Bandas Fictícias
As bandas formadas especialmente em função da arte cinematográfica
13/07/2012
As bandas formadas especialmente em função da arte cinematográfica
1
Em High School Band , Will Burton (Gaelen Cornell) é um adolescente que se muda para Nova Jersey, onde conhece a tímida e introvertida Sam (Vanessa Hudgens, de High School Musica l - daí o nome brasileiro do filme) e a descolada e popular Charoltte Banks (Alyson Michalka), talentosa ex-namorada do vocalista da banda mais quente da escola. Quando Will revela seu conhecimento enciclopédico de música, ele é convidado a gerenciar a nova banda de rock de Charlotte e ajudá-los a vencer a maior batalha de bandas da cidade: o Bandslam. A banda formada no filme pode ser de personagens no High School , mas, na vida real, somente o ator Charlie Saxton ainda cursava o High School .
2
O roteiro de Rock Star (2001) foi inspirado na vida de Tim "Ripper" Owens, vocalista de uma banda cover do Judas Priest escolhido para substituir Rob Halford quando ele abandonou o grupo. Aqui, a banda é o Steel Dragon e o homem que vive esse sonho é interpretado por Mark Wahlberg. A maioria dos atores que atua como membros do Steel Dragon é de músicos na vida real: Jason Bonham, o baterista, é flho de ninguem menos do que John Bonham, baterista do Led Zeppelin, e também formou sua própria banda, Airrace, além de ter tocado com os lembros do Led. Jeff Pilson, que vive o baixista da Steel, tocou baixo na banda de heavy metal Dokken; Zakk Wylde, o guitarrista, tocou com o Ozzy Osbourne e na sua própria banda, a Black Label Society. A maioria das músicas de Rock Star é tocada pelos próprios atores.
3
Se a história do Judas Priest serviu de inspiração para Rock Star , Velvet Goldmine (1998) bebe diretamente da fonte do glam rock setentista, mais especificamente quando o assunto é David Bowie e sua fase Ziggy Stardust. Coube a Jonathan Rhys Meyers – em seu primeiro papel de destaque no cinema – encarnar o roqueiro Brian Slade. Por outro lado, Ewan McGregor vive Curt Wild, personagem inspirado por Iggy Pop. Christian Bale é um jornalista que, fascinado pelas bandas glam , transita por esse ambiente.
No filme dirigido por Todd Haynes, Slade assume uma outra persona , Maxwell Demon (nome de uma banda na qual Brian Eno tocou), e sua banda, a Venus In Furs (música do Velvet Underground); Eno e Velvet Underground estão na trilha sonora do longa. As músicas, em sua maioria, são cantadas por Meyers; outras, foram dubladas por ninguém menos do que Thom Yorke, do Radiohead. Originalmente, a trilha teria músicas de David Bowie, mas, quando ele soube que o roteiro era baseado em livros biográficos escritos sobre ele sem autorização, negou ceder os direitos.
4
Em O Roqueiro (2008), Rainn Wilson é Robert "Fish" Fishman, o baterista da banda de heavy metal farofa dos anos dos anos 80 chamada Vesuvius. Mas ele é expulso do grupo pouco antes dela virar um sucesso completo. Vinte anos depois, ele é um perfeito loser , até que encontra uma esperança na banda colegial de seu sobrinho, a A.D.D., que está a procura de um novo baterista. Eles relutantemente fazem dele o novo membro da banda, dando uma chance a Robert de tomar de volta o trono de Deus do rock que ele sempre achou que merecia. Levemente baseado no que ocorreu com Pete Best, que era baterista dos Beatles antes de Ringo entrar na história e mudar tudo. Best, aliás, aparece rapidamente no filme, lendo uma edição fictícia da Rolling Stone com o Vesuvius na capa.
5
No baile de inverno promovido por Hogwarts em Harry Potter e o Cálice de Fogo (2005), a banda que anima a festa passa despercebida. A não ser que você seja fã de música. Isso porque As Esquisitonas, ou The Weird Sisters – na versão original – é formada por um verdadeiro dream team do indie rock : Jarvis Cocker e Steve Mackey, vocalista e guitarrista do Pulp; Jonny Greenwood, do Radiohead; Jason Buckle do All Seeing I e Steve Claydon nos teclados, do Add N to (X).
6
Em Os Cabeças-de-Vento (1994), Brendan Fraser é Chazz, que forma a banda de rock Os Cavaleiros Solitários com Rex (Steve Buscemi) e Pip (Adam Sandler). Mas, como tantas outras, eles não conseguem ser ouvidos por executivos das gravadoras e, assim, ter a chance de serem lançados. Então, eles decidem invadir uma rádio local e obrigar o pessoal a tocar suas fitas. Só que os "reféns" não percebem que as armas são de brinquedo, armam a maior confusão e a banda recebe mais atenção do que esperava.
