6 brasileiros que fazem sucesso mundo afora
Muitos atores brasileiros estão ocupando cada vez mais espaço em produções internacionais de diversos gêneros, deixando de lado pequenas participações e conquistando papéis de protagonismo - muitas vezes lado a lado de grandes estrelas, consolidadas e premiadas.
Para celebrar o aniversário de 72 anos da maravilhosa atriz Sônia Braga nesta quarta-feira (08), listamos 6 atores brasileiros que são sucesso em Hollywood.
Confira:
Sônia Braga
Ícone de novelas brasileiras dos anos 1970 como Gabriela e Dancin' Days, Sônia Braga chamou a atenção do audiovisual internacional com seus papéis nos filmes Gabriela, Cravo e Canela (1983) e O Beijo da Mulher Aranha (1985), longa premiado de Hector Babenco. A partir daí, participou de séries como Law & Order, Sex and the City, CSI: Miami e Luke Cage, além de estrelar diversos filmes. Mas isso não significa que a atriz paranaense deixou de lado os projetos brasileiros. Em seu país de origem, Sônia Braga protagonizou filmes como Aquarius (2016) e Bacurau (2019), ambos dirigidos por Kleber Mendonça Filho.
Alice Braga
Sobrinha de Sônia e filha de Ana Maria Braga (a atriz, não a apresentadora), Alice tem reafirmado ao longo dos anos seu talento nato para as telas. Após Cidade de Deus (2002), a atriz atuou ao lado de Will Smith em Eu Sou a Lenda (2007) e participou de filmes como Predadores (2010) e Elysium (2013). Recentemente, interpretou uma militar na minissérie We Are Who We Are (2020), de Luca Guadagnino, além de integrar o elenco de Os Novos Mutantes e viver uma guerrilheira em Esquadrão Suicida.
Rodrigo Santoro
Com carreira solidificada no Brasil por diversas novelas e séries, além do papel de Lady Di no grandioso Carandiru (2003), de Hector Babenco, o ator e dublador carioca Rodrigo Santoro deu o passo para a carreira internacional ao fazer uma pequena participação no filme As Panteras: Detonando (2003), na mesma época da novela Mulheres Apaixonadas. Pouco a pouco, Santoro foi conquistando cada vez mais espaço em Hollywood, com papéis de destaque como o Rei Xerxes de 300 e 300 – A Ascensão do Império; Hector Escaton em Westworld, da HBO; e agora o marinheiro português Magalhães em Boundless, série do Amazon Prime Video.
Morena Baccarin
A atriz, que nasceu no Rio de Janeiro, seguiu o caminho inverso dos três primeiros atores citados. Ainda criança, mudou-se para os Estados Unidos com seus pais e construiu sua carreira por lá, tendo papéis marcantes nas séries Firefly (2002), V (2009), Homeland (2011) e Gotham (2014) - em que contracenou com seu marido Ben McKenzie. Também foi Vanessa Carlysle nos filmes do Deadpool. Em 2019, Morena Baccarin voltou às origens e, pela primeira vez, atuou em um projeto brasileiro do GNT com a Globoplay: a série Sessão de Terapia.
Wagner Moura
Assim como Rodrigo Santoro, o ator baiano Wagner Moura também já tinha uma carreira sólida no Brasil quando decidiu explorar novos horizontes - é quase impossível falar sobre Tropa de Elite sem lembrar dele na pele do Capitão Nascimento. Ao lado de Alice Braga, atuou em Elysium e, mais tarde, encarnou o narcotraficante Pablo Escobar na série Narcos (2015 - 2016), da Netflix. Dentre os projetos recentes estão também os longas-metragens Wasp Network: Rede de Espiões (2019), Marighella (2019), Sergio (2020) e a série Iluminadas (2022) do Apple TV+.
Lino Facioli
Apesar do sobrenome italiano, não se deixe enganar: Lino Facioli é natural de Ribeirão Preto, São Paulo. O ator, que é filho de uma arquiteta e um diretor de animação, mora em Londres desde os 4 anos de idade e começou a atuar em filmes e séries em 2010. No ano seguinte, aos 9 anos, conseguiu o papel do frágil Robin Arryn na aclamada série da HBO Game of Thrones. Vale destacar também que, em 2019, ele entrou para o elenco da segunda temporada de Sex Education, sucesso adolescente da Netflix.