Diretores com comportamentos malucos no set
<p>Cineastas famosos que surtaram ou tinham mania estranhas na hora de gravar.</p>
18/08/2015
Cineastas famosos que surtaram ou tinham mania estranhas na hora de gravar.
1
Assumir a cadeira de diretor de um filme não deve ser moleza. Há muita pressão para que o resultado saia perfeito e que atores e equipe fiquem satisfeitos no final. Entretanto, alguns cineastas usam de métodos inusitados para alcançar a perfeição e acabam parecendo que enlouqueceram no set. Confira alguns casos:
+ Confira as cenas mais regravadas da história do cinema
2
Durante as filmagens de Quarteto Fantástico , que já é considerado fracasso de crítica e até de bilheteria nos EUA, o diretor Josh Trank demonstrou comportamente típico de uma pessoa surtada. Além de discutir feio com o elenco e quase cair na porrada com Miles Teller , fontes próximas dizem que ele proibia estritamente que terceiros vissem as cenas gravadas do filme, então, ficava trancado em uma cabine escura todo o tempo. Depois que o reboot foi lançado, Trank fez questão de afirmar que a versão final que foi para os cinemas não era dele.
3
Alguns diretores ainda vão além. Alfred Hitchcock é o mestre dos filmes de suspense/terror, mas ele próprio já é bem assustador. Contam por ai que durante as gravações de Os Pássaros , o diretor ficou fissurado pela atriz Tippi Hedren , mas ela decidiu que não queria nada além de uma relação profissional com ele. Hitchcock teria ficado irritado com a negativa da loira e ordenou que na cena em que sua personagem era atacada por pássaros fossem usados animais verdadeiros deixando Hedren completamente machucada. Que crueldade!
4
James Cameron marcou seu lugar em Hollywood com os grandiosos Titanic e Avatar , mas no set de filmagens ele não causa só admiração, mas medo também. Pessoas que trabalharam com Cameron afirmaram que ele é linha dura e faz sua equipe usar uma camiseta com os dizeres "Você não me assusta. Eu trabalho para James Cameron". Que loucura!
5
David Fincher é o perfeito Workaholic. O cineasta é conhecido por gostar de filmar a mesma sequência por diversas vezes, até levar seus atores e equipe à exaustão. Para se ter uma noção, em Zodíaco , o diretor filmou uma mesma cena por 90 vezes seguidas.
6
Outro obcecado pela perfeição era Charlie Chaplin . Durante as gravações de O Garoto , o diretor alcançou a expressiva média de 53 refilmagens de cada cena. Foi no mesmo filme que Chaplin foi vítima de seu próprio perfeccionismo e acabou quase entrando e coma diabético após gravar sucessivamente a cena em que comia uma boa (feita na realidade de doce).
7
A famosa cena de O Iluminado em que Wendy tenta se defender de Jack com um taco de Baseball foi filmada 127 vezes. O motivo? Stanley Kubrick não tinha gostado do andar e nem do choro de Shelley Duvall (nas outras 126). Ainda bem que o filme é uma obra-prima né.
8
Se Lars Von Trier não fosse um diretor consagrado, provavelmente seria algum freak preso em alguma cadeia por aí. O diretor de filmes polêmicos já foi acusado de ter "torturado" Nicole Kidman em Dogville , ter brigado feio com Björk durante as filmagens de Dançando No Escuro , além de exigir muito de seus atores, fazendo-os até chorar.
9
Darren Aronofsky é outro que, assim como Von Trier, gosta de exigir o máximo de seus atores. Nas filmagens de Noé , ele fez todo o elenco gravar as cenas no set completamente cheio de água, tudo para aumentar o realismo. Em Cisne Negro , ele ofereceu drogas à atriz Natalie Portman . Sobrou até para Emma Watson que ao perguntar para o diretor se podia ensaiar uma passagem meio perigosa, recebeu a seguinte resposta: "Ensaiar? Não existe ensaiar aqui, vamos fazer uma vez só".
10
Orson Welles , o grande nome por trás da obra-prima Cidadão Kane , tinha uma mania para lá de estranha durante as gravações de seus filmes. O diretor acreditava que desde sua infância seu nariz não crescia, por isso, em cada aparição dele nas telonas, ele usava uma prótese diferente de nariz.
11
Azul É A Cor Mais Quente foi um verdadeiro tapa na cara da sociedade e também da atriz Adèle Exarchopoulos , só que de forma bastante literal. O diretor Abdellatif Kechiche pediu para que Léa Seydoux batesse de verdade na colega de elenco em uma das cenas. Além disso, mesmo quando Exarchopoulos cortou a mão nas filmagens, Kechiche se recusou a parar e atendê-la. A dupla de protagonistas também reclamou da pressão e do comportamento invasivo do cineasta nas cenas de sexo.
12
Atualmente gravando seu novo filme chamado The Revenant , com Leonardo Dicaprio , Alejandro González Iñárritu também pega pesado com os atores. O diretor e vencedor do Oscar por Birdman Ou A Inesperada Virtude Da Ignorância tem transformado a vida de todos em um "verdadeito inferno", dizem por aí. Como o filme está sendo filmado todo ao ar livre, há pouco tempo de luz natural para ser aproveitada, então a pressão e correria no set é grande, além disso, deixou que um figurante ficasse imerso em água gelada depois que seu traje impermeável rasgou.