15 coisas que você não sabia sobre Coringa
30/09/2019
1
Coringa é um dos vilões mais famosos da cultura pop. Foi criado por Jerry Robinson, Bill Finger e Bob Kane e apareceu pela primeira vez numa edição do Batman de Abril de 1940. Em seus 79 anos, o personagem deixou sua marca. Confira coisas que você não imaginava sobre o personagem antes de assistir ao filme com Joaquin Phoenix :
2
O visual do Coringa foi inspirado em um personagem do livro O Homem que Ri, do autor Vitor Hugo, chamado Gwynplaine. Os conceitos básicos seguem á versão para o cinema vivido por Conrad Veidt, no filme The Man Who Laughs, lançado em 1928.
3
Arlequina, ajudante do vilão, não nasceu nos quadrinhos, mas sim na série Batman: A Série Animada. Nos quadrinhos, estreou posteriormente na história Batman: Mad Love.
4
A aparição de Coringa na revista do Batman aconteceria apenas uma vez, mas graças a intervenção da DC Comics, os criadores puderam manter o personagem vivo e, aos poucos, criar um ícone pop.
5
A disputa pelos créditos do vilão demorou anos para ser resolvida. Bob Kane e Jerry Robinson não concordavam em ceder os direitos de Coringa a Bill Finger, mesmo reconhecendo sua relevância nos roteiros da primeira história em que o Coringa apareceu nos quadrinhos. Eventualmente, os três passaram a ser creditados como criadores.
6
Inicialmente, o Coringa foi apresentado como um psicopata de humor sádico, mas nos anos 50 as coisas mudaram e o vilão foi retratado como um ladrão brincalhão e pateta, retornando às suas origens maníacas somente nos anos 70.
7
Jason Todd se tornou ajudante do Batman nos anos 80, mas, após problemas, uma pesquisa realizada entre os fãs mostrou que a maioria queria que o personagem morresse pelas mãos do Coringa. Foi o que aconteceu!
8
Publicado nos Estados Unidos em 1988 e escrita por Alan Moore e arte de Brian Bolland , A Piada Mortal é uma das mais relevantes histórias do Coringa e aborda a origem do personagem.É uma história pesada e uma das melhores histórias da DC Comics.
9
Na série de TV do Batman dos anos 60, Cesar Romero tinha um vasto bigode e se recusava a tirá-lo para interpretar Coringa. Então, a produção carregava na maquiagem, mas ainda é possível ver o bigode do ator.
10
Heath Ledger é considerado por muitos a melhor versão para TV ou Cinema do vilão e ele até ganhou um Oscar póstumo de melhor ator coadjuvante, pelo papel de Coringa .
11
Esse é o primeiro papel de Joaquin Phoenix em um filme baseado em quadrinhos. Anteriormente, ele recusou ser Doutor Estranho e substituir Edward Norton como o Hulk em Os Vingadores (2012). Ele não queria assinar acordos de múltiplos filmes, como a A Marvel Studios exige.
12
Joaquin Phoenix perdeu muito peso para seu papel como o Coringa. Além disso, ele ficava extremamente concentrado no set e, várias vezes, ele simplesmente sentia o peso da cena e largava a filmagem no meio e se isolava. Ele ainda paerfeiçoou a risada do palhaço analisando pacientes com Síndrome do Riso ou do Choro, doenças reais.
13
As inspirações para o filme do Coringa são: A Piada Mortal , HQ de Alan Moore, e os filmes Taxi Driver , Touro Indomável e O Rei Da Comédia - todos mostram o caminho para a insanidade
14
Coringa é o primeiro filme da DC Comics a ser classificado como "para adultos" nos EUA desde Watchmen - O Filme (2009), lançado dez anos antes.
15
O orçamento final de Coringa foi de US$ 55 milhões, considerado um valor baixo pelo The Hollywood Reporter, em comparçaão com o orçamento de outros filmes baseados em quadrinhos.
16
O filme Coringa fez sua estreia no Festival de Veneza, onde foi aplaudido por oito minutos. Além disso, o filme ganhou o prêmio máximo do evento. Assim, tornou-se o primeiro filme de um grande estúdio a ganhar o Leão de Ouro e o primeiro filme de quadrinhos a ser exibido em um grande festival de cinema.