7
Sempre muito ligado ao cenário musical – tanto que Vida de Solteiro foi lançado em 1992, mesmo ano em que Nevermind caiu no gosto popular -, Cameron Crowe ambienta histórias ficcionais de jovens de 20 e poucos anos na efervescente Seattle neste trabalho. Perdidos, se encontram e desencontram na cidade norte-americana, entre camisas de flanela, dias chuvosos e shows de rock. A sintonia do longa com o grunge é tanta que o personagem de Matt Dillon é líder de uma banda cujo principal sucesso é Touch Me I’m Dick , quase Touch Me I’m Sick , hit real do Mudhoney, uma das principais bandas do cenário. A banda de Dillan no filme é formada por personagens interpretados por músicos do Pearl Jam. Você, jovem que não sabia que o Pearl Jam é (ou era?) grunge, não deixe de ver a comédia de Crowe e identifique Eddie Vedder bem novo.
8
Quase Famosos (2000) traz uma das mais notórias bandas ficcionais do cinema, a Stillwater. Sob a liderança de Russell Hammond (Billy Crudup), a banda é inspirada por muitas bandas de rock dos nos 60, como o Led Zeppelin. Vale lembrar que os atores que interpretam os músicos não se contentaram somente em empunhar os instrumentos: para parecerem uma banda de rock de verdade, ensaiaram quatro horas por cinco noites por semana, durante seis meses. O próprio guitarrista Peter Frampton ensinou Billy Crudup a tocar guitarra; ele também escreveu as músicas do Stillwater, ao lado de Crowe e sua esposa Nancy Wilson – ela mesma membro do Heart, banda de rock feminina dos anos 80.
9
Outra banda famosa do cinema recente é a formada pelas crianças de Escola de Rock (2003). Sob a batuta do roteiro frustrado Dewey Finn (Jack Black) – expulso de sua banda, como o personagem de O Roqueiro -, eles aprendem a fazer música a fim de competir num concurso de bandas novas. Todas as crianças tocam seus instrumentos, bem como as meninas que fazem backing vocals . Black também tocou um pouco de guitarra, mas não é responsável pelos solos.
10
Escrito, dirigido e protagonizado por Tom Hanks, The Wonders – O Sonho Não Acabou (1996) é sobre quatro rapazes que vivem o sonho da fama no rock’n roll. O The Wonders pode ser fictício, mas o grupo é claramente inspirado no Beatles.
11
Filmado como se fosse um documentário real, Isto É Spinal Tap (1984) mostra com muito humor a primeira excursão americana da banda inglesa de heavy metal Spinal Tap. A turnê serve de lançamento do disco Smell the Glove e o diretor especialista em comerciais de TV Marty DiBergi (Rob Reiner) é o responsável pelas filmagens do documentário. Durante a viagem, tudo acaba saindo errado, shows são cancelados, eles vão a lugares errados, o som das guitarras sofrem interferência e muitas outras situações muito engraçadas. O mais realista e engraçado filme feito sobre a excursão de uma banda e seus problemas.
12
Embora não seja o tema principal da comédia, vale citar a banda da personagem de Zooey Deschanel em Sim Senhor (2008), a divertida Munchausen By Proxy, nome baseado numa doença psicológica. Zooey é acompanhada pela banda real Von Iva nesta versão musical fictícia. A própria atriz também canta e tem uma banda, a excelente She & Him.
13
Os Cinco Rapazes de Liverpool (1994) pode ser baseado numa história real – sobre o quinto membro dos Beatles -, mas é necessário citar este filme nesta galeria simplesmente porque formou-se uma banda sensacional para a interpretação da trilha sonora, que não conta com músicas do grupo inglês. Nos vocais, Greg Dulli (Afghan Whigs); no baixo, Mike Mills (R.E.M.); na bateria, Dave Grohl (Nirvana/ Foo Fighters); na guitarra, Thurston Moore (Sonic Youth), além das participações do produtor e guitarrista Don Fleming (Gumball, Hole, Teenage Fanclub, Screaming Trees) e o vocalista do Soul Asylum Dave Pirner, que contribui no vocal de três músicas. Esse grupo pode não aparecer no filme, mas, representando algumas das melhores bandas alternativas dos anos 90, foi responsável por uma das melhores trilhas roqueiras de todos os tempos.
14
Em 13 de julho comemora-se o Dia Internacional do Rock . Para a data não passar em branco, separamos os filmes mais legais com bandas fictícias de rock'n'roll. Para abrir nossa galeria escolhemos o longa Rock of Ages . O filme, que estreia em agosto, é uma adaptação de um musical de sucesso da Broadway. A trilha sonora conta com bandas famosas como Journey, Def Leppard, Poison, Whitesnake, Bon Jovi e Foreigner. Na trama, Sherrie (Julianne Hough) é uma jovem que chega a Hollwood e conheça diversos músicos que estão formando a cena musical local.