"Não posso vencer o Henry real, então tenho que me contentar com o Superman", diz Ben Affleck

Henry Cavill, Ben Affleck e Zack Snyder comentam preparação para o filme

04/04/2016 13h46

Por Iara Vasconcelos

Batman Vs Superman: A Origem Da Justiça, um dos filmes mais esperados do ano, finalmente chegou aos cinemas. Dirigido por Zack Snyder, o longa dá o primeiro passo para a unificação do universo cinematográfico da DC Comics, além de explicar a formação da Liga Da Justiça, que ganhará filme em 2017.

Com a participação muito especial da heroína Mulher-maravilha (Gal Gadot), além das breves aparições de Aquaman e Ciborgue, o longa coloca frente a frente os dois maiores heróis dos quadrinhos. A trama dá continuidade aos eventos de O Homem De Aço e mostra o herói sendo investigado após ser acusado de causar a destruição de Metrópolis.

 + Filme tem apenas 29% de aprovação no Rotten Tomatoes, mas já fez US$ 500 milhões

Enquanto muitos o consideram o grande salvador da humanidade, outros não concordam com sua permanência no planeta. Em meio a isso, Bruce Wayne (Ben Affleck) está do lado dos inimigos de Clark Kent e decide retomar o manto de Batman para enfrentá-lo. Claro que o vilão Lex Luthor (Jesse Eisenberg) não hesita em provocar ainda mais a fúria dos dois heróis.

Em entrevista exclusiva, Snyder e os protagonistas Ben Affleck e Henry Cavill comentam a preparação para o filme e o suas expectativas para o futuro da DC. Confira:

Zack, como surgiu esse projeto? Como você conseguiu reunir Batman e Superman – além desses dois atores – na mesma tela?

ZACK SNYDER: Foi uma jornada maravilhosa e, para mim, é uma benção ter esses dois grandes atores nesses papéis porque eu sempre fui um grande fã dos quadrinhos e dos dois personagens. Sempre foi um sonho meu ter a oportunidade de fazer um filme com Batman Vs Superman, então eu manipulei todas as forças necessárias para isso acontecer. Pra mim foi um trabalho de amor, não poderia ficar mais feliz com os resultados.

Henry, Como foi para você viver um personagem que não é humano e pode fazer tudo? Como foi o treino físico, por exemplo?

HENRY CAVILL: A maior parte foi graças à minha imaginação. A idéia por trás de Superman não muda de filme para filme. Mas nesse filme em particular, eu malhei o dobro na academia porque sabia que iria enfrentar Ben, o Batman, e eu queria ter a certeza de que seria um jogo justo.

Foi um jogo justo, Ben?

BEN AFFLECK: Eu não posso "bater" o Henry real, então tenho que me contentar com o Superman [risadas].

Batman Vs Superman

Além de malhar, o quanto você se preparou para esse papel?

HENRY CAVILL: É uma balança de coisas, sinceramente. É ler materias como quadrinhos, é provar figurinos, é ter Zack Snyder explicando sua visão, passo a passo, para nós e sabermos o que ele espera de nós.

Ben, como foi viver o Batman? Como você se sentiu usando a icônica capa e capuz pela primeira vez?

BEN AFFLECK: Bom, algumas pessoas podem ver isso apenas como um quadrinho ou um filme de super-herói – ou seja, não tão a sério. Eu levei bastante a sério, foi um prazer. Isso só foi feito anteriormente por artistas que eu respeito muito – o mais recente foi Christian Bale, que eu vejo como um ator sensacional, e Christopher Nolan é um diretor que eu admiro demais.

Eu queria fazer exatamente o que o Zack programou, porque as visões dele são extraordinárias. Eu não queria deixá-lo na mão. Foi uma honra, do meu ponto de vista - levando em conta que a trama foi influenciada pelos quadrinhos, que eu também gostomuito – eu queria muito fazer tudo certo. 

Como foi montar a sequência da briga?

ZACK SNYDER:  Quando você assiste ao filme, a grande luta flui naturalmente, como um momento único. Mas na realidade, claro, nós filmamos tudo em várias semanas, e foi dentro de um prédio, com equipamentos que simulam chuva e todas essas coisas. Todos esses elementos precisam combinar, então pode ser uma experiência nada confortável para os rapazes, por causa da natureza meticulosa do trabalho de fotografia. Mas eles foram maravilhosos, fizeram toda a preparação, trabalharam por muitas horas e sem reclamar. Eu não poderia estar mais contente com o resultado. É apenas divertido pensar nesse processo todo quando você vê o filme pronto. É um trabalhão, mas esperamos que, para o público, isso aconteça de forma fluída.

