Easter Eggs que você não percebeu quando viu Pantera Negra
19/02/2018
1
4 - Soldado Invernal - Everett Ross (Martin Freeman) apareceu em Guerra Civil e toma um tiro para salvar Nakia (Lupita Nyong'o). Em Wakanda, Shuri tem a tecnologia necessária para salvá-lo, mas não sem fazer a piadinha: "você trouxe outro garoto branco para eu consertar". Ela se refere também a James "Bucky" Barnes, que também aparece na cena pós-créditos e é chamado de Lobo Branco (Hunter), referência ao personagem dos quadrinhos que lidera a polícia secreta de Wakanda.
2
10 - Stan Lee - Claro, não seria um filme do MCU sem uma participação do lendário escritor da Marvel (e co-criador do Pantera Negra). Desta vez, ele aparece como convidado de um cassino secreto localizado na cidade de Busan, Coreia, e ele entra em cena para "cuidar" dos ganhos que T'Challa ignora na mesa de jogo.
3
5- Máscara de Killmonger - Uma máscara tribal usada por Erik Killmonger tem duas conexões com as HQs. A mais óbvia é o design do demonio Mephisto do arco de Pantera Negra escrito por Christopher Priest. Outra referência é a máscara que Erik usou em sua batalha contra T'Challa a partir da HQ Pantera Negra #37.
4
6 - Homem Gorila - O ambicioso nacionalista que quer tomar o poder de Wakanda apareceu pela primeira vez na edição 62 de Vingadores e veste um traje de gorila branco, incorporando fisicamente a divindade seguida por sua tribo. No filme, o personagem é retratado em uma luz menos problemática como M'Baku, com as mesmas intenções e visual semelhante e a única referência ao personagem original é uma máscara de gorila usada na luta ritual contra T'Challa.
5
7- Shuri como Pantera Negra - A irmã de T'Challa veste o manto do herói quando este morre nas HQs. Provavelmente não devemos ver isso no cinema, pelo menos não tão cedo, mas esse momento dos quadrinhos é lembrado quando Shuri usa as patas sônicas criadas por ela e luta contra o vilão Erik
6
8 - Pantera Negra Vs Rinoceronte: Não só humanos, superhumanos e bandidos com armas sonicas enfrentam Pantera Negra, mas animais gigantes também. Essa cema de luta é uma homenagem a um momento incrível dos primeiros quadrinhos do herói: a luta contra um rinoceronte. Até a finalização é a mesma!
7
9 - Morte do Pantera Negra - O arco do escritor Don McGregor é lembrado numa cena que poderia ser confundida com um erro de roteiro ou de direção: quando Erik bate T'Challa em combate e joga seu corpo numa cachoeira, dando a chance dele retornar, mas é assim também nos quadrinhos e esse momento memorável é lembrado no filme.
8
11 - Moonlight - Pantera Negra é importância pela questão da representatividade negra e o diretor Ryan Coogler faz uma homenagem ao cineasta Barry Jenkins, que levou Moonlight a ser escolhido como Melhor Filme do Oscar 2017. Ele fez isso com colocando o ator Alex R. Hibbert, o garotinho do longa de Jenkins, como um dos garotos que veem a criação do centro de ajuda Wakanda em Oakland.
9
12 - Oakland e Public Enemy - Ryan Cogler nasceu em Oakland. Esse é também o local de nascimento do partido político Black Panther, fundado em 1966, algumas semanas após o personagem da Marvel (mudando o nome do herói por algum tempo). A história e o significado do Pantera Negra e do partido político tem muito peso no longa e por isso o longa começa e termina lá. Além disso, o Public Enemy não só tinha letras que condiziam com o partido, como deixava clara essa relação nas suas roupas. Por isso, no apartamento de N'Jobu, em Oakland, é possível ver o cartaz do grupo na parede.
10
13- Djalia - Como parte da cerimônia para se tornar rei de Wakanda e Pantera Negra, T'Challa bebe uma infusão da erva em forma de coração e é enterrado sob areia para que ele possa ter uma visão de seus antepassados. Ele termina em uma bela paisagem onde encontra seu pai, no reino dos quadrinhos conhecido comp Djalia, plano transcendente feito a partir das memórias coletivas do povo de Wakanda.
11
14 - O mágico de Oz - Shuri sempre é sarcástica e quando Everett Ross pergunta se ele está em Wakanda, a irmã do Rei responde que na verdade estão no Kansas. Obviamente, é uma pequena referência à icônica frase "não estou mais no Kansas", dita por Dorothy em O mágico de Oz e repetida em diversos filmes, como Matrix. Essa é uma maneira inteligente de deixar claro que Wakanda é genuinamente algo de outro mundo.
12
15 - Jovem T'Chaka - Se o ator que faz T'Chaka jovem te lembra o personagem mais velho visto em Guerra Civil e Pantera Negra, isso não é por acaso. O ator é Atandwa Kani, filho de John Kani, intérprete de T'Chaka nos dois filmes.
13
É preciso de atenção e ser fã de quadrinhos para notar que os muitos detalhes ocultos presentes em Pantera Negra . Separamos quinze easter eggs que você precisa ficar ligado para perceber no longa da Marvel. Se você ainda não assistiu, saiba que existem spoilers adiante:
14
1- De Volta para o Futuro - Antes de uma importante missão, Shuri oferece a T'Challa sapatos que se adaptam automaticamente ao pé do usuário. Ela brinca dizendo que eles são como "aqueles sapatos daquele filme antigo que o papai amava". Ela está falando dos famosos tênis usados por Marty McFly, claro!
15
2 - Uniformes - Aqui são 2 easter eggs relacionados à roupa do Pantera Negra e do vilão. No filme, o uniforme surge a partir do colar usado pelo rei e uma das opções é um dourado. Essa peça acaba usada por Erik Killmonger, cuja roupa lembra as cores do personagem nos quadrinhos e, ainda por cima, lembra um leopardo e faz referência à época que o herói se chamou Black Leopard por questõs políticas. Além disso, esse colar de ouro é quase uma cópia perfeita da versão usada pelo herói nas histórias em quadrinhos da Marvel.
16
3- Garra Sônica (de fato) - Ulysses Klaw (Andy Serkis) apareceu em Vingadores: Era de Ultron e é famoso por roubar/negociar vibranium, mas nas HQs é também conhecido pelo o braço com uma arma sônica embutida. E finalmente vemos isso no filme! Até rola uma explicação de onde vem a tecnologia!