Easter Eggs de Viúva Negra que você não pode perder
A história de Natasha Romanoff terminou em Vingadores - Ultimato, mesmo assim Viúva Negra representa um novo capítulo no Universo cinematográfico da Marvel e oferece uma dica do que pode vir no futuro.
Inevitavelmente, o filme tira proveito da história em quadrinhos de Romanoff, bem como se conecta ao MCU de forma ampla, apesar de ter apenas conexões soltas com outros filmes da Marvel.
Como sempre, a produção traz easter eggs e referências, confira:
Yelena repete o truque da faca do Soldado Invernal
O truque de Yelena para matar seu primeiro alvo copia a habilidade com a faca de Bucky Barnes em Capitão América: O Soldado Invernal. É sutil, mas deixa claro que as Viúvas Negras e o Soldado Invernal tiveram o mesmo treinamento, ecoando os quadrinhos, nos quais o Soldado Invernal foi realmente usado como parte do treinamento de Natasha. Em outro momento, há uma cena em que o Treinador também parece copiar o truque da faca do Soldado Invernal.
O Programa Soldado de Inverno
Falando nisso, é revelado por Melina que a informação que Alexei roubou do Instituto do Norte foi o resultado de experimentos feitos em Bucky Barnes como parte do programa Soldado Invernal, reafirmando a ligação entre HYDRA e os controladores soviéticos de Bucky. A explicação de Melina sobre os experimentos de controle da mente deixa claro que Bucky sofreu muito mais coisas do que revelado até agora.
Treinador aprendendo sobre os heróis
A primeira cena de Treinador o mostra assistindo a imagens da luta da Viúva Negra e Gavião Arqueiro em Capitão América: Guerra Civil. Posteriormente, vemos o personagem imitando os movimentos desses e outros heróis.
O legado de Budapeste de Gavião Arqueiro e Natasha
No esconderijo de Budapeste, Yelena comenta sobre três estranhos buracos de bala na parede, que Natasha explica serem de flechas. Claramente, este foi o local da luta em Budapeste que Natasha comenta em Os Vingadores, quando ela e Gavião Arqueiro foram cercados e lutaram lado a lado.
Arrependimento por filha de Dreykov
A revelação de que Natasha permitiu que a filha de Dreykov morresse é uma ligação inteligente com Os Vingadores de 2012, em que Loki provocou Viúva Negra sobre os pecados de seu passado. Loki duvidou que seus crimes pudessem ser perdoados, citando a "filha de Dreykov" como um de seus piores erros. O novo filme mostra exatamente o que aconteceu.
Potencial genético, uma referência aos X-Men?
Em um momento particularmente sutil, Melina confirma que Natasha foi escolhida por seu potencial genético - razão pela qual ela teve sucesso como Viúva Negra. Isso nos remete ao motivo pelo qual Wanda e Pietro Maximoff foram os únicos sujeitos de sucesso no Programa da Hydra. É uma provocação bem sutil, mas na verdade sugere que Natasha pode ter o gene X, como uma de suas versões dos quadrinhos.
Bônus: a fuga da balsa de Guerra Civil
A última cena do filme mostra Natasha pegando um Quinjet dos Vingadores, que vemos ela usando em Guerra Infinita. Com a navel, ela vai até prisão balsa ao lado Steve Rogers para resgatar os Vingadores presos lá - Sam Wilson, Scott Lang, Clint Barton e Feiticeira Escarlate.
Bônus: Referências do Futuro Marvel
Cuidado com os spoilers, você foi avisado:
A cena pós-créditos é simples, mas mostra Yelena (Florence Pugh), irmã de Natasha (Scarlett Johansson), indo ao túmulo da Vingadora e prestando homenagem à ela. Uma homenagem que faltou em Vingadores: Ultimato, diga-se de passagem, o que acaba servindo como referência a essa falta.
Em seguida, ela encontra Valentina Allegra de Fontaine, interpretada por Julia Louis-Dreyfus (Seinfeld), que apareceu em Falcão e Soldado Invernal. As duas parecem se conhecer e Valentina mostra à Yelena uma foto do Gavião Arqueiro e diz que ele é culpado pela morte de Natasha. É uma referência à nova série da Disney+.