Bastidores de 'Alien' foram nojentos e claustrofóbicos como você nem imagina
Alien é um dos filmes mais aterrorizantes de todos os tempos e, mesmo assim, membros de sua equipe de filmagem afirmam que trabalhar no longa foi ainda mais assustador.
A produção foi um pesadelo completo para praticamente todos os envolvidos, incluindo o diretor Ridley Scott. O set era quente e fedorento, equipamentos davam defeito e o estúdio mal conseguiu fazer o filme acontecer.
Conheça as histórias mais traumatizantes dos bastidores de Alien:
O set cheirava muito mal
Os membros da equipe reclamavam do fedor horrível no set, que cheirava a uma mistura de órgãos apodrecidos, frutos do mar e formol. Há muito sangue e tripas no filme e Ridley Scott, um tanto perfeccionista em termos de estética, não queria usar próteses, que na época eram de qualidade baixa. Por isso, o diretor recorreu ao uso de partes de animais reais para tornar tudo o mais realista possível.
Atores quase sufocaram
Scott precisou ser bastante convincente para aumentar o orçamento de US$ 4 milhões para US$ 8 milhões. Mesmo assim, vários departamentos tiveram cortes e alguns objetos eram até perigosos. Os trajes espaciais vistos no filme exigiam tanques de ar para bombear oxigênio para os atores. De má qualidade, quase deixaram os atores Tom Skerritt e Veronica Cartwright sufocarem devido ao mau funcionamento. Essas roupas ainda eram quentes e pesadas, tornando tudo ainda mais difícil para os atores.
Atores ficava presos no cenário
O cenário foi construído de forma claustrofóbica com apenas uma entrada e saída, para deixar o filme mais realista possível. O layout do Nostromo era labiríntico e os atores precisavam andar por toda a sua extensão para sair do set. Isso deixou os atores desconfortáveis e isso provavelmente influenciou suas performances.
Filhos do diretor desmaiaram
Para tornar a escala da cena da nave alienígena o mais impressionante possível, Ridley Scott usou seus próprios filhos no lugar dos atores principais. Isso fez com que tudo na cena parecesse maior, mas também foi extremamente desgastante para as crianças, que chegaram a desmaiar em uma ocasião.
Sigourney Weaver teve reação alérgica
Sigourney Weaver não gostava de ter gatos por perto, pois era alérgica a eles. Em um ponto durante as filmagens, Weaver desenvolveu uma alergia feia na pele e logo culpou os gatos. No entanto, era o spray de glicerina que a equipe usou para simular o suor que causava a reação.
Desconforto
Veronica Cartwright, Lambert, originalmente fez o teste para o papel de Ripley. O agente dela informou à atriz que ela havia conseguido o papel. Só que o estúdio já havia escalado Sigourney Weaver como Ripley e foi decidido que Cartwright ficaria com o papel de Lambert. Ninguém se preocupou em contar a Cartwright sobre a mudança até o dia de seu teste de figurino. Ela entrou no estúdio acreditando que estava interpretando Ripley e até discutiu com a equipe. Quando descobriu a verdade, precisou ser convencida por seu agente a viver Lambert.