Essas 6 séries nórdicas da Netflix são imperdíveis!
Cenários exóticos, crítica social, claustrofobia, idiomas incompreensíveis, clima tenso, muito suspense e roupa de frio são apenas alguns dos elementos constantes nas séries nórdicas e escandinavas que estão bombando na Netflix.
Veja a seguir 6 produções para você aproveitar que estamos chegando no inverno e maratonar por streaming!
Borgen (dinamarquesa)
Borgen retrata o cenário poítico da Dinamarca sem esconder os jogos por poder e esquemas que acontecem por baixo dos panos. Birgitte Byborg é a primeira mulher a assumir o cargo de primeira ministra do país. Dá para imaginar o tipo de desafio que ela enfrenta em meio a um cenário tão complexto, não é verdade?
Sem dúvida, essa produção tem tudo o que você pode esperar de uma boa série escandinava: diálogos marcantes, belos cenários, reviravoltas e muito mais.
Trapped (islandesa)
Embora tenha sido lançada em 2016, foi apenas em 2019 que Trapped chegou ao catálogo da Netflix no Brasil, mas rapidamente se tornou uma das séries mais populares por aqui.
A trama é muito eficiente ao mostrar o quanto o inverno na Islândia pode ser cruel, isolando a pequena ilha do resto do mundo. O espectador chega a sentir uma certa claustrofobia e a levantar questionamentos existenciais, ao se deparar com a imensidão branca que cerca a região.
Toda a tranquiliadade de Seyðisfjörður (cidadezinha da costa leste do país com nome impronunciável) começa a ser abalada quando um pescador encontra um torso humano com sinais de desembramento e facadas preso à sua rede.
DeadWind (finlandesa)
DeadWind é o tipo de série para separar o final de semana e maratonar de uma vez. Repleta de suspense e mistérios, a narrativa mostra a história de Sofia Karppi, investigadora que ficou viúva recentemente e, logo após retornar ao trabalho, se depara com um complexo caso de assassinato ligado a uma importante empreiteira da cidade.
O Assassinato de Valhalla (islandesa)
O Assassinato de Valhalla, sem dúvida, é uma das melhores séries para quem curte o estilo das produções nórdicas. O enredo mostra Arnar, um policial que acaba de retornar da Noruega para ajudar uma colega de trabalho (Kata) na investigação de um caso de um possível serial killer que está causando alvoroço na Islândia.
No começo, os crimes não parecem ter ligação, mas em pouco tempo os investigadores começam a perceber conexões entre os assassinatos e uma antigo orfanato em Valhalla.
Borderliner (norueguesa)
Se você faz parte do grupo de fãs de Dark que ficaram "orfãos" quando a série alemã chegou ao fim, Borderliner é uma ótima recomendação. A direção de arte deste drama policial traz uma atmosfera extremamente tensa e uma identidade visual com um toque noir para reforçar todo o clima de mistério.
Nikolai Andreassen é um investigador criminal que suspeita de um caso dado como suicídio, acreditando que trata-se, na verdade, um de um homicídio. Em pouco tempo toda uma ação policial começa a ser mobilizada pela cidade em busca do possível assassino.
Bordertown (finlandesa)
Para finalizar a lista, uma ótima série nórdica de investigação criminal é Bordertown. Lançada em 2016, a produção é considerada, até hoje, um dos grandes sucessos da Netflix.
Um dos mais competentes investigadores da Finlândia, Kari Sorjonen, se muda com a sua esposa para uma cidade menor, após ela quase não ter sobrevivido a uma dura batalha contra o câncer.
Contudo, a tentativa de viver uma nova vida em paz é arruinada quando Sorjonen se envolve em um caso de assasinatos em série.