Star Wars: "É impressionante estar no set com personagens icônicos", diz Laura Dern

Longa chega aos cinemas em 14 de dezembro

13/12/2017 17h35

Por Iara Vasconcelos

Laura Dern fez sua estreia em Star Wars: Os Últimos Jedi como a vice-almirante Holdo, uma mulher forte e que enfrentará grandes desafios. Em entrevista exclusiva para o Cineclick, a atriz falou sobre a sua relação com o diretor Rian Johnson - a quem é só elogios - e a experiência de encontrar atores icônicos no set de filmagens.

Nos fale um pouco sobre a almirante Holdo. Como ela será retratada no filme?

A vice-almirante Holdo é um desafio inacreditavelmente delicioso, graças ao roteiro de Rian Johnson. O interessante é que à primeira vista você não sabe quem ela é ou no que acredita. Você sabe que ela foi treinada pela Leia e pela Resistência, mas ela é muito volátil e você não sabe o que esperar. Conforme a história vai se desenrolando, tudo vai ficando cada vez mais questionável.

Toda a experiência tem sido incrível porque Rian, Kathy Kennedy [presidente da Lucasfilm] e Ram Bergman [produtor] se importam muito em como os seus personagens serão representados e, nesse caso, como uma mulher é representada em um lugar de poder. Era importante para o Rian que ela tivesse espaço para ser muito feminina, suave, etérea e outras palavras rebuscadas, até mesmo espirituais, e que ela conseguisse manter todas essas qualidades: Sedutora, sensual e poderosa. Só por ela ser uma mulher poderosa não significa que ela precisa se vestir como um homem ou aparecer no exército e salvar

Como é o processo de trabalho com o Rian Johnson?

Algo que é incrível no Rian é que em um filme como Star Wars você não espera ter um processo como o de outros cineastas em filmes independentes. Eu passei a minha vida toda tendo experiências diferentes e sempre fui sortuda de trabalhar com diretores que queriam explorar o material ao máximo e sempre descobrir mais. Mas devo dizer que em Jurassic Park, Kathy Kennedy e Steven Spielberg foram tão diligentes quanto. Rian tem essa sensibilidade também.

Eu acho que o público ficará muito empolgado porque o filme continua com a mesma aura de J.J. Abrams, mas com um retorno a trilogia original. São histórias centradas nos personagens e que possuem um caráter muito forte de simplicidade. Então, quando eu entrei para a produção, não sabia que encontraria tantas coisas a explorar e Rian está totalmente comprometido com isso.

O que mais te impressionou ao participar de um filme dessa grandiosidade?

A palavra icônico é usada de forma correta para descrever Star Wars. É impressionante estar no mesmo set que personagens tão memoráveis e que fizeram parte da minha infância. No meu segundo dia, o Rian me falou para gravar com o C-3PO. Eu pensei 'meu Deus, esse é mesmo o C-3PO?'. Eu não conseguia acreditar.

E como é o clima da equipe de uma superprodução como Star Wars?

Eles são como as Forças Especiais da indústria do cinema. Você não pode esperar menos que isso afinal não há como passear por cerca de 100 sets de filmagem sem ter algum dom especial. É maravilhoso perceber que somos as únicas pessoas no mundo fazendo um filme nesse espaço isolado. Eu nunca vi uma equipe tão grande como essa, acho que cheguei a ver umas 125 pessoas, e ainda há a galera que grava fora de lá e também os dublês, os designers, figurinistas e etc. Há tantas coisas acontecendo ao mesmo tempo.

Star Wars - Os últimos Jedi

A representatividade é um assunto muito discutido atualmente. Como a sua personagem influenciará as meninas fãs da saga?

Eu penso na minha filha de dez anos e na ideia de que ela terá heroínas nessa história que são totalmente diferentes umas das outras e possuem qualidades e naturezas distintas. Quando eu penso nas personagens da Lupita e da Daisy - e também na minha personagem - fico feliz em saber que estamos prestando tributo as garotas que se apaixonaram por Star Wars lá atrás. Carrie Fisher iniciou essa atitude icônica de mulheres jovens salvando o mundo e fico orgulhosa em fazer parte disso.

O visual de Holdo parece muito interessante. Você pode nos contar como ele surgiu?

Rian queria que Holdo tivesse uma qualidade transcendental, que ela se sentisse poderosa, fisicamente poderosa e emocionalmente potente. Foi assim que ele a descreveu para Michael Kaplan, que fez o design das roupas dela. Ele queria que ela usasse um vestido, uma peça que enquadrasse a parte superior de seu corpo de uma forma feminina mas forte.

Star Wars: Os Últimos Jedi traz no elenco John BoyegaDaisy Ridley, Adam Driver, Mark HamillCarrie FisherOscar IsaacLupita Nyong'oAndy SerkinsDomhnall GleesonAnthony DanielsGwendoline ChristieBenicio Del Toro e Laura Dern.

+ Confira a nossa crítica de Star Wars

Longa chega aos cinemas em 14 de dezembro.