Cronologia Harry Potter: Entenda a linha do tempo do mundo mágico

Com oito livros e dez filmes, há muitas informações para acompanhar no mundo criado por J.K. Rowling

14/10/2020 15h00

Por Daniel Reininger

Anos depois do último livro de Harry Potter, a escritora J.K. Rowling surpreendeu os fãs e resolveu revisitar seu mundo mágico, mas sem o bruxinho. Animais Fantásticos E Onde Habitam é uma história que acontece antes dos eventos retratados nos livros e filmes da saga, mais precisamente na Nova York de 1926, 54 anos antes do protagonista nascer. E, depois disso, ainda saiu um livro, que mostra a nova geração de bruxos.

Com oito livros (sem contar o Animais Fantásticos e Onde Habitam) e dez filmes lançados, há muitas informações para acompanhar no mundo criado por J.K. Rowling, então é normal ficar confuso. Então agora entenda a cronologia completa da franquia, incluindo o livro Harry Potter e a Criança Amaldiçoada:

Ordem dos filmes

Para começar, você precisa saber a ordem correta para assistir a saga:

Animais Fantásticos E Onde Habitam

Animais Fantásticos: Os Crimes De Grindelwald

Harry Potter E A Pedra Filosofal

Harry Potter E A Câmara Secreta

Harry Potter E O Prisioneiro De Azkaban

Harry Potter E O Cálice De Fogo

Harry Potter E A Ordem Da Fênix

Harry Potter E O Enigma Do Príncipe

Harry Potter E As Relíquias Da Morte - Parte I

Harry Potter E As Relíquias Da Morte - Parte II

 

Eventos importantes do mundo

J.K. Rowling criou um universo bastante abrangente e existe muita coisa por trás da história de Harry Potter, afinal, a escritora moldou o mundo com muito cuidado. Para entender os eventos da franquia, vamos explicar os principais eventos relacionados à saga:

A Fundação da escola de Hogwarts (por volta do ano 1000)

A datas exata da fundação de Hogwarts é desconhecida, embora se diga que foi por volta do ano 1000 DC. Quatro bruxas e bruxos muito se juntaram para criar a escola: Godric Grifinória, Helga Lufa-Lufa, Rowena Corvinal e Salazar Sonserina.

Hogwarts

Foram essas bruxas e bruxos que criaram as quatro casas da escola e todos os segredos do local. Claro, sua decisão pacífica sobre a escola não durou muito. Salazar abandonou tudo após uma discussão sobre quem tinha permissão para frequentar a escola e a criatura que ele deixou para trás viveria por séculos para causar estragos nos corredores do local.

A Criação das Relíquias da Morte (por volta de 1200)

De acordo com a lenda, as Relíquias da Morte foram três itens oferecidos pela própria morte aos irmãos Peverell, uma família de bruxos puro-sangue medieval. Antioco possuía a Varinha das Varinhas. Cadmus possuía a Pedra da Ressurreição e Ignotus possuía a Capa de Invisibilidade. Entretanto, muitos acreditam que esses três itens foram, na verdade, inventados pelos irmãos.

Relíquias da Morte

Qualquer que seja sua origem, eles surgiram por volta de 1200, aproximadamente 200 anos depois que Hogwarts foi construída e transformada em escola. Eles imediatamente causaram um rastro de destruição. Eles desempenham um papel muito importante no mundo mágico moderno, quando Harry precisa derrotar Lord Voldemort.

Velho Mundo Bruxo (1300-1900)

Não se sabe muito sobre os tempos antigos do Mundo Mágico, exceto que trouxas e bruxos estavam em conflito. Os trouxas temiam os bruxos e muitas vezes se voltavam contra eles. O Estatuto Internacional de Sigilo em Magia foi assinado pelo Ministério mágico da Grã-Bretanha nessa época, a fim de proteger a vida de bruxas e bruxos dos violentos trouxas. Isso também criou muito preconceito e bruxos e bruxas começaram a odiar os trouxas por discriminá-los de forma tão dura.

