dar atenção à eles, agradá-los. É uma grande honra para mim ter pessoas tão dedicadas como admiradores. O que aconteceu na noite de ontem me emocionou muito".

Trabalhos na televisão

O mais interessante é que ambos os atores são conhecidos pelos trabalhos em séries famosas. Ela, pela série britânica Skins, e ele pelo papel de Gus em Breaking Bad. Apesar de terem vividos personagens tão distintos, em uma coisa eles concordam: O trabalho na televisão é muito mais árduo que no cinema.

"A televisão é muito diferente, o tempo é bem mais curto e precisamos lidar com centenas de produtores", disse Giancarlo aos risos. "No cinema nós temos mais tempo para preparar os personagens, criar um vínculo maior com eles e com a equipe de produção e diretor. Em Breaking Bad, as vezes tínhamos diretores diferentes, então era difícil explicar para eles que a personalidade do seu personagem já estava consolidada e eles precisavam se adaptar a ela. Mas o tempo ainda é o pior inimigo. Recebiamos um roteiro hoje para gravar um espidódio daqui a um ou dois dias".

Maze Runner - Prova de Fogo

 

Para Kaya, a parte mais gratificante do trabalho na telinha são as amizades: "Eu gosto muito da família que criamos, porque convivemos todos os dias com eles, essa é a melhor coisa da televisão".

Em certo momento do bate-papo, os atores foram questionados sobre os prazeres de sua profissão. Nessa hora, foi impossível não perceber a empolgação na voz de cada um deles. "Atuar para mim é uma chance de poder esquecer um pouco quem sou e viver outras vidas. Eu amo fazer o que faço, de todas as coisas com que já trabalhei, essa é a primeira que me dá sentido a vida", disse Giancarlo. "Personagens são como pinturas mal finalizadas, como rascunhos, que nós [atores] vamos preenchendo durante a construção da trama. Eu espero de coração que consigamos transpor essa dedicação aos fãs com Prova de Fogo e transportá-los a outro universo", completou.

Kaya, que possui apenas 23 anos, falou sobre como a profissão a ajudou a se expressar como uma jovem mulher: "Quando atuei no teatro da escola percebi que aquilo era o que me fazia confortável e era minha forma de mostrar quem sou, através desses personagens".

Novo filme

A trama de Maze Runner é baseada na série escrita por James Dashner e, como acontece com todas as adaptações, os fãs se mostram muito exigentes com relação a fidelidade da trama que vai para as telonas.

"Eu sou muito presente nas redes sociais, então quando anunciaram que eu faria a Teresa, tive que lidar com algumas pessoas comentando nas minhas fotos e postagens 'nossa, mas o cabelo dela é diferente. Puxa, os olhos dela não são como os da personagem do livro', chega a ser engraçado".

Giancarlo teve que lidar com essa cobrança logo dentro da própria casa. A filha adolescente foi quem lhe apresentou a série de livros: "Ela estava mais ansiosa do que eu. É bastante fã e já leu todos os livros". Ele também revelou o contentamento em trabalhar com um elenco de jovens atores: "Eles são tão comprometidos com tudo. Eles me faziam perguntas sobre Breaking Bad, sobre minha carreira no geral. Foi fantástico. Eu sou uma pessoa que amo aprender, acredito que se não temos mais nada a aprender na vida, então ela não tem mais muito valor".

Maze Runner - Prova De Fogo

Os astros também rasgaram elogios ao diretor Wes Ball que, segundo eles, é um profissional "extremamente compreensivo e ajudou na construção dos personagens com sua visão técnica".

O novo Maze Runner continua com as mesmas cenas de ação de tirar o fôlego, mas dessa vez as dificuldades se intensificaram por conta das cenas no deserto. Mesmo assim, o elenco não se preocupou tanto com a performance física quanto o público pode imaginar.

Para o próximo filme, os fãs podem esperar fortes emoções: " Nesse [Prova de Fogo], o amor de Thomas e Teresa é testado, percebemos uma certa fragilidade. Estou ansiosa para explorar a história da personagem, desvendar mais seus segredos e ver o que vai ser da relação dos dois", disse Kaya.

Jorge, o personagem de Giancarlo, foi de extrema importância na nova trama e deve continuar se destacando ao longo da franquia: "Ainda há muitas direções que ele pode tomar, muitas decisões a fazer", afirmou o intérprete.

Maze Runner: Prova de Fogo continua a acompanhar Thomas e seus amigos na jornada para escapar da poderosa e misteriosa organização conhecida como C.R.U.E.L, que os leva para o Scorch, um campo deserto e marcada pela destruição. Ali, o grupo enfrentará um de seus maiores desafios ao tentare sobreviver nesse mundo hostil.