Círculo de Fogo: Confira fatos sobre a franquia de robôs
19/03/2018
1
Círculo De Fogo - A Revolta dá continuidade à franquia criada por Guillermo Del Toro. A saga foi inspirada por muitos elementos da cultura pop japonesa, além de ser um marco na carreira do cineasta por trazer elementos diferentes dos outros trabalhos de sua filmografia. Confira essas e outras curiosidades sobre sobre os longas:
2
Quando Guillermo Del Toro idealizou Círculo De Fogo , seu principal objetivo era fazer um tributo aos filmes japoneses de monstros gigantes como Godzilla e Gamera.
3
Outra grande influência do diretor foi o anime Mobile Suit Gundam, lançado nos anos 1970, que também mostrava robôs sendo usados como armas de destruição.
4
Outro anime que inspirou Del Toro foi Evangelion, que assim como o longa também trazia robôs gigantes sendo pilotados por humanos.
5
No primeiro filme, Idris Elba interpretou o personagem Stacker Pentecost, mas pouca gente sabia que o papel era destinado inicialmente a Tom Cruise.
6
Os nomes "Jaeger" e "Kaiju" tem origens advindas de países diferentes. Enquanto "Kaiju" é inspirado na palavra japonesa que se refere à "besta gigante", o nome "Jaeger" vem do alemão "caçador".
7
O primeiro filme teve seu trailer censurado na Hungria por causa do nome do robô Gipsy Danger. Isso porque a palavra Gypsy em inglês significa "cigano", que é considerado um termo ofensivo no país, já que os nômades formam uma grande parcela étnica da população de lá.
8
As "vozes" dos Kaiju foram criadas usando camadas de sons e grunhidos de animais que são filtrados, acelerados e depois desacelerados usando softwares específicos. Del Toro e Scott Martin Gershin também contribuiram com suas próprias vozes.
9
Além de estrelaro segundo filme, o astro John Boyega, que vive Jake Pentecost, também atuou como produtor de Círculo De Fogo - A Revolta .
10
Círculo De Fogo foi o filme de maior orçamento da carreira de Del Toro, chegando a custar US$ 200 milhões.
11
As lutas mostradas nos filmes foram criadas usando miniaturas tanto dos personagens quanto da cidade. O set foi feito com auxílio de impressoras 3-D e depois tudo foi tratado na pós-produção para dar o tom realista.
12
Círculo De Fogo foi o primeiro longa de Del Toro e do diretor de fotografia Guillermo Navarro a ser filmado utilizando câmeras digitais.