Drogas, prisões e abandono então entre as coisas que você nem imaginava sobre Robert Downey Jr.
A vida do ator que interpreta o Homem de Ferro na Marvel nem sempre foi fácil
Por Da redação
04/04/2022 - Atualizado há 5 meses
Robert Downey Jr. se tornou um ícone do cinema ao viver Tony Stark, o amado herói Homem de Ferro do Universo Cinematográfico da Marvel. Um dos atores mais bem pagos do mundo, Downey Jr. tem hoje uma sólida carreira, mas nem sempre sua vida foi fácil.
Envolvimento com drogas, prisão e relacionamentos conturbados marcaram a vida desse grande astro. Para celebrar os 57 anos do ator, reunimos algumas curiosidades que você (ainda) não sabia sobre ele.
Confira:
Início da carreira
Robert começou sua carreira muito cedo. Nos anos 70, ele já atuou em filme chamado 'Pound', baseado em The Comeuppanc, uma peça da Broadway, que foi dirigido por seu pai, o também ator Robert Downey Sr.
Prisão
O ator já assumiu publicamente que foi usuário de drogas. Em entrevista, ele chegou a revelar que experimentou maconha aos cinco anos de idade. Entre 1996 e 2001, Robert foi preso diversas vezes por posse de substâncias ilícitas e chegou a falar para o juiz que o abuso era como um suicídio!
Relacionamento
Robert manteve um extenso relacionamento com a também atriz Sarah Jessica Parker (Sex And The City) entre 1984 a 1991. No entanto, ela terminou o relacionamento por causa do vício em drogas e álcool do ator. Em 2015, 24 anos após o término, ele contou que fez questão de pedir desculpas e fazer as pazes com a ex.
Abandonou a escola
Ele largou a escola aos 17 anos por não ter mais paciência para estudar. Então começou a trabalhar em shoppings, bares e boates, apresentando shows artísticos e logo mais investiu na carreira de ator.
Ator mais bem pago
O astro da Marvel foi por três anos consecutivos - 2014, 2015 e 2016 - o ator mais bem pago do mundo de acordo com a Revista Forbes, ganhando anualmente valores entre US$ 75 e 80 milhões de dólares.
Música
Além de ator, Robert também é músico. Ele toca diversos instrumentos e tem um álbum lançado em 2004, chamado The Futurist. Os gêneros que ele mais gosta de tocar são Jazz e Folk.
Calçada da Fama
Foi em 2010 que Robert conquistou sua estrela na Calçada da Fama em Hollywood. Na época, o ator tinha lançado o longa Sherlock Holmes, o qual lhe garantiu uma indicação ao Oscar e um Globo de Ouro por sua atuação.
Fã do Homem de Ferro
Depois de estrelar o primeiro Homem de Ferro em 2008, o ator se declarou um grande fã de seu personagem. "Ele é um herói comum que tem problemas com a bebida, é mulherengo, carismático e agradável. Em toda a minha carreira, o Homem de Ferro é o personagem que eu ficaria feliz em ficar associado", revelou ele.
Artes marciais
Ele associa a prática assídua de Wing Chun Kung Fu, uma espécie de luta chinesa, a sua recuperação para o vício em drogas. Ele começou a se exercitar em 2003, e desde então, com o auxílio de terapia, ioga e meditação, o ator não sofreu mais recaídas.
Charlie Chaplin
O ator viveu o lendário Charlie Chaplin nos cinemas e sua caracterização foi de impressionar! O longa de 1992 recebeu três indicações ao Oscar: Melhor Ator para Robert, Melhor Trilha Sonora Original e Oscar de Melhor Direção de Arte.
Aprendizados
Apesar de ser um dos melhores atores da atualidade e também um dos mais queridos pelo público, Robert não é formado em Artes Cênicas. Tudo o que sabe fazer, ele aprendeu com seu pai, Robert Downey Sr., que escreve, atua e dirige.
Balé clássico
Quem vê cara não vê coração! No tempo em que morou na Inglaterra, Robert estudou balé clássico no Stagedoor Manor Performing Arts Training Center, uma escola de artes, e era um aluno de destaque na turma.