A volta por cima de Winona Ryder, atriz que completa 49 anos

Relembre os altos e baixos na carreira da atriz americana e suas polêmicas

29/10/2020 10h30

Por Thamires Viana

Winona Ryder completa 49 anos nesta quinta-feira (29) e, como ela mesma já falou em entrevistas, está em sua melhor idade. A atriz americana alcançou o auge da fama no final da década de 80 com o filme Os Fantasmas Se Divertem, de Tim Burton, e se tornou um dos rostos mais conhecidos dos anos 90, tendo atuado em dezenas de filmes na época.

No início da década de 2000, Winona viu sua vida pessoal e carreira declinarem após estampar as capas dos tablóides americanos devido a uma acusação de furto e posse de remédios sem prescrição. A atriz então resolveu dar um tempo da mídia e anunciou que diminuiria o ritmo das gravações, optando por trabalhos menores em curtas-metragem e participações especiais.

Porém, a americana voltou com tudo em 2016 estrelando a série Stranger Things, grande sucesso da Netflix, e mostrando que realmente está em sua melhor fase.

Celembrando o aniversário da atriz, relembre algumas passagens importantes de sua carreira e vida pessoal:

Estrela dos anos 90

Winona Ryder em Os Fantasmas se Divertem

Winona tinha apenas 17 anos quando estrelou Os Fantasmas Se Divertem, longa lançado em 1988 com direção de Tim Burton. Embora já tivesse atuado em A Inocência do Primeiro Amor (1986) e Ciranda das Emoções (1987), o sucesso de sua personagem Lydia na comédia de Burton abriu as portas para a atriz em Hollywood e a tornou uma das grandes estrelas da década.

No ano seguinte, brilhou em Atração Mortal, um dos longas mais marcantes de sua carreira cultuado até hoje pelos fãs. No radar de Burton, ela retornou à parceria com o diretor em 1990 no clássico Edward Mãos De Tesoura, que contracenou com Johnny Depp, seu então namorado na época.

Juntos, eles formavam um dos casais mais badalados e queridos da década de 90 e chegaram a ficar noivos. O relacionamento durou quatro anos, de 1989 a 1993, e rendeu até uma tatuagem que o ator fez em homenagem à amada. 

Ainda nos anos 90, Winona estrelou outros longas memoráveis como Minha Mãe É Uma Sereia, Drácula De Bram Stoker, Caindo Na RealGarota Interrompida, Adoráveis Mulheres e A Época Da Inocência, os dois últimos rendendo à atriz duas indicações consecutivas ao Oscar em 1993 e 1994. 

Acusações

Em dezembro de 2001, a atriz estampou os tablóides por um motivo nada legal. Ela foi presa em Beverly Hills após ser acusada de furtar o equivalente a 5 mil dólares em roupas e acessórios na famosa loja de departamentos Saks Fifth Avenue. Ela também foi acusada de posse de drogas por estar sob o efeito de medicamentos sem prescrição médica. O médico de Winona afirmou ter dado os remédios para a atriz e teve sua licença médica revogada pelo Conselho Médico da Califórnia.

Um ano depois, ela foi condenada a três anos de prisão em liberdade condicional, 480 horas de serviço comunitário, além de pagar cerca de 9 mil dólares em multas e restituição à loja. Ela também foi submetida a aconselhamento psicológico para tratar o vício em medicamentos e a cleptomania. 

Anos mais tarde, a atriz condeceu uma entrevista à Interview e afirmou que o incidente ocorreu durante um período muito conturbado de sua vida, quando ela estava lutando contra a depressão, e disse ainda que a medicação analgésica que tomava na época alterava sua noção da realidade.

Carreira em baixa

Logo após os incidentes, Winona resolveu dar um tempo de grandes atuações para cuidar de sua saúde e por alguns anos optou por participações especiais e curtas-metragem. Em 2002, Ryder apareceu em A Herança De Mr. Deeds, filmado antes de sua prisão, ao lado de Adam Sandler. No mesmo ano, esteve em Simone, longa de ficção-científica em que atuou com Al Pacino.

Em 2003, o diretor Woody Allen afirmou que adoraria ter convidado Winona para seu filme Melinda E Melinda, lançado em 2004, mas voltou atrás após as confusões envolvendo a atriz. "Fiquei com o coração partido porque eu já havia trabalhado com Winona antes em Celebridades, pensei que ela era perfeita para isso e queria trabalhar com ela novamente", afirmou ele.

Na mesma década, atuou em longas como O Homem Duplo, A Vida Íntima De Pippa Lee e Maldito Coração. Em 2010, ela esteve no elenco de Cisne Negro, filme de sucesso estrelado por Natalie Portman

Volta por cima

Winona Ryder em Stranger Things

Para a alegria dos fãs, a americana fez um retorno triunfal em 2016 na série Stranger Things, um dos maiores sucessos da Netflix. Na trama, ela é Joyce Byers, cujo filho de 12 anos desaparece misteriosamente. A atração é uma das mais aclamadas pela crítica e público, e rendeu à Winona uma indicação ao Globo de Ouro em 2016 como Melhor Atriz de Drama.

Desde então, a atriz voltou a aparecer com mais frequências em premiações e eventos, e chegou a afimar em algumas entrevistas que está em sua melhor forma, já que está bem na carreira e feliz em seu casamento de 9 anos com o designer de moda Scott Mackinlay Hahn.

Em 2018, ela estrelou o filme Com Quem Será? ao lado do queridinho da internet Keanu Reeves, com quem já havia trabalhado em outros três filmes durante a carreira.

Na época da divulgação do filme, Winona usou todo o seu bom humor para contar uma curiosidade aos jornalistas durante uma entrevista. Segundo a atriz, ela e Keanu podem realmente ter se casado na vida real após filmaram a cena do casamento em Drácula De Bram Stoker, em 1992, já que o diretor Francis Ford Coppola pediu que um verdadeiro padre ortodoxo romeno fosse usado na cena. 

"Nós realmente nos casamos no filme. Não, eu juro por Deus que eu acho que nos casamos na vida real", disse ela enquanto Keanu parecia não se lembrar da cerimônia. "Keanu, foi no dia dos namorados", disse ela lembrando o ator e arrancando gargalhada dos jornalistas. Bom, não há como dizer se uma cerimônia de casamento romena tem significado legal nos Estados Unidos, mas a brincadeira pegou a todos de surpresa!

No começo deste ano, ela trabalhou na minissérie The Plot Against America, sucesso da HBO baseado no livro homônimo de 2004, onde vive Evelyn Finkel, recebendo elogios de críticos por sua ótima atuação.

Ainda sem outros projetos em vista, o que sabemos é que ela retorna para a quinta e última temporada de Stranger Things prevista para 2021.

Parabéns, Winona!

Veja também:

Confira a filmografia completa de Winona Ryder

Relembre os filmes que marcaram a infância


Deixe seu comentário
comments powered by Disqus