Lupin, sucesso da Netflix, é ladrão conhecido da ficção; conheça suas versões
Se você assistiu Lupin, da Netflix, que ganhou novos episódios, certamente se interessou para saber mais sobre o personagem Arsène Lupin, ladrão de casaca francês e inspiração para o personagem vivido por Omar Sy.
A série trata de um homem de origem senegalesa que recebeu, ainda jovem, um livro sobre Arsène Lupin, que o motiva a buscar vingança contra uma família rica que incriminou o seu pai por um crime que não cometeu.
Agora, conheça sua inspiração:
Arsène Lupin
Pois é, Arsène Lupin é um personagem de ficção francesa criada por Maurice Leblanc. Por lá, ele é tão importante e famoso quanto Sherlock Holmes. O ladrão é conhecido por seu talento em usar disfarces e mudar de identidade para cometer seus delitos.
O seu nome é associado à cidade francesa de Étretat na Normandia, por ser ambientação de várias das suas aventuras. Inclusive, a casa de campo de Maurice Leblanc, em Étretat, é hoje o museu Le Clos Arsène Lupin.
Vale apontar que Holmes foi uma das inspirações do autor Maurice Leblanc para criar Lupin no início do século XX, mas o personagem também é uma mistura de outras figuras e pessoas que influenciaram a vida de seu criador, como Marius Jacob, um conhecido anarquista.
Lupin fez sua estreia em A Detenção de Arsène Lupin, na revista Je sais tout, em julho de 1905. Com o sucesso crescente do personagem junto aos leitores, as novas aventuras se tornaram comuns até a morte do autor em 1941, foram, no total, dezoito romances, trinta e nove novelas e cinco peças de teatro.
Adaptações
Obviamente, com a popularidade do personagem, ele foi adaptado para o cinema e TV em produções de diversos países, inclusive Hollywood. Ele virou até mesmo mangá e anime no Japão!
Arsène Lupin: O Ladrão Mais Charmoso do Mundo (2004)
Enquanto o ousado ladrão Arsène Lupin (Romain Duris) vasculha as casas de parisienses ricos, a polícia, com uma arma secreta em seu arsenal, tenta encontrá-lo.
Arsène Lupin (Série de TV, 1971)
A série francesa mostra um Lupin bem diferente. Além de resgatar donzelas em perigo, Lupin enfrenta outros criminosos, competindo em termos de inteligência. Ele também costuma roubar pinturas de pessoas ricas, consideradas culpadas de colarinho branco.
Lupin III (1967)
Pois é, o personagem faz muito sucesso no Japão. A história do mangá e do anime segue as aventuras de um grupo de ladrões liderados por Arsène Lupin III, neto de Arsène Lupin, o ladrão cavalheiro dos romances de Maurice Leblanc. Lupin e sua gangue fazem viagens pelo mundo para roubar tesouros, enquanto tentam escapar da lei.
Arsène Lupin Contra Arsène Lupin (1962)
O industrial André Laroche acaba de falecer. Enquanto é enterrado, Anne de Vierne, esposa de um magistrado, confessa ao filho François que Laroche era de fato Lupin. Mas ele não é o único filho do ladrão! Lupin teve outra criança com uma de suas empregadas: Gérard Dagmar, um dançarino, mágico e - ocasionalmente - ladrão. O que complica a tarefa de François de cumprir os últimos desejos de seu pai: sair em busca do tesouro da Moldávia.
Signé: Arsène Lupin (1959)
Arsène Lupin e seu cúmplice La Ballu roubam uma mansão e, mesmo perseguidos pela polícia, conseguem tirar uma foto da primeira parte de um afresco dividido em três. La Ballu rouba a segunda pintura, mas a terceira parte estava no Museu de Florença, até ser roubada por outro criminoso.
As Aventuras de Arsène Lupin (1957)
Lupin rouba duas obras-primas do Presidente do Conselho. Algum tempo depois, fazendo-se passar por Monsieur Gilles, um viticultor que está se casando com a filha do presidente, ele pede a vários joalheiros que venham a sua mansão. E esse não é seu único golpe magistral.
O Grande Industrial (1947)
Lupin é um ladrão parisiense audacioso que zomba da polícia, especialmente do inspetor Ganimard, mas devolve a maior parte do que rouba.
Arsène Lupin (1944)
Uma jovem rica, mas ingênua, possui algumas joias de valor inestimável. Ela não percebe, mas uma gangue de ladrões de joias fará de tudo para roubá-las.
A Volta de Arsène Lupin (1938)
Uma mulher e um homem competindo pelo afeto de uma mulher: o trio amoroso usual? Não é bem assim, já que a bela em questão é Lorraine de Grissac, uma mulher muito rica e atraente da alta sociedade, ainda mais porque um de seus rivais é Arsène Lupin.
Arsène Lupin détective (1937)
Arsène Lupin decide abrir uma agência de detetives, além de ser um ladrão. Como detetive, ele coopera com a polícia a fim de desvendar as atividades criminosas de um vilão.
Arsène Lupin (1932)
Um dos primeiros sucessos do cinema com o personagem, na trama um detetive é encarregado de capturar um ladrão evasivo chamado Arsène Lupin.
Lupin, da Netflix (2021)
A história segue o ladrão profissional Assane Diop, único filho de um imigrante senegalês, que veio à França em busca de uma vida melhor para seu filho. O pai de Assane é acusado de roubo de um caro colar de diamantes por seu empregador, o rico e poderoso Hubert Pellegrini, e se enforca em sua cela de prisão por vergonha, deixando o adolescente Assane órfão.
Vinte e cinco anos depois, inspirado por um livro, sobre o ladrão cavalheiro Arsène Lupin, que seu pai lhe dera no dia do seu aniversário, Assane se propõe a se vingar da família Pellegrini, usando seu carisma e habilidades de subterfúgio e disfarce para expor a os crimes de Hubert.
Lupin está disponível na Netflix.