Pai espião e pobreza estão entre as coisas que você não sabia sobre Jackie Chan
O astro das artes marciais completou 68 anos em 2022
Por Thamires Viana
07/04/2022 - Atualizado há 26 dias
Jackie Chan é um dos astros mais carismáticos e queridos de Hollywood. Com filmes cercados de muito humor e artes marciais, o ator que completou 68 anos em 2022 faz a alegria dos fãs nas telas com cenas intensas de luta carregadas de piadas que só ele sabe fazer.
Reunimos algumas curiosidades sobre a vida ator e diretor chinês para você conhecer ainda mais um maiores nomes do cinema.
Confira:
Infância difícil
O verdadeiro nome de Jackie Chan é Chan Kong-sang. Quando nasceu, no dia 07 de abril de 1954, o pequeno quase foi vendido por sua família a um médico britânico, já que seus pais, Charles Chan e Lee-Lee Chan, passavam necessidades e não tinham condições de cuidar dele. Porém, o casal desistiu da venda e a criança foi criada pela família biológica.
Pai espião
Você sabia que o pai de Jackie foi um verdadeiro espião do governo e sua mãe uma artista? Pois é. Mas foi só após a Segunda Guerra Mundial que seu pai entrou para a máfia chinesa e ganhou dinheiro para conseguir sustentar a família. A família se mudou para a Austrália quando o ator tinha apenas 7 anos de idade.
Perfeccionista
Jackie Chan é um dos atores mais perfeccionistas e detalhistas que existe na indústria do cinema. Ele gosta de deixar tudo do jeito dele e exige que todas as suas cenas sejam detalhadas e impecáveis. Por isso, ele tem o hábito de gravar diversas vezes e já até se tornou detentor de um recorde, já que fez mais de 2900 takes para apenas de dez minutos de cena.
Primeiro protagonista
Seu primeiro papel como protagonista foi no longa de 1973, As Garras do Dragão. Na produção, oito mestres de Kung-Fu morrem de maneira inesperada e um livro que contém os segredos dos mestres acaba parando nas mãos do personagem de Jackie Chan. É aí que começa uma verdadeira luta para recuperá-lo.
Acidentes
O astro tem mais de 200 filmes no currículo e em todos Jackie dispensou o uso de dublês optando por realizar todas as suas cenas, principalmente para deixá-las perfeitas. Por conta disso, ele carrega muitas cicatrizes pelo corpo e em 1986, quase foi dessa para a melhor quando precisou gravar um take e caiu em uma montanha de pedras. Ele sofreu traumatismo craniano e perfurou um dos tímpanos.
Ele é cantor!
Jackie é um cara que tem muitas habilidades. Além de dirigir, atuar, produzir, roteirizar e até mesmo fotografar, ele também arrasa na música. Pois é, o astro lançou mais de 20 álbuns, incluindo No Problem, Who Am I e Thank You, e cantou Wong Fei Hung, canção-tema da versão chinesa de Mulan.
Guinness Book
O astro detém dois Guinness Book, o famoso livro dos recordes, em seu nome. O primeiro foi por gravar 2.900 vezes a mesma cena para o filme Dragon Lord em 1982. Já o segundo é por Operação Zodíaco, filme de 2012, no qual ele exerce ao todo 15 funções em um mesmo longa-metragem: ator, diretor, roteirista, diretor de fotografia, dublê, cantor da canção-tema, diretor de arte, compositor, produtor, entre outros. Haja fôlego!
Não dublou o desenho
Quem aí se lembra do desenho As Aventuras de Jackie Chan? Mesmo que o ator tenha participado ativamente do projeto e seja um dos produtores executivos, se engana quem pensa que ele dublava seu personagem na versão original do desenho. O cargo, na verdade, ficou com o ator James Sie.
Ele fala sete línguas
Inteligência pura! Jackie fala ao todo sete línguas e são elas: Cantonês, Inglês, Alemão, Japonês, Mandarim, Coreano, Tailandês e língua de sinais americana. É muita habilidade, hein? Além disso, Jackie exerceu por um tempo a profissão de professor de Turismo na Universidade Politécnica de Hong Kong, ou seja, ele pode viajar para onde quiser e se comunicar muito bem!
Herança
Em entrevistas, Jackie revelou que não deixará sua fortuna avaliada em US$130 milhões como herança para seu filho mais velho, Jaycee, e que pretende doar grande parte para instituições de caridade. Segundo ele, o motivo seria simples: "Se meu filho é capaz, ele irá fazer o seu próprio dinheiro. Se ele não for, então ele só estará desperdiçando meu dinheiro", afirmou ele.