Cenas impactantes e polêmicas que foram censuradas dos filmes
Não é sempre que a versão original de um filme chega às telonas intacta, muitas vezes por cenas pesadas ou perturbadoras demais para serem apresentadas ao público. Títulos como Titanic, Piratas do Caribe e até mesmo 007: Operação Skyfall passaram por algumas adaptações e cortes para serem exibidos nos cinemas.
Confira seis filmes que enfrentaram a mira de produtores e até mesmo do sistema de classificação de filmes para integrar o catálogo de estreias.
007 - Operação Skyfall (2012)
No longa de 2012 estrelado por Daniel Craig como o famoso agente James Bond, cenas com referências à prostituição e tortura foram cortadas para o lançamento na China. Em uma delas, o assassino Patrice (Ola Rapace) mata brutalmente um segurança chinês. Já a outra cena trazia o agente questionando uma mulher sobre sua tatuagem, indicando que ela era forçada a se prostituir na infância. Nessa última, o áudio foi mantido, mas as legendas foram alteradas no corte final para a exibição no país.
Pânico (1996)
No clássico slasher de Wes Craven, algumas cenas tiveram de ser alteradas por serem perturbadoras demais! Em 1996, a Motion Picture Association América, sistema de classificação de filmes, pediu que o diretor cortasse a cena inicial de Casey, papel de Drew Barrymore, sendo perseguida pelo assassino Ghostface, mas ele não permitiu a censura. Porém, a cena em que Steve Orth (Kevin Patrick Walls), namorado de Casey, é assassinado no jardim sofreu algumas alterações e cortes já que era brutal demais. Pânico sofreu ainda com mais alterações, incluindo a cena em que dois jovens se esfaqueiam na cozinha. “Quase todo o terceiro ato do filme teve que ser alterado”, disse o diretor anos mais tarde.
Halloween (2007)
O remake do clássico Halloween foi lançado em 2007 pelo diretor Rob Zombie, um dos mais sanguinários do gênero. Os produtores entraram em uma disputa com Zombie sobre uma cena cruel de estupro e obrigaram o cineasta a cortá-la. Na tomada, guardas de asilo levam uma paciente até à cela em que o vilão Michael Myers está preso e a agridem sexualmente na frente do mascarado. A cena foi exibida como teste, mas desagradou o público por ser desnecessária ao filme.
Titanic (1997)
Um romance lindo, emocionante e clássico, mas nem tudo foi fácil em Titanic, filme de James Cameron. A famosa cena em que Rose (Kate Winslet) fica nua para ser pintada por Jack (Leonardo DiCaprio) foi alterada com cortes na China, país onde o longa chegou com tecnologia em 3D. "Considerando os efeitos 3D vívidos, tememos que os espectadores possam estender as mãos para um toque e, assim, interromper a visualização de outras pessoas”, disse um representante de um cinema local na época sobre a cena em que o seio da personagem fica à mostra.
Piratas do Caribe: No Fim do Mundo (2007)
O filme que integra uma das franquias mais rentáveis da Disney e da carreira de Johnny Depp passou por uma alteração também para a estreia na China. O Capitão Sao Feng, personagem do ator Chow Yun-fat, foi cortado do filme exibido para o público chinês. Segundo as autoridades locais, o personagem era uma caricatura estereotipada e retratada de forma racista.
IT: A Coisa (2017)
IT: A Coisa, adaptação do romance clássico de Stephen King lançada em 2017, sofreu alteração na história antes mesmo de ir para as telonas. Isso porque no livro há uma cena de orgia entre o Clube dos Perdedores em que Beverly faz sexo com os todos os outros integrantes, para se unirem e escaparem do esgoto em que mora o palhaço Pennywise. Porém, o diretor Andy Muschietti decidiu deixar a cena de fora, claro.
(As informações são dos sites FarOut Magazine, The Hollywood Reporter e Independent.co)