Vin Diesel beija como 'peixe morto' em 'Velozes e Furiosos', diz Charlize Theron
A franquia Velozes e Furiosos começou em 2001 como uma história sobre corridas ilegais, mas oito filmes e um spinoff depois, tornou-se uma das franquias mais lucrativas de Hollywood, com algumas das acrobacias mais impressionantes vistas nas telas.
Como preparação para Velozes e Furiosos 9, separamos algumas curiosidades para você conferir logo depois de ver o trailer do novo filme:
Curiosidades
- A ideia do primeiro filme nasceu depois que o diretor Rob Cohen leu um artigo intitulado "Racer X" na Vibe Magazine, em 1998. O artigo detalhava o cenário das corridas de rua em Nova York. Depois disso, Cohen procurou uma corrida em Los Angeles e, após vê-la, decidiu fazer o filme.
- Vin Diesel recusou US$ 25 milhões para retornar na sequência - Diesel e o diretor Rob Cohen foram convidados a retornar para a sequência, mas os dois deixaram o projeto. Diesel estava insatisfeito com o roteiro e...pelo que sabemos do filme, ele estava certo.
Treta do spin-off
- Dwayne Johnson e Vin Diesel quebraram o pau das gravações do oitavo filme e o intérprete de Dominic Toretto usou seus poderes de produtor executivo da franquia para cortar algumas cenas de Dwayne, que, irritado, não aceitou participar do nono filme. Então, para não perder o carismático ator, nasceu a ideia do spin-off.
- A química entre Dwayne Johnson e Jason Statham nas gravações de Velozes E Furiosos 8 chamou atenção dos produtores e foi outro incentivo para a criação de um spin-off.
- Depois que Velozes E Furiosos: Hobbs E Shaw foi oficializado, Michelle Rodriguez e Tyrese Gibson se pronunciaram contra o filme alertando que isso prejudicaria a "família Velozes & Furiosos".
Inspirado em Caçadores de Emoção
Velozes e Furiosos pega inspiração do filme Caçadores de Emoção, com Keanu Reeves e Patrick Swayze, no qual um agente do FBI se disfarça para se infiltrar em um grupo de ladrões de banco surfistas. Existe até uma cena no longa de 2001 em que Dom e Brian vão a um restaurante chamado Netuno's Net, um lugar real em Malibu. É também o restaurante que aparece em Caçadores de Emoção.
Dirigir é importante, mas...
Nem todo mundo no elenco sabia dirigir. Apesar do filme ser sobre manobras insanas com carros, Michelle Rodriguez, a Letty, e Jordana Brewster, a Mia, não sabiam dirigir. Brewster não tinha nem carteira de motorista e Rodriguez tinha acabado de tirar a sua e ainda recebia muitas multas quando andava por aí, conforme revelou em uma entrevista à Variety da época.
Tokyo Drift
- Tokyo Drift é na verdade o sexto filme na linha do tempo da franquia, embora tenha sido o terceiro a ser lançado.
- O nome completo de Han, protagonista do filme, é Han Seoul-Oh - o ótimo personagem é uma referência ao contrabandista de Star Wars, Han Solo, interpretado por Harrison Ford.
No Rio
- O papel de The Rock foi originalmente escrito para Tommy Lee Jones, revelou Vin Diesel no Facebook. O policial que vai atrás de Dom e do resto de sua equipe foi originalmente escrito para o ator de O Fugitivo. Diesel disse que foi a sugestão de um fã que o levou a procurar Dwayne Johnson.
- O clímax do quinto filme inclui um assalto no qual Dom e Brian roubam um cofre de banco inteiro e o arrastam pelas ruas do Rio de Janeiro com seus carros. Os cineastas fizeram essas cenas com cofres reais, mas não enquanto ele estava sendo puxado. Na verdade, era uma maquete que se encaixava em um caminhão que dava