Cronologia: Entenda a linha do tempo de Invocação do Mal

Saiba a ordem certa para ver a franquia de terror criada por James Wan

07/09/2020 17h00 (Atualizado em 27/10/2020 11h42)

Por Thamires Viana

Foi em 2013 que James Wan trouxe para as telonas Invocação Do Mal, longa de sucesso que somou mais de US$ 319 milhões nas bilheterias mundiais. A alta arrecadação para um filme do gênero levou o diretor a expandir esse universo do terror e criar sequências envolvendo as histórias reais do casal de demonologistas Ed e Lorraine Warren.

Se você é um aficcionado pela franquia já deve ter se perguntado qual a ordem certa para assistir os filmes, já que algumas tramas apresentam personagens e fatos ocorridos antes do longa que iniciou essa linha do tempo, não é? Então prepare o coração e a pipoca e confira abaixo a cronologia completa do universo de Invocação Do Mal

Cronologia

1 - A Freira - 1952

Cena de A Freira


Tudo começa com A Freira, o quinto filme da franquia. Estrelado por Taissa Farmiga e Demián Bichiré, o longa é ambientado em 1952 e acompanha a investigação do misterioso suicídio de uma freira em um convento na Romênia. Na trama, Irmã Irene (Taissa) e Padre Burke (Demián) são enviados pelo Vaticano para investigarem o caso e descobrem a presença de Valak, demônio que apavora EdLorraine Warren (Patrick Wilson e Vera Farmiga) em Invocação Do Mal 2.

Ligação 

Na cena que encerra A Freira a trama dá um salto para o ano 1971, onde vemos que o personagem Frenchie (Jonas Bloquet) é Maurice Theriault, homem exorcizado pelo casal Warren em Invocação Do Mal

2 - Annabelle: A Criação Do Mal - 1959 

Cena de Annabelle 2: Criação do Mal


Para seguir a ordem, assista Annabelle: A Criação Do Mal, o segundo filme com foco na boneca. É nele que vemos a criação de Annabelle e como ela se tornou um objeto amaldiçoado. Na trama, anos depois da morte trágica de sua filha, um fabricante de bonecas e sua esposa fazem um pacto com o diabo para abrigar a alma da menina em sua boneca preferida. No entanto, eles descobrem que isso deu errado quando abrigam uma freira e um grupo de orfãs em sua casa após o fechamento de um orfanato local. Essa é a primeira vez que a criatura toma posse de Annabelle e passa a amedontrar os moradores da casa.

Ligação

A segunda cena pós-créditos do filme é um teaser de A Freira, que mostra a origem do demônio Valak.

3 - Annabelle - 1967

Cena de Annabelle


O primeiro filme de Annabelle é o terceiro na ordem cronológica do universo de Wan. Nesse prequel conhecemos o casal Mia e John, interpretados por Annabelle Wallis e Ward Horton. Enquanto esperam o nascimento do primeiro filho, John presenteia a esposa com a boneca. Porém, a casa é invadida por membros de uma seita satânica e uma mulher chamada Janice comete suicídio abraçada ao brinquedo, levando o espírito maligno a possuí-la.

Ligação

Descobrimos que Janice, integrante da seita malígna que comete suicídio, é a mesma criança que foi possuída em Annabelle: A Criação Do Mal. Na trama do segundo filme, após ser possuída pelo demônio, ela desaparece no final do filme. Anos mais tarde, sabemos que ela foi adotada pelo casal vizinho de Mia e John, e que morre com a boneca nos braços.

4 - Annabelle 3 - De Volta Para Casa - 1969

Cena de Annabelle 3: De Volta Para Casa


O terceiro filme focado na história de Annabelle é o próximo na ordem. Na trama, finalmente sabemos como a boneca foi parar nas mãos do casal Warren e passou a fazer parte da sala de artefatos. Nem mesmo protegida por um vidro sagrado e com a benção de um padre, Annabelle deixa de criar caos e desperta os espíritos malignos na sala, que voltam suas atenções a um novo alvo: Judy, a filha de 10 anos dos Warren.

