Um Príncipe em Nova York 2 se inspirou em Wakanda, de Pantera Negra
Um Príncipe Em Nova York 2, sequência da clássica comédia estrelada por Eddie Murphy em 1988, chega nesta sexta-feira (05) ao catálogo do Amazon Prime Video.
Dirigido por Craig Brewer e escrito por Kenya Barris, o longa trará o retorno de grande parte do elenco, incluindo Murphy e Arsenio Hall na pele de Akeem e Semmi, respectivamente, além da entrada dos atores Wesley Snipes e Tracy Morgan na comédia.
Na história oitentista Um Príncipe Em Nova York, Murphy interpretou Akeem Joffer, um jovem príncipe herdeiro do trono de Zamunda, reino africano fictício, que completa 21 anos e é obrigado por seus pais a ter um casamento arranjado. Fugindo das regras impostas pela família, ele embarca para Nova York, nos Estados Unidos, para ir em busca de uma mulher que o ame pelo o que ele é.
Agora, 33 anos depois, a sequência seguirá a volta do Príncipe Akeem à Nova York quando ele descobre que teve um filho, o futuro herdeiro de Zamunda.
Para se preparar para a grande estreia, veja fatos que você não sabia sobre os longas:
Curiosidades de Um Príncipe em Nova York (1988)
Inimizade
Durante as gravações do longa, o diretor John Landis e Eddie Murphy não se davam bem, tanto que o ator jurou nunca mais trabalhar com ele na vida. Porém, anos mais tarde os dois se reconciliaram e Murphy pediu pessoalmente a Landis que dirigisse Um Tira da Pesada III, comédia estrelada por ele em 1994.
Michael Jackson
No longa, na cena em que a futura esposa do Príncipe Akeem é apresentada, a dança vista nas telas é uma versão acelerada e divertida de Thriller, a emblemática canção de 1983 eternizada pelo rei do pop, Michael Jackson, e uma das mais ouvidas ao redor do mundo.
Trabalho dobrado
Pensa que o elenco era composto por diversos atores? Bom, nem sempre! Todos os personagens que aparecem nas cenas da barbearia, incluindo o judeu, foram interpretados por Eddie Murphy, Arsenio Hall, Clint Smith e Cuba Gooding Jr. Os atores tiveram um trabalho redobrado na produção!
Processo
O restaurante fictício da trama, McDowell's, era na verdade uma lanchonete da franquia Wendy's, localizada no bairro do Queens, que seria fechada para reforma. A produção teve a aprovação da sede corporativa do McDonald's, que aparentemente não passou a palavra aos seus estabelecimentos locais. No dia em que o letreiro do McDowell's foi colocado, o gerente de um McDonald's que ficava a 800 metros do local chegou com seu advogado e tirou fotos, dizendo à equipe de montagem que eles seriam processados.
Sou eu!
Logo após sair da caracterização como o judeu Saul, um de seus personagens no longa, Eddie Murphy saía para testar a maquiagem e o figurino. Ele pegava um carrinho de golfe, dirigia pelos arredores do estúdio da Paramount e dizia em sua voz normal: "Oi. Sou Eddie Murphy." Porém, a mudança era tão significativa que ninguém acreditava que era ele mesmo!
Custos
Os custos semanais que a produção tinha com Eddie Murphy eram um tanto quanto altos. Eles incluíam US$ 1.500 para seu personal trainer particular, serviço de motorista disponível 24 horas por dia e um manobrista, além de cerca de US$ 1.000 para que seu irmão aparecesse como seu substituto.
Curiosidades de Um Príncipe em Nova York 2 (2021)
A sequência
Eddie Murphy revelou que a ideia da sequência surgiu após as tentativas de transformar o primeiro filme, Um Príncipe em Nova York, em uma peça de teatro fracassaram. Na época, ele teve uma reunião com Ryan Coogler, diretor de Pantera Negra, que sugeriu uma sequência para o filme. Mesmo não gostando tanto da ideia, Murphy passou a rascunhar um enredo para esse segundo filme focado no personagem.
Filmagens
Neste novo filme, as cenas ambientadas em Zamunda foram todas filmadas em Atlanta, na Geórgia, e as imagens no castelo principal da família foram feitas na propriedade do rapper Rick Ross, que também aparece no longa. Murphy revelou em uma entrevista que o local é tão grande que nem foi muito esforço transformá-la em um palácio!
Filho?
Nos primeiros rascunhos do roteiro da sequência, o plano original era de que o ator Tracy Morgan interpretasse o filho do Príncipe Akeem (Murphy), mas Arsenio Hall alegou que não seria possível já que Tracy tem quase a mesma idade de Murphy na vida real!
Escalação
Em entrevista ao programa de Jimmy Kimmel para divulgar a sequência, Arsenio Hall e Eddie Murphy relembraram que durante a escalação do elenco para o filme de 1988 foram "obrigados a escolher um ator branco" por exigência do estúdio. O ator Louie Anderson acabou sendo o escolhido para viver Mauricie, funcionário que trabalha ao lado de Akeem na lanchonete.
Wakanda
Existem mais relações entre Pantera Negra e Um Príncipe em Nova York além da conversa de Coogler com Murphy sobre a sequência. O diretor já havia tentado fazer uma sequência do clássico de 1988 e trazer Michael B. Jordan, o Killmonger de Pantera Negra, para o elenco. Além disso, logo após o lançamento do filme do herói nos cinemas em 2018, uma festa à fantasia chamada "Wakandans In Zamunda" foi realizada para celebrar os aniversários de Lupita Nyong'o, Danai Gurira e Daniel Kaluuya, membros do elenco do filme de Marvel.