12 filmes nacionais que mereciam ganhar o Oscar
Central do Brasil, Pixote - A Lei Do Mais Fraco e Bacurau são alguns dos exemplos
Por Da Redação
25/11/2020 - Atualizado há mais de 1 ano
O cinema nacional está recheado de obras espetaculares e, apesar de já ter marcado presença em algumas cerimônias do Oscar, nunca saiu com uma estatueta. Nem por isso alguns longas não mereciam ser os ganhadores de Melhor Filme.
Veja algumas produções brasileiras que poderiam ter levado um Oscar:
Central Do Brasil
O longa de Walter Salles foi indicado como Melhor Filme Estrangeiro e Fernanda Montenegro como Melhor Atriz, mas poderia ter sido um dos vencedores de Melhor Filme. A trama narra a viagem emocionante e imprevista de Dora (Fernanda Montenegro ) e Josué (Vinícius de Oliveira).
Bacurau
O filme focado na cidade do título sequer foi indicado à categoria de Melhor Filme Internacional, mas nem por isso não merecia estar com várias nomeações. O longa é um retrato cultural feito por Juliano Dornelles e Kleber Mendonça Filho.
Cidade De Deus
Apesar de ter recebido quatro indicações ao Oscar, o longa de Fernando Meirelles não saiu com estatuetas da cerimônia. No entanto, é um dos longas brasileiros que marcou o seu nome na Sétima Arte ao mostrar histórias da comunidade do Rio de Janeiro.
São Paulo Sociedade Anônima
O longa de Luís Sérgio Person é uma grande referência no cinema nacional por ter refletido precisamente sobre a cidade do título. A produção é discutida há mais de 50 anos, portanto com certeza merecia ter ganho o Oscar de Melhor Filme.
Deus E O Diabo Na Terra Do Sol
Um diretor que é referência para Martin Scorsese merecia ter uma obra sua no Oscar. Glauber Rocha é um dos cineastas mais importantes da história do Brasil e uma das suas obras máximas, que trata justamente de uma temática local (sertão), poderia ter ido para a premiação.
Bingo - O Rei Das Manhãs
Uma parte importante da cultura televisiva brasileira é representada no longa de Daniel Rezende. Com uma atuação potente de Vladimir Brichta, a produção seria merecedora, sem dúvidas, da estatueta de Melhor Filme.
Pixote - A Lei Do Mais Fraco
O argentino que foi o mais brasileiro de todos, Hector Babenco não poderia ficar de fora da lista com um de seus clássicos. A trama do filme aborda o crime na cidade de São Paulo e poderia facilmente ter ganho o Oscar de Melhor Filme.
À Meia-noite Levarei Sua Alma
Assim como Corra! poderia ter ganhado um Oscar para o cinema de terror, José Mojica Marins, o Zé do Caixão, merecia ter o seu trabalho na premiação. O longa em questão é um dos seus principais projetos e traz uma trama violenta focada em um casal e um amigo.
Que Horas Ela Volta?
Com uma atuação fenomenal de Regina Casé, o longa de Anna Muylaert traz uma história sensível e crítica, que tem como foco uma empregada doméstica. Seria justo ter saído como vencedor de Melhor Filme do Oscar!
A Vida Invisível
Um filme que discute vários tipos de preconceito com uma trama forte. Moderno, emocionante e definitivamente um projeto que poderia ter levado o prêmio de Melhor Filme.
Cinema, Aspirinas E Urubus
Um filme que fala sobre cinema e retrata uma amizade. Tudo que o Oscar gosta, então uma estatueta teria ido bem!
O Lobo Atrás Da Porta
O longa de Fernando Coimbra explora os confins da mente humana com um crime de pano de fundo. Um filme potente e que poderia ter competido com qualquer outro na categoria de Melhor Filme.