Entre Facas e Segredos é o live-action que Scooby-Doo merecia

Longa homenageia Agatha Christie e é divertido como a animação clássica

17/06/2020 14h20 (Atualizado em 12/08/2020 19h28)

Por Daniel Reininger

O escritor e diretor Rian Johnson (Star Wars: Os Últimos Jedi homenageia a mente misteriosa de Agatha Christie no filme Entre Facas E Segredos, uma história atual e divertida sobre crime e mistério onde todos são suspeitos. O longa recebeu muitos elogios no Festival de Toronto, foi indicado ao Oscar de roteiro original e chegou à Amazon Prime Video como uma das grandes estreias do ano. O mais divertido, é que o longa não é só uma homenagem aos livros da escritora renomada, é também o filme que Scooby-Doo merecia já ter ganhado.

Afinal, quem não ama um bom mistério, com reviravoltas e absurdos?

O longa diverte demais com a trama do assassinato do renomado romancista Harlan Thrombey (Christopher Plummer), encontrado morto logo após sua comemoração de 85 anos. O inquisitivo e charmoso detetive Benoit Blanc ( Daniel Craig) é recrutado para investigar tanto a família disfuncional de Harlan quanto a sua equipe dedicada. Ele examina uma rede de mentiras para descobrir quem está por trás da morte prematura do famoso escritor. É uma história de mistério espirituosa capaz de manter o público entretido, tentando descobrir quem matou Harlan Thrombey, com direito a risadas, reviravoltas e revelações mirabolantes no ato final.

É uma clara homenageia a Agatha Christie, famosa pelo Assassinato No Expresso Oriente, mas também é divertido e leve e não se leva a sério, exatamente como a animação clássica Scooby-doo. Na verdade, para ser considerada uma adaptação do desenho só faltou mesmo os personagens clássicos da animação investigando o crime.

Por sinal, o longa está repleto de estrelas, incluindo Chris Evans, Ana De Armas, Jamie Lee Curtis, Don Johnson, Michael Shannon, Toni Collette, LaKeith Stanfield, Katherine Langford e Jaeden Martell e isso ajuda a deixar o longa ainda mais carismático, principalmente porque cada membro do elenco tem chance de brilhar em seu próprio interrogatório. Cada um com seu próprio elemento cômico, enquanto Blanc e a dupla de detetives tenta descborir os segredos e mentiras da família e o roteiro se diverte às custas dos personagens. Mesmo todos sendo apresentados pela primeira vez no longa, é fácil gostar ou desgostar deles logo de cara.

Comparação com Scooby-Doo

A brincadeira dessa comparação do longa com o desenho está exatamente no lado cômido e absurdo do roteiro escrito por Rian Johnson. A trama central despista o público de forma consciente e confunde o espectador em várias ocasiões, o que não é tarefa fácil em um gênero tão explorado. É algo proposital, exatamente para a revelação final, por mais absurda que seja, fazer sentido e realmente surpreender. Mesmo que você desconfie de alguém, você nunca consegue ter certeza absoluta de quem fez o que nesse tipo de narrativa.

Entretanto, o que realmente diferencia Entre Facas E Segredos dos outros longas do estilo é seu humor único. O longa não se leva a sério nenhum minuto e isso é simplesmente magnífico. 

São exatamente esses dois pontos que marcam os melhores episódios de Scooby-Doo, um dos melhores desenhos animados da história, diga-se de passagem. Entendeu a comparação? 

Para quem não lembra, Scooby-Doo é o segundo desenho americano com maior número de temporadas de todos os tempos, perdendo apenas para Os Simpsons, com 30 temporadas e mais de 580 episódios. Na trama, os jovens detetives Fred, Velma, Daphne e Salsicha e seu Dogue Alemão falante chamado Scooby-Doo viajam numa van chamada Máquina Mistério a fim de investigar casos misteriosos.

Os personagens já ganharam dois filmes razoáveis, mas nenhum capturou a essência do desenho. O novo longa animado, Scooby! - O Filme, promete chegar mais próximo do clima do clássico da TV.

Confira a crítica completa de Entre Facas e Segredos na ficha do filme  

O longa está disponível na Amazon Prime Video, veja o trailer:


Deixe seu comentário
comments powered by Disqus