De Volta Para o Futuro: Curiosidades sobre a franquia clássica
Conheça fatos do clássico
Por Daniel Reininger
05/11/2020 - Atualizado há cerca de 1 ano
De Volta Para O Futuro é um verdadeiro clássico do cinema. O longa teve mais duas sequências, também icônicas, e segue nos dias atuais como uma das trilogias mais amadas da Sétima Arte.
Para relembrar esses longas sensacionais, confira algumas curiosidades sobre a saga:
A cidade de Hill Valley que aparece no longa fica na Califórnia, mas é fictícia. A cidade de Petaluma foi a escolhida como locação para o filme. O curioso é que o local é o mesmo usado nos filmes Gremlins e Todo Poderoso .
De Volta Para O Futuro teve um orçamento relativamente modesto, custando US$ 19 milhões para ser produzido.
Mesmo com o orçamento baixo, o filme arrecadou US$ 11 milhões na primeira semana de exibição, nos EUA. Vale lembrar que o filme estreou em uma quarta-feira.
O jovem Marty McFly tinha apenas 17 anos na trama, mas seu intérprete Michael J. Fox já beirava os 25 anos.
O nome do cachorro de estimação Dr. Brown, em 1955, é Copérnico em homenagem ao astrônomo e matemático Nicolau Copérnico. Já o de 1985 se chama Einstein, relembrando o físico Albert Einstein.
Esse é um fato bastante curioso. Se você ler o nome de Dr. Brown ao contrário, Emmett Lathrop, perceberá que a pronúncia se assemelha a das palavras " portal " ("portal") e " time " ("tempo").
Michael J. Fox era a primeira opção para protagonizar o filme, no entanto, sua agenda estava cheia por conta das gravações da série Family Ties. Na época, os produtores escalaram Eric Stoltz para substituí-lo, mas não acharam que ele convencia no papel, então descartaram suas cenas e coversaram novamente com Fox para fechar um acordo. O resto vocês já sabem, o filme marcou sua carreira.
Crispin Glover, que viveu o pai de Marty na trama, teria pedido uma quantia absurda para participar dos outros filmes da franquia e por isso acabou não retornando. Para driblar o problema, o roteiro teve que ser reescrito para que a ausência do personagem fosse plausível.
DeLorean é um dos carros mais famosos do cinema, mas antes do veículo ser escolhido como estrela do filme, os produtores cogitaram usar uma geladeira em seu lugar. Entretanto, ficaram receosos da possível reação das crianças, que poderiam acabar entrando nos refrigeradores de casa, no intuito de viajar no tempo, e ficariam presas.
Sabia que o Elijah Wood, o Frodo do O Senhor dos Anéis, marcou presença no filme quando era pequenininho? O ator fez uma pequena ponta na trama.