Ryan Murphy: séries imperdíveis criadas por ele que você precisa ver

Confira atrações criadas pelo americano que você não pode perder

09/11/2020 12h00 (Atualizado em 06/11/2020 18h18)

Por Thamires Viana

Ryan Murphy, diretor que completa 55 anos nesta segunda-feira (09), se tornou um dos nomes mais populares da atualidade por estar por trás da criação de muitas séries de sucesso. Adotando temáticas (quase) sempre sombrias e destacando personagens LGBTQIA+, o produtor e escritor americano ganhou uma legião de fãs que nunca perdem sequer um episódio de suas atrações.

As abordagens de Murphy no terror ganharam fama com a estreia de American Horror Story, série criada por ele em parceria com Brad Falchuk que chegou às telas em 2011. Com personagens cativantes e histórias muitas vezes baseadas em acontecimentos reais, AHS se tornou um verdadeiro sucesso de público e atualmente estreou a nona temporada. Pelas temporadas passaram nomes como Kathy Bates, Angela Basset, Taissa Farmiga, Lady Gaga e Sarah Paulson, uma das grandes musas de Murphy.

E por falar em Paulson, que estrela quase todas as atrações do americano, Ratched, recente criação de Murphy e Evan Romansky, chegou à Netflix nas últimas semanas e causou um buzz na internet. A trama é um prelúdio do clássico filme Um Estranho No Ninho e acompanha a origem da personagem Mildred Ratched, maldosa enfermeira do hospital psiquiátrico que é cenário do longa. 

Outras produções de Murphy se destacam pela representatividade à comunidade LGBTQIA+, como é o caso de Pose, série lançada em 2018 que conta com o maior elenco de atores transgêneros da história e aborda temas como relacionamentos, preconceito, família, saúde e politização da causa. 

Para te deixar por dentro da carreira de Murphy, listamos outras séries criadas e produzidas por ele que são imperdíveis!

Conheça as séries de Ryan Murphy

Pose 

Cena de Pose

A atração fez o maior sucesso desde a estreia da primeira temporada em 2018, tendo lançado a segunda um ano depois. A trama vai muito além do glamour, das roupas extravagantes e do famoso carão! Um de seus maiores diferenciais é ter o maior elenco de atores transgêneros da história, algo nunca visto antes na TV. Ela usa o pano de fundo dos nostálgicos anos 80 e 90 para abordar temas relevantes da causa LGBTQIA+, enquanto circula pelos brilhantes bailes nova-iorquinos.

Hollywood

Cena da série Hollywood

Ambientando sua história no final dos anos 40, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, Murphy aponta os erros e acertos da Era de Ouro do Cinema Americano e faz isso com maestria! Abordando acontecimentos reais e fictícios, ele nos leva para acompanhar um grupo de aspirantes a atores que buscam o sucesso e o reconhecimento na indústria cinematográfica. Expondo a crueldade do racismo e do machismo recorrentes à época, a trama funciona quase como um "conserto" às atitudes que inviabilizaram profissionais negros, membros da comunidade LGBTQIA+ e mulheres.

American Horror Story

Cena de American Horror Story


Um dos maiores sucessos de sua carreira foi lançado em 2011 e está na ativa até hoje, tendo chegado à nona temporada e já com uma décima planejada para 2021. A cada ano, a atração aborda uma história americana de terror e apavora o público com cenas bem intensas de horror! Temas como tratamentos psiquiátricos macabros, casa mal assombrada, circo dos horrores, hotel mal-assombrado e apocalipse já integraram as temporadas. A próxima temporada ainda não tem trama definida, mas a novidade é a entrada de Macaulay Culkin no elenco. Vamos aguardar!

American Crime Story

Cena de American Crime Story


Seguindo os moldes de American Horror Story, mas focando em crimes reais que chocaram os Estados Unidos por envolver celebridades, American Crime Story tem um clima bem tenso em suas histórias. A primeira temporada segue o crime de O.J. Simpson, ator e ex-jogador de futebol americano, que acusado pelo assassinato de Nicole Brown, sua ex-esposa. Atores como Cuba Goolding Jr., John Travolta e David Schwimmer interpretam personagens que são peças chaves envolvidas no assassinato. 

Já a segunda temporada é focada no assassinato de Gianni Versace, estilista americano que fundou uma das maiores marcas de luxo da história. Ele foi morto por Andrew Cunanan, um jovem obcecado que disparou um tiro contra ele na porta de sua residência em Miami. A trama segue os acontecimentos que culminaram no crime, além de abordar o início da carreira de Gianni. O elenco traz nomes como Édgar Ramírez, Darren Criss, Ricky Martin e Penélope Cruz.

Feud

Cena da série Feud


Mesmo que não seja lá muito conhecida pelo público, a minissérie lançada em 2017 traz no elenco Susan Sarandon e Jessica Lange para reviverem a já conhecida disputa cravada entre as atrizes Bette Davis e Joan Crawford nos bastidores do filme O Que Teria Acontecido a Baby Jane? de 1962. Com humor ácido e mistérios envolvidos, a minissérie revisita os anos 60 para mostrar ao público de onde veio essa hilária rivalidade. 

Assim como Paulson, Jessica Lange também é um nome recorrente nas atrações de Murphy, tendo se tornado outra grande musa do escritor americano. Seus personagens sempre ganham destaque pela forma elegante com a qual são intepretados por ela. Além de Feud, ela está no elenco de The Politician e de seis temporadas de American Horror Story.

Glee

Cena da série Glee


Glee, série teen lançada em 2009, foi um fenômeno já em sua primeira temporada e colocou Murphy no radar do público. A atração ganhou o mundo ao contar com um enredo focado em jovens com personalidades opostas que se reuniam para cantar. Alegre e espontânea, a série produzida por Murphy, Brad Falchuk e Ian Brennan arrastou uma multidão de fãs ganhando playlists especiais e até um filme lançado em 2011. 

Apesar disso, a produção de Glee contou com algumas histórias trágicas envolvendo seus atores principais. Em 2013, o ator Cory Monteith, o Finn Hudson, foi encontrado morto em um hotel no Canadá após sofrer uma overdose. Já em 2018, Mark Salling, o Noah Puck, também foi encontrado morto próximo a um lago em Los Angeles após ser acusado de pedofilia. Recentemente, em julho deste ano, a atriz Naya Rivera, que interpretou Santana Lopez, morreu após se afogar em um lago na Califórnia.

Scream Queens

Cena da série Scream Queens


O mesmo trio responsável por Glee criou uma das séries mais divertidas de 2018. Seguindo o padrão americano de abordar histórias de crimes envolvendo adolescentes, a atração estrelada por Emma Roberts traz um grupo de garotas populares, um serial killer, uma fraternidade de faculdade, um hospital... tudo isso envolto em looks maravilhosos, problemas com garotos e, claro, algumas inimizades. 

The Politician

Cena da série The Politician


A série foi lançada em 2019 e conta com muito humor ao acompanhar os bastidores de uma eleição acadêmica na qual Payton, um jovem estudante de uma comunidade rica de Santa Barbara, se elege. Seu maior sonho é chegar ao cargo de presidente dos Estados Unidos e ele não poupa esforços para conseguir alcançar esse objetivo. Afiada em seus diálogos, The Politician também traz crítica à elite americana, representatividade e uma fotografia de encher os olhos!

Veja também:

Pose: Cinco temas que tornam a série mais atual do que nunca

Cinco motivos para assistir The Politician, da Netflix

Relembre American Horror Story e conheça a nova temporada

Ratched: Ryan Murphy reúne nostalgia e terror em nova série


Deixe seu comentário
comments powered by Disqus