O submundo do crime de Star Wars é ainda melhor do que a saga dos cinemas
Nem só de Jedi e Sith vive a galáxia
Por Daniel Reininger
18/12/2019 - Atualizado há 3 meses
Para muita gente, a saga Star Wars trata da eterna luta entre o bem e o mal, principalmente na família Skywalker, mas os fãs sabem que as melhores histórias desse universo se passam no submundo caótico, controlado por organizações criminosas poderosas, onde os personagens vivem à margem da sociedade. Conheça um pouco mais desse lado obscuro visto em Mandalorian, livros e games:
Os caçadores de recompensas são indivíduos contratados para capturar ou matar alvos designados. O alvo teria uma recompensa por sua cabeça e o valor seria arrecadado após a captura bem-sucedida ou uma prova da morte. Muitas vezes, diversos caçadores se unem para missões maiores ou para lidar com alvos perigosos. Boba Fett e Jango Fett são os mais famosos do universo. Eles trabalham para qualquer um capaz de pagar seus altos preços.
Sindicatos do crime - São organizações criminosas com hierarquia clara e enorme poder no universo Star Wars, rivalizando até mesmo a governos e outras facções. Hora estão em guerra, hora estão em paz, hora se unem, mas suas alianças são muito fluidas e tudo gira em torno de lucro e poder.
Escravidão, mineração ilegal, contrabando, venda de armas, tráfico de drogas, sexo - sempre há demanda por qualquer produto e sempre existe alguém capaz de fornecer as mercadorias, não importa como ou qual! O mundo de Star Wars é repleto de chefes do crime, bandidos, traficantes, criminosos e muitps deles possuem grande influência na galáxia!
Um senhor do crime governa uma organização criminosa. Em suas aventuras, Luke Skywalker e Leia Organa tiveram que escapar de senhores do crime gananciosos como Jabba the Hutt. O planeta deserto de Tatooine é governado pelos senhores do crime Hutt, incluindo Jabba. Os líderes desses sindicatos são extremamente poderosos e influentes.
O Cartel Hutt é um poderoso sindicato do crime, uma aliança comercial de criminosos Hutts. Jabba possui um poder considerável no Cartel e era capaz de manter um exército pessoal. Chegou até a travar uma guerra com o Consórcio Zann, sindicato rival. Ao longo do tempo, se aliou e se pôs a governos diversos, mas tudo estava bem desde que pudessem agir nas sombras.
Piratas - São muito comuns em Star Wars e costumam fazer reféns, roubar cargas, vender serviços diversos e aterroziram diversas partes da galáxia. Piratas notáveis incluem Hondo Ohnaka, que lidou com os mais altos níveis de liderança da República Galáctica e da Confederação de Sistemas Independentes durante as Guerras Clônicas. Piratas muitas vezes trabalham ao lado de caçadores de recompensas.
Contrabando - A vida de um contrabandista nunca é fácil e com o Império tudo ficou ainda mais perigoso. Um verdadeiro contrabandista viaja pelas estrelas levando diversas mercadorias ilegais, enfrentando piratas e tentando sobreviver até o próximo trabalho e pagamento. Han Solo é um dos mais famosos.
Mercado ilegal - Praticamente todo planeta possui um mercado ilegal. Vendem dróides proibidos, drogas, armas, inovações tecnológicas, música proibida, diversas formas de entretenimento, escravos, etc. Em planetas opressores ou religiosos, itens comuns podem ser proibidos, como álcool ou cafeína, e esses itens acabam indo parar no mercado informal.
Territórios da Orla Exterior - Região pouco povoada da galáxia, repleta de regiões desconhecidas. É também a maior região da galáxia e lar de diversos mundos primitivos e problemáticos, com típicos problemas de fronteira. A Orla Exterior é um lugar sem lei. É um refúgio para contrabandistas, cartéis, sindicatos e todos os tipos de escória e vilania.
Nar Shaddaa, a "Lua dos Contrabandistas", é o satélite do planeta Nal Hutta, terra natal dos Hutt. É o melhor exemplo de como o crime é generalizado no universo Star Wars. Esse planeta é o lar de um grande submundo do crime, dominado por caçadores de recompensas e senhores do crime. Toda a superfície de Nar Shaddaa é coberta por uma única cidade, o crime impera e a lei depende do criminoso que controla cada região.
Sabacc é um popular jogo de cartas que lembra o Pôquer e costuma ser jogado com apostas ridículamente altas, como naves, planetas, cidades, vidas. É o jogo preferido dos criminosos, jogadores, malandros e apostadores da galáxia.
Darth Maul, após ser cortado ao meio por Obi-Wan em Star Wars: Episódio I - A Ameaça Fantasma , o Sith sobreviveu e passou a viver em exílio nos Territórios da Orla Exterior. Aos poucos, organizou alguns criminosos e criou um sindicato conhecido como Sombra Coletiva. Ele conseguiu recrutar outros grupos, como o Olho da Morte, o Sindicato Pyke, a facção Sol Negro, chegando até mesmo a trazer os Hutts para sua causa. Seu objetivo final é se vingar dos Sith e de Obi-Wan.
Crimson Dawn é uma organização criminosa liderada por Dryden Vos na época do Império Galáctico. Durante sua existência, o sindicato do crime ganhou a reputação de ser implacável. Qi'ra serviu como o principal tenente de Vos. O grupo aparece em Han Solo - Uma História Star Wars .
Especiaria - É uma praga da galáxia, uma substância que pode ser transformada em uma droga viciante e alucinógena que faz suas vítimas mentirem, roubarem e assassinarem para ter acesso a ela. O planeta Kessel é rico em especiarias, mineradas por escravos, em sua maioria Wookies, de locais perigosas.