A ascensão de Grindelwald (1920-1945)

Um mago europeu chamado Gellert Grindelwald lançou uma campanha política muito dura baseada na premissa de que os bruxos são superiores àqueles sem nenhuma capacidade mágica. Ele foi muito amigo de Alvo Dumbledore, mas eventualmente suas visões os separaram.

Gridenwald

Seu recrutamento e reinado obscuro durou até 1945, quando um famoso duelo aconteceu e Dumbledore derrotou Grindelwald, destruindo a principal fonte de preconceito contra os trouxas e com esperança de restaurar a paz.

A ascensão de Lord Voldemort (1945-1980)

No mesmo ano em que Grindelwald foi derrotado, um estudante chamado Tom Riddle terminou seus estudos em Hogwarts e desapareceu na Albânia após ser rejeitado para um emprego. Quando ele voltou, eventualmente começou sua campanha contra aqueles que não o seguiam e não tinham sangue puro de bruxo. Ele criou um novo nome, uma identidade inteiramente nova e começou a recrutar pessoas com objetivos malignos.

Lord Voldemort

As pessoas começaram a temer até mesmo seu nome e, na década de 1970, parecia que Grindelwald não era nada em comparação com a agenda e o preconceito desse homem. Dumbledore formou uma sociedade secreta chamada Ordem da Fênix para lutar contra ele.

O fim da Primeira Guerra Bruxa (31 de outubro de 1980)

Uma profecia dizia: "Aquele com o poder de vencer o Lorde das Trevas se aproxima... nascido dos que o desafiaram três vezes, nascido ao terminar do sétimo mês... e o Lorde das Trevas o marcará como seu igual, mas ele terá um poder que o Lorde das Trevas desconhece... e um dos dois deverá morrer na mão do outro, pois nenhum poderá viver enquanto o outro sobreviver... aquele com o poder de vencer o Lorde das Trevas nascerá quando o sétimo mês terminar...". Ou seja, essa criança  seria a única capaz de derrotar Lord Voldemort.

Uma das opções era o filho de Lily e Tiago Potter, Harry. Ao ser informado dessa profecia, o bruxo do mal foi atrás de do bebê, assassinou seus pais e apontou sua varinha para Harry, mas Lily morreu para protegê-lo e o garoto foi envolto em uma magia protetora que eliminou Voldemort.

Só que a criação das Horcruxes protegeu o vilão da morte definitiva. Mesmo assim, ele foi forçado a se esconder na esperança de ser completamente restaurado um dia.

Harry Potter chega a Hogwarts (1991)

No seu aniversário de onze anos, Harry, que mora com os tios que não gostam dele, recebe a visita do gigante Hagrid que o convida para a escola de magia de Hogwarts, poirta de entrada para um mundo mágico e cheio de fantasia. Assim, Harry conhece seus amigos Hermione e Rony e os três fazem seu primeiro ano na escola.

Cena de Harry Potter e a Pedra Filosofal

O retorno de Lord Voldemort e Segunda Guerra Bruxa (1995-1998)

Usando o osso de seu pai, a carne de seu servo e o sangue de seu inimigo, Lord Voldemort finalmente volta em meados de 1995, quando consegue restaurar seu corpo e acabar com a magia protetora de Harry. Ele tenta matar Harry, mas falha. Em 1997, ele conseguiu assumir o Ministério da Magia, colocando um de seus seguidores no poder. Harry e qualquer pessoa associada a ele foram forçados a fugir, enquanto os jovens heróis procuravam as Horcruxes que poderiam significar o fim do Bruxo maligno.

Vitória sobre Lord Voldemort (1998)

Em 1998, Harry e seus amigos conseguiram destruir todas as Horcruxes de Voldemort. Embora muitas vidas tenham sido perdidas, Harry conseguiu matar Voldemort e, aos poucos, as pessoas voltaram às suas vidas normais.
De 1998 em diante, não houve guerras e as pessoas conseguiram viver relativamente em paz.

