Como subir na vida segundo o Tony Montana de 'Scarface'?
Nesta terça-feira (17), Scarface, grande clássico de Brian De Palma, completa 39 anos de lançamento no Brasil.
No enredo, Tony Montana (Al Pacino) é um refugiado cubano que resolve ganhar a vida nos Estados Unidos, mas de forma nada convencional. Obcecado por seu objetivo, ele se torna um dos maiores chefões do tráfico no país. Um verdadeiro retrato sobre como a ganância leva as pessoas a ultrapassar limites inimagináveis.
Mas não há como negar que o personagem sabia muito bem como alcançar seus desejos e, por isso, criamos uma lista que mostra passo a passo o estilo Tony Montana de subir na vida.
[AVISO! Não tentem isso na vida real, essa galeria é uma obra de ficção. Larguem as armas crianças!]
Mude-se para os Estados Unidos
Mude-se para os Estados Unidos, especificamente para Miami! Poderia ser um conselho de alguma revista de viagem, mas é só Al Pacino. Para Tony Montana, a cidade da Flórida é o centro de oportunidades para a conclusão de seus planos e o próprio afirma que se tivesse conhecido o local mais cedo, seria rico há muito tempo.
Mantenha seus amigos por perto
Esse conselho é quase um cliché em filmes de máfia, mas é real em várias situações da vida. Tony sempre tinha amigos dispostos a ajudá-lo e, muitas vezes, até sacrificar sua vida por eles.
Defina um objetivo concreto
Tony Montana tinha uma meta de vida: Ficar rico. "We make it or We make it" ("Nós fazemos isso ou nós fazemos isso") era seu mantra e era nisso que ele se concentrava!
Sempre mantenha seus valores
Envolver-se em atos criminosos não impediu o protagonista de manter alguns de seus valores pessoais intactos. Mesmo sendo um assassino frio e convicto, ele negou-se a matar uma inocente mulher e seu filho.
Não abandone a família
O nosso anti-herói passou anos sem visitar a mãe e a irmã, mas mesmo assim se preocupou em ajudá-las financeiramente.
Não dispense oportunidades
Tony, sem dúvidas, aproveitava todas as oportunidades que lhe eram oferecidas! Foi assim que ele conseguiu embarcar para o Estados Unidos e se tornar o homem de confiança de seu "chefe".
Cerque-se das pessoas certas
Montana sabia exatamente quem poderia levá-lo onde queria chegar, por isso, procurava sempre andar com pessoas que pudessem ajudá-lo a alcançar seu objetivo principal e fazia questão de se entrosar com elas.
Diga sempre a verdade
Uma das coisas que Tony se orgulhava de ser era verdadeiro. O personagem sempre assumia aquilo que desejava e também tudo o que fazia.
Sempre busque mais
Embora pareça ganancioso - algo que Montana realmente era - é importante aprender que não devemos nos acomodar, precisamos sempre buscar mais, o que não significa algo material necessariamente. "The World is Yours".