Famosos que foram demitidos por causarem polêmicas nas redes sociais
Na manhã desta quinta-feira (11) a atriz Gina Carano foi demitida de The Mandalorian, popular série ambientada no universo da saga Star Wars, após causar polêmicas em suas redes sociais. A intérprete de Cara Dune fez posts ofensivos sobre o Holocausto, além de ridicularizar o uso de máscaras contra a pandemia de COVID-19 e ironizar de pessoas trans sobre o uso de pronomes neutros.
A Lucasfilm publicou um comunicado oficial confirmando a demissão da atriz e chamando suas atitudes de "repugnantes e inaceitáveis".
Porém, esse não é o primeiro caso de astros que foram demitidos após conteúdos ofensivos em suas redes sociais. Nomes como o cineasta James Gunn, de Guardiões da Galáxia, e a atriz Lea Michelle, de Glee, também perderam trabalhos após situações parecidas.
Confira:
James Gunn
Em agosto de 2018, o cineasta James Gunn, de Guardiões da Galáxia, foi demitido da produção do terceiro filme da franquia após a revelação de tweets ofensivos nos quais ele "brincava" com assuntos delicados como pedofilia, AIDS e estupro.
O caso gerou revolta nas redes sociais e levou a Disney, o estúdio por trás da franquia da Marvel, a publicar um comunicado oficial confirmando a demissão de Gunn. "As atitudes e declarações ofensivas descobertas no Twitter de James são indefensáveis e inconsistentes com os valores de nosso estúdio, e nós rompemos nosso relacionamento comercial com ele", disse Alan Horn, presidente do estúdio, na época do ocorrido.
No entanto, em março de 2019 o cineasta foi recontratado pela Marvel para assumir novamente o comando do longa dos Guardiões.
Hartley Sawyer
Em junho de 2020, o ator Hartley Sawyer foi demitido da sétima temporada da série The Flash após usuários do Twitter encontrarem diversos posts com conteúdos racistas, homofóbicos e misóginos na conta oficial do ator de 36 anos que interpretava o Homem-Elástico na atração.
Na época, Eric Wallace, o showrunner da série da CW, divulgou um comunicado afirmando que as ofensas de Sawyer partiram seu coração e que o deixaram totalmente furioso. O ator foi demitido dias depois.
Lea Michelle
Lea Michelle, a Rachel Berry da série Glee, também foi outra que causou polêmica em suas redes! Em junho de 2020, ela foi extremamente criticada pelos colegas de elenco após ser acusada de ter um comportamento ofensivo e racista com a atriz Samantha Ware nos bastidores da série.
Tudo veio à tona após um tweet de Lea sobre a morte de George Floyd, homem negro que foi brutalmente assassinado por dois policiais brancos em maio do ano passado. A atriz postou uma mensagem de repúdio ao caso com a hashtag #BlackLivesMatter (Vidas Negras Importam). Foi então que boa parte do elenco de Glee se posicionou afirmando que Lea era hipócrita.
Na época, a atriz era garota propaganda da Hello Fresh, serviço de delivery americano, mas acabou tendo seu contrato de publicidade encerrado pela empresa logo após o ocorrido.
Roseanne Barr
Em 2018, a veterana Roseanne Barr foi demitida da popular série Roseanne, remake do clássico dos anos 90 na TV americana, após fazer um tweet ofensivo contra Valeria Jarrett, ex-assessora de Barack Obama. A atriz e produtora da série causou uma grande revolta ao comparar Jarrett com o filme Planeta dos Macacos.
No mesmo dia, o presidente da emissora ABC, Channing Dungey, divulgou um comunicado afirmando que a atitude da atriz era "abominável e repugnante", e que a série estava oficialmente cancelada pelo canal.
Brett Caprioni
Em 2020, Brett Caprioni, integrante do reality show Vanderpump Rules, foi demitido da nona temporada da atração após o reaparecimento de antigos tweets em sua conta oficial com ofensas racistas. Além dele, Max Boyens, outro integrante do elenco, também foi demitido pelo mesmo motivo.
Pouco tempo depois, Caprioni foi a público e se desculpou pelo ocorrido, afirmando que "não estava bem na época" e que tudo não passava de "piadas entre eles", referindo-se ao colega.