Cena de Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte II

A melhor amiga de Harry, Hermione Granger, eventualmente assumiu como Ministra da Magia e a segurança do Ministério mudou completamente.

Nova Geração e a Criança Amaldiçoada (2017 - 2021)

Sempre foi difícil ser Harry Potter, ainda mais como um sobrecarregado funcionário do Ministério da Magia, marido e pai de três crianças. Enquanto Harry lida com um passado que se recusa a ficar para trás, seu filho mais novo, Alvo, deve lutar com o peso do legado da família. À medida que passado e presente se fundem de forma ameaçadora, ambos, pai e filho, aprendem uma incômoda verdade: às vezes as trevas vêm de lugares inesperados.

 

Linha do tempo:

Até 100 AC - Esta é uma era de cooperação entre trouxas e magos; muitos líderes políticos e religiosos eram bruxos e bruxos.

1000 DC - Criação de Hogwarts.

1200 - Criação das Relíquias da Morte.

1692 - As comunidades bruxas do mundo decidirem se afastar da vista do público. O Estatuto de Sigilo é assinado, o Ministério da Magia é formado e os bruxos se escondem.

1881 - Nasce Alvo Dumbledore.

1882 - Nasce Gridenwald.

1899 - Grindelwald conhece e fica amigo de Dumbledore.

1926 - Ascensão de Gridenwald - Eventos de Animais Fantásticos E Onde Habitam.

1926 - Nasce Tom Riddle (Lord Voldemort).

1927 - Newton Scamander lança Animais Fantásticos e Onde Habitam.

1927 - Grindelwald faz discurso sobre o futuro do mundo bruxo Eventos de Animais Fantásticos: Os Crimes De Grindelwald.

1945 - Fim da Segunda Guerra Mundial no mundo dos trouxas.

1960 - Começa a Primeira Guerra Bruxa.

1970 - Criação da Ordem da Fênix por Alvo Dumbledore.

1980 -  Sibila Trelawney faz uma profecia para Alvo Dumbledore no pub Cabeça de Javali. Ela se refere a um menino, nascido no final de julho, que teria o poder de derrotar Lord Voldemort.

31 de julho de 1980 - Nasce Harry Potter.

1981 - Voldemort é derrotado e precisa fugir com o pouco que restou de si depois de tentar matar Harry Potter.

1991 - Harry Potter chega à Hogwarts - Eventos de Harry Potter E A Pedra Filosofal.

1992 - Segundo ano de Harry Potter - Eventos de Harry Potter E A Câmara Secreta.

1993 - Terceiro ano de Harry Potter - Eventos de Harry Potter E O Prisioneiro De Azkaban

1994 - Quarto ano de Harry Potter - Eventos de Harry Potter E O Cálice De Fogo.

1995 - Quinto ano de Harry Potter - Eventos de Harry Potter E A Ordem Da Fênix.

1996 - Sexto ano de Harry Potter - Eventos de Harry Potter E O Enigma Do Príncipe.

1997- Sétimo ano de Harry Potter - Eventos de Harry Potter E As Relíquias Da Morte - Parte I.

1998 - Derrota de Voldemort - Eventos de Harry Potter E As Relíquias Da Morte - Parte II

1998 - 2017 - Anos de paz.

2017 - Alvo Potter chega a Hogwarts - Eventos do livro Harry Potter e a Criança Amaldiçoada.

2017 a 2021 - Eventos de Harry Potter e a Criança Amaldiçoada.

 

Veja também: 

Galeria: todos os filmes da saga Harry Potter ranqueados

Harry Potter: relembre momentos marcantes da saga

Entenda a ligação de Animais Fantásticos e Harry Potter

Relembre os personagens de Harry Potter

Veja como Daniel Radcliffe se saiu fora de Harry Potter


Deixe seu comentário
comments powered by Disqus