Dez filmes que retratam o amor entre duas mulheres para ver no streaming
Não é novidade para ninguém mas é sempre bom reforçar que toda forma de amor é justa! Nas telas, por exemplo, os casais lésbicos vêm conquistando cada vez mais espaço em histórias repletas de humor e drama. E nos catálogos de streaming, já existem abas focadas em produções que abordam a temática e que ajudam a desconstruir tantos estereótipos impostos pela sociedade.
Pensando nisso, reunimos dez filmes sáficos que são ótimos na abordagem sobre o relacionamento entre duas mulheres.
Confira:
Desobediência | Telecine Play
Lançado em 2017 e estrelado por Rachel Weisz e Rachel McAdams, o drama agradou o grande público por trazer uma história realista de um amor que ultrapassou os anos, a distância e a religião. Na trama, Ronit é uma fotógrafa de família judia que retorna para sua cidade natal após a morte do pai. No local ela reencontra Esti, uma antiga paixão de infância. Porém, a jovem agora é a esposa de seu primo e esse amor proibido corre um sério risco de ser descoberto.
Carol | Mubi, Looke e Google Play
Um dos clássicos filmes da temática tornou-se o queridinho desde seu lançamento. Protagonizado por Rooney Mara e Cate Blanchett e baseado no romance The Price of Salt, de 1952, o filme segue Therese, jovem funcionária de uma loja de brinquedos que conhece a elegante Carol, uma mulher que entra no estabelecimento à procura de um presente para a filha. A relação entre elas ganha um novo rumo depois que Carol convida Therese para uma inesquecível viagem pelos Estados Unidos.
Amor Por Direito | Amazon Prime Video
A trama cortante estrelada por Juliane Moore e Elliot Page é baseada em uma história real e segue o drama de Laurel Hester, uma policial de Nova Jersey que é diagnosticada com uma doença em estágio terminal. Devido aos anos à frente do cargo, ela quer que Stacie, sua esposa, receba os benefícios da pensão da polícia após a sua morte. Porém, as autoridades se recusam a reconhecer a relação homoafetiva entre as duas e o casal entra em uma verdadeira e emocionante luta para garantir esse direito.
Meus Dias de Compaixão | Telecine Play
No drama que traz Elliot Page e Kate Mara como um casal apaixonado, os diretos civis e políticos ganham um grande espaço de discussão. A história aborda os desafios de Lucy, uma jovem que sofre por seu pai, Simon, estar no corredor da morte após o assassinato de sua esposa. Apesar do crime, ela não acredita que ele mereça a morte pelo Estado e entra em diversos protestos para tentar impedir. É quando ela conhece Mercy, uma garota com o pensamento oposto ao seu. Apesar de todas as diferenças, as duas se apaixonam perdidamente nessa trama a lá Romeu e Julieta dos tempos modernos.
Rafiki | Telecine Play
O filme queniano que chegou a ser censurado em seu país é um dos mais imperdíveis da lista. Abordando a descoberta do amor e da sexualidade com um olhar leve, Rafiki circula pelos preconceitos que permeiam as relações homossexuais até os dias atuais e as consequências dele. Na história, Kena (Samantha Mugatsia) e Ziki (Sheila Munyiva) enfrentam a rivalidade política entre suas famílias e deixam a paixão falar mais alto. Porém, no país em que vivem elas precisarão escolher entre a felicidade e a segurança.
Minhas Mães e Meu Pai | Amazon Prime Video
Trazendo as veteranas Anette Benning e Julianne Moore, o longa aborda não só o relacionamento entre duas mulheres como também destaca a bissexualidade, orientação ainda muito invisibilizada na sociedade. Na história, o casal Nic e Jules vivem um casamento estável, mas a relação é virada de cabeça para baixo quando seus filhos resolvem trazer o pai, doador de esperma, de volta para suas vidas. As coisas ficam complicada quando Jules acaba se relacionando com o homem.
Lizzie | Amazon Prime Video
Ambientado na Era Vitoriana, em 1892, e baseado em um crime real, o impactante filme acompanha Lizzie Borden, personagem de Chloë Sevigny, uma mulher à frente do seu tempo que se envolve com Bridget, vivida por Kristen Stewart, sua empregada irlandesa. Quando um duplo assassinato acontece na família, Lizzie se torna a principal suspeita pelo crime, e o apoio de sua amada passa a ser fundamental neste momento.
Retrato de Uma Jovem em Chamas | Telecine Play
Nas mãos de Céline Sciamma, diretora conhecida por seu trabalho em Tomboy, o romance estrelado por Adèle Haenel e Noémie Merlant é um dos mais emocionantes da temática. A história é ambientada em 1770, na França, quando uma pintora é contratada para fazer o retrato de casamento de uma jovem mulher. Porém, com o tempo elas se aproximam e se apaixonam, passando a compartilhar os últimos momentos de liberdade antes do casamento arranjado.
Flores Raras | Globoplay
Baseado em uma história real, o drama nacional estrelado por Gloria Pires e Miranda Otto acompanha a relação entre a arquiteta carioca Lota de Macedo Soares, uma das mentes por trás da construção do Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, e da poetisa americana Elizabeth Bishop, vencedora do prêmio Pulitzer em 1956. O filme aborda os 14 anos de amor vivido entre as duas mulheres que marcaram a história.
Eu Me Importo | Netflix
Recém-lançada, a comédia já rendeu o Globo de Ouro de Melhor Atriz para Rosamund Pike e caiu nas graças do público pelo tom ácido que traz à história. Mesmo que não seja totalmente focado no relacionamento entre Marla e Fran (Eiza Gonzales), o filme traça um paralelo interessante entre os golpes cometidos pelo casal e a vida "normal" que levam como em qualquer outra relação. Na trama, Marla se passa por guardiã profissional de idosos assumindo a tutela e os instalando em asilos locais para leiloar seus bens e lucrar com isso.