Alfred Hitchcock
Curiosidades de clássicos do mestre do suspense<br />
23/04/2012
Curiosidades de clássicos do mestre do suspense
1
Psicose - Não há como falar do mestre do suspense sem mencionar este filme. Baseado em romance de Robert Bloch e com trilha sonora de Bernard Herrmann, Psicose foi o último do diretor rodado em preto-e-branco. Na época em que foi exibido nos cinemas, Hitchcock veiculou um vídeo em que avisava ao público que era terminantemente proibido entrar na sala, após o início do longa. Infelizmente, este clássico recebeu três continuações duvidosas - Psicose 2 , Psicose 3 e Psicose 4 - A Revelação - e uma refilmagem de Gus Van Sant.
2
Os Pássaros - Adaptação do conto de Daphne du Marier, o longa foi indicado ao Oscar de Efeitos Visuais e feito praticamente sem nenhuma trilha sonora. O som predominante era o do bater de asas dos pássaros. Para azar do cinema, este clássico também ganhou uma sequência em 1994.
3
Intriga Internacional - Inspiração para filmes do agente secreto James Bond , este longa indicado a três Oscars (Direção de Arte, Montagem e Roteiro Original) teve a cena do avião (atualizada para um helicóptero) copiada em Moscou Contra 007 , com Sean Connery.
4
Rebecca - A Mulher Inesquecível - Único filme de Hitchcock a ganhar um Oscar de Melhor Filme. Para o papel de Sra. de Winter, foram feitos testes com 20 atrizes, entre elas Vivien Leigh ( ...E o Vento Levou ), Anne Baxter ( A Malvada ) e a então estreante Joan Fontaine , que ficou com o papel.
5
O Terceiro Tiro - O próprio diretor, produtor e roteirista chegou a ressaltar em uma de suas entrevistas que este era seu melhor filme, apesar de saber que a cena mais famosa de sua carreira tenha sido a do chuveiro, de Psicose . Primeiro filme de Shirley MacLaine ( Laços de Ternura ).
6
Janela Indiscreta - A história do fotógrafo Jeffrie é considerada por muitos a obra-prima de Hitchcock . Na época, o set onde o filme foi rodado era o maior até então construído pela Paramount, que reproduziu um quarteirão inteiro de Nova York.
7
Disque M Para Matar - Filme com Grace Kelly , rodado originalmente em 3D (sim, em terceira dimensão!!!), ganhou duas refilmagens, uma para TV e outra sob o nome de Um Crime Perfeito , com Michael Douglas , Gwyneth Paltrow e Viggo Mortensen .
8
Um Corpo Que Cai - Considerado um dos 100 Melhores Filmes pelo American Film Institute, este longa recebeu duas indicações ao Oscar . Vera Miles , uma das atrizes preferidas de Hitchcock , estrelaria o filme, mas acabou engravidando e o papel ficou para Kim Novak.
9
O Homem que Sabia Demais - Primeiro filme do húngaro Peter Lorre que mal fala inglês na época, para surpresa de Hitchcock . As falas dele foram aprendidas foneticamente para o longa.
10
Festim Diabólico - Primeiro filme em cores de Hitchcock , ambientado em um único cenário, como se fosse uma peça teatral, no qual ele chegou a fazer tomadas ininterruptas de dez minutos.
11
Em 29 de abril de 1980, o cinema perdia o mestre do suspense Alfred Hitchcock . O estudante de Engenharia que virou diretor de cinema nunca recebeu um Oscar de Direção por suas obras-primas. Era um contador de histórias e a essência de seu trabalho a "soma de pedaços de um filme capaz de provocar o medo", costumava dizer. Em 1968, a Academia de Hollywood lhe deu o já esperado Irving Thalberg Memorial Award por sua carreira. Hitchcock agradeceu de maneira seca, com apenas duas palavras: "Thank You". Virou-se e continuou andando, como nas breves aparições que fez em seus filmes.