Dia do Índio
Veja alguns momentos marcantes dos índios no cinema<br />
19/04/2012
Veja alguns momentos marcantes dos índios no cinema
1
"Todo dia, era dia de índio. Mas agora ele só tem o dia 19 de abril". Já dizia o refrão cantado por Baby Consuelo. Para comemorar a data, selecionamos alguns momentos marcantes dos índios no cinema. Filmado na bela Praia da Fazenda, em Picinguaba, região de Ubatuba, Caramuru - A Invenção do Brasil conta a história de um português chamado Diogo (Selton Mello) que desembarca no país em 1500 e é seduzido por duas belas índias (Camila Pitanga e Deborah Secco).
2
Em Brava Gente Brasileira, vemos a face mais violenta e intolerante da colonização portuguesa no Brasil. O filme se passa no século 18, quando uma caravana é mandada ao Pantanal sob o comando do astrônomo, naturalista e cartógrafo Diogo. Muitos o consideram um dos melhores longas dirigido por Lúcia Murat (de Maré, Nossa História de Amor ).
3
Animação clássica da Disney, Pocahontas - O Encontro de Dois Mundos narra o capítulo inicial da chegada dos ingleses à América e o romance entre a bela índia Pocahontas e o capitão John Smith. Entre os dubladores, Mel Gibson (que faz a voz do capitão), Linda Hunt e Christian Bale , que anos depois teria papel de destaque em O Novo Mundo , a versão filmada por Terrence Malick.
4
Tainá , uma pequena índia de oito anos, vive em um paradisíaco recanto do Rio Negro, na Amazônia. Fugindo de caçadores, ela conhece um menino da cidade grande que tem medo dos bichos e só gosta de jogos eletrônicos. O filme, de 2000, chama-se Tainá - Uma Aventura na Amazônia , foi dirigido por Tânia Lamarca e Sérgio Bloch, e ganhou duas sequências: Tainá - A Aventura Continua e Tainá 3 - A Origem.
5
Numa etapa posterior à mostrada em Pocahontas , em O Último dos Moicanos temos um novo capítulo da colonização americana. Desta vez é a filha de um oficial inglês (Madeleine Stowe) que se apaixona por um homem criado entre os nativos ( Daniel Day-Lewis ). Nas batalhas entre ingleses e franceses, tribos indígenas são obrigadas a escolher um lado. O filme, de 1992, é dirigido por Michael Mann .
6
Serras da Desordem conta a saga do índio Carapirú, que escapa de um massacre de fazendeiros, vai parar numa pequena comunidade rural e mais tarde é resgatado por um sertanista, que cuida para que ele volte à sua família. A história é interpretada pelas mesmas pessoas que a viveram no passado, numa ideia muito original, que embaralha os conceitos de documentário e ficção. O longa de Andrea Tonacci ( Bang Bang ) foi bastante elogiado pela crítica especializada.
7
John Ford costumava se apresentar como diretor de faroestes, apesar de ter feito muitos grandes filmes fora do gênero. Rastros de Ódio mostra a procura de Ethan Hawkes ( John Wayne ) pela sobrinha (Nathalie Wood) que foi raptada por índios. A busca leva anos e ele acredita que ela, tendo sido criada pelos índios, já teria se tornado também uma índia e, por isso, quer matá-la. Na cena chave, ele a encontra, mas não consegue deixar de sentir um carinho de tio. Um dos melhores filmes de todos os tempos.
8
Extremamente crítico e contundente, Iracema - Uma Transa Amazônica mostra, já em 1974, o desmatamento criminoso da Amazônia, ao mesmo tempo em que mostra as condições sociais de uma índia de 15 anos que é levada à prostituição, na região onde estava sendo construída a Rodovia Transamazônica. O filme, mistura de ficção e documentário, tem Paulo Cesar Pereio como ator principal, e é dirigido por Jorge Bodanszky e Orlando Senna.
9
O Novo Mundo conta a mesma história de Pocahontas , o desenho animado da Disney , só que em versão "cabeça", com longas imagens da natureza e monólogos do capitão John Smith, desta vez interpretado por Colin Farrell ( Miami Vice ). O diretor Terrence Malick é conhecido por atrasar de maneira insana as filmagens, levando atores e equipe ao desespero. Por isso, em mais de 30 anos de carreira, ele só dirigiu poucos filmes.
10
Estreia de Joel Pizzini em longa-metragem, 500 Almas é um documentário que discute o delicado processo de reconstrução da memória e da identidade dos índios Guató, tribo nômade dada como extinta. O processo de desenraizamento fez com que atualmente pouquíssimas pessoas falem a língua original da tribo.
11
Dança com Lobos é ambientado logo após a Guerra Civil americana e mostra a relação que se desenvolve entre um tenente e índios Sioux que habitam perto do forte onde ele está. Dirigido e atuado por Kevin Costner , na época um astro de primeira grandeza em Hollywood , o filme conquistou sete Oscars , entre eles o de Melhor Filme, Montagem e Direção.
12
Como Era Gostoso o Meu Francês é o polêmico filme de Nelson Pereira dos Santos que mostra o conflito entre os índios Tupinambás e os Tupiniquins. Uns eram amigos dos portugueses, outros dos franceses. Um francês interpretado por Arduíno Colassanti é aprisionado pelos Tupinambás, que acreditam que ele seja inimigo português. O filme tem muitas mulheres nuas, o que fez com que fosse associado erroneamente às nascentes pornochanchadas, e canibalismo. Tudo isso acarretou diversas censuras e a liberação, com cortes, só aconteceu dois anos depois.
13
Em 2012, o cinema brasileiro voltou novamente a focar no genuíno povo brasileiro com a estreia de duas produções: Xingu , de Cao Hamburger , retrata a saga dos irmãos Villas-Bôas que se alistam na expedição Roncador-Xingu e partem em missão desbravadora pelo Brasil Central, onde se envolvem na luta em defesa dos indígenas; e Vale dos Esquecidos , de Maria Raduan, documentário sobre os índios Xavantes e os conflitos com posseiros e fazendeiros na área da Amazônia, no nordeste do Mato Grosso.