Ligação

O longa se liga exatamente ao início de Invocação Do Mal, quando o casal vai até à casa de Debbie, uma enfermeira que os chama para recolher a boneca. No final de Annabelle, a boneca desaparece e anos mais tarde é encontrada em uma loja de brinquedos. É lá que a mãe de Debbie compra Annabelle para presentear a filha.

5 - Invocação Do Mal - 1971

Cena de Invocação do Mal


Finalmente chegamos ao ponto de partida do criador da saga. No longa, Ed e Lorraine Warren visitam a casa da família Perron para investigar fatos estranhos no local. Os moradores sofrem com sustos e misteriosas manchas no corpo, sinais de uma presença maligna na casa. A trama revela que a entidade é uma bruxa chamada Batsheba, que matou seu próprio filho, ofereceu a alma ao Diabo e se enforcou sobre uma árvore da propriedade onde atualmente moram os Perron.

Ligação

O filme apresenta diversas referências dos que viriam a seguir. Além de Annabelle fazer sua primeira aparição, o filme traz o exorcismo de Maurice Theriault, o Frenchie de A Freira

6 - A Maldição Da Chorona - 1973

Cena de A Maldição da Chorona


Um dos derivados desse macabro universo foi lançado em 2019 e conta a história de Anna (Linda Cardellini) uma assistente social que cria sozinha os seus dois filhos. Depois que fica viúva, ela começa a notar semelhanças entre um caso que investiga e a entidade sobrenatural La Llorona. A lenda conta que La Llorona afogou os dois filhos e, agora, chora eternamente capturando outras crianças para substitui-los. 

Ligação

Ainda que não tenha ligação tão direta com os outros filmes, A Maldição Da Chorona traz o Padre Perez - o mesmo de Annabelle - para ajudar Anna nos fatos sobrenaturais que acontecem. No decorrer do diálogo, ele revela que não acreditava em possessões e magia até ter um "problema com uma boneca". 

7 - Invocação Do Mal 2 - 1977

Cena de Invocação do Mal 2


A sequência - por enquanto - se encerra com o segundo longa focado em Lorraine e Ed Warren. No final dos anos 70, o casal embarca para Londres, Inglaterra, para ajudar uma família atormentada por uma manifestação poltergeist, focando em uma das filhas. O filme também aborda Lorraine enfrentando seus próprios demônios, o que a faz questionar seu trabalho e seu pouco tempo com Judy, a filha do casal.

Ligação

Invocação Do Mal 2 traz Lorraine enfrentando Valak - espírito malígno de A Freira - pela primeira vez. A entidade aparece em um quadro pintado por Ed e depois persegue a personagem de Vera Farmiga em um porão assombrado. É nele que também vemos a aparição de O Homem Torto, personagem baseado em uma numa cantiga popular britânica, que já tem um filme derivado previsto para chegar aos cinemas. 

O que esperar de Invocação do Mal 3?

O oitavo filme do universo criado por James Wan estreia em 04 de junho de 2021, mas o que já sabemos é que ele se passará na década de 80, ou seja, se encontrará após os eventos de Invocação Do Mal 2.

A trama abordará a história de Bill Ramsey, que depois de uma vida inteira de eventos bizarros, incluindo ataques de raiva, momentos inexplicáveis e relatos de se transformar em um lobisomem e agredir as pessoas, foi visitado pelo casal Ed e Lorraine Warren. Eles convenceram o homem a passar por um exorcismo, acreditando ele estava possuído por um demônio. Após um intenso ritual com os especialistas, Ramsey relatou no início dos anos 90 que não houve mais incidentes e que tem estado quieto desde então.

Ordem de lançamento dos filmes

Invocação Do Mal (2013)
Annabelle (2014)
Invocação Do Mal 2 (2016)
Annabelle: A Criação Do Mal (2017)
A Freira (2018)
A Maldição Da Chorona (2019)
Annabelle 3 - De Volta Para Casa (2019)

Próximos

Invocação do Mal 3 (2021)
O Homem Torto (ainda sem data)
A Freira 2 (ainda sem data)

Veja também: 

Visitamos o museu de Invocação do Mal e Annabelle

Bastidores da franquia Invocação do Mal são revelados em documentário; assista


Deixe seu comentário
comments powered by Disqus