BEN AFFLECK: Sim, o que parece fluído é, na verdade, uma sequência composta de diferentes trechos, sejam eles efeitos visuais, efeitos práticos, dublês, nós, inserções e muitas outras coisas. É muito fragmentado. Então, o que parece uma luta é na verdade mais uma colaboração entre nós, então é mais uma colaboração entre nós e requer que você se dê bem com o outro ator para que tudo funcione. Eu tive um grande parceiro - Henry - e graças a Deus nós nos damos muito bem. Fui muito sortudo em trabalhar com ele.

Zack, você disse que o trabalho de Frank Miller foi uma influência e inspiração e que "O Cavaleiro das Trevas Ressurge" é uma excelente história. Pelos quadrinhos, nós sabemos que não há certo ou errado entre Superman e Batman. Como você retratou isso na trama?

ZACK SNYDER: Eu penso que, mesmo que "O Cavaleiro das Trevas Ressurge" tenha uma enorme influência no filme, dentro de alguns anos alguém fará uma adaptação verdadeira desse trabalho e não será redundante. Eu diria que sim, o trabalho do Frank teve grande influência em mim e sempre terá, não apenas nesse filme, mas também em outros filmes que eu já fiz pois sou um grande fã dele. Quando fiz Batman VS Superman, eu queria realmente honrar sua influência em mim como artista, então, de várias formas, é isso que você verá no filme.

Sobre os aspectos de certo ou errado, claro que ambos os personagem são heróis no seu próprio ponto de vista, e do ponto de vista daqueles que são protegidos por eles, mas não para aqueles que lamentam o dia em que eles conhecem a justiça. Foi divertido construir uma história onde você precisa levar em consideração a perspectiva de outras pessoas. Ainda que os dois estejam em colisão, nenhum está necessariamente errado em sua análise sobre o outro. Esses personagens são muito ricos e com uma dinâmica muito interessante, eu acho que eles permitem esse tipo de complexidade e isso foi muito bacana.

No contexto de expectativa dos fãs sobre o material material de pesquisa, foi desafiador permanecer verdadeiro com sua atuação do começo ao fim?

HENRY CAVILL: Quando se trata de interpretar personagens, você sempre tenta se manter o mais fiel possível ao material de pesquisa, mas quando você está fazendo filmes, não necessariamente conseguirá seguir tudo à risca. Então, no caso, seguimos a visão do diretor. Zack tem uma visão ótima da história e nós só seguimos isso.

BEN AFFLECK: Sim. É a medida do diretor. Você quer fazê-lo feliz e entregar o filme que ele quer que você faça. Zack e o roteirista Chris Terrio tinham boas idéias então foi fácil segui-los.

Ben, como você se sentiu ao colocar os olhos pela primeira vez no Batmóvel? Você o dirigiu?

BEN AFFLECK: Sim, eu dirigi. Eles apenas me deixaram dirigir um pouco. É muito rápido. É muito barulhento dentro do Batmóvel.

Precisei usar tampões de orelha porque se não ficaria surdo. A audição de Batman é muito limitada por causa da experiência no automóvel. Ainda assim é muito legal. Quero dizer, não há nada que se compare a estar dentro do Batmóvel e ver o Batmóvel real para sentir como é fazer as coisas que o Batman faz.

O meu filho me visitou no set e eu o coloquei no Batmóvel. Pude perceber que ele pensava 'Meu Deus, é real!', então foi emocionante. As sequências com o carro são as minhas favoritas porque há poucos coisas que são mais legais no mundo do que o Batmóvel.

Batmóvel

Então a grande questão agora é: Quem venceria se Batman e Superman lutassem para valer?

BEN AFFLECK: Bom, por um lado é claro que Superman venceria já que ele é um alienígena - ele é invulnerável - e o Batman é apenas um ser-humano. Mas na história você verá que há várias razões pelas quais seus poderes serão nivelados um pouco, fazendo a luta ficar mais igual. Então é uma questão de - não quero dizer personagem, mas sim determinação.Mas você terá que ver o filme para descobrir quem vencerá. Nós não queremos revelar isso.

Então, não perca tempo e confira logo Batman Vs Superman: A Origem Da Justiça, que está em cartaz nos cinemas brasileiros.

+ Confira o que vem por aí no universo cinematográfico da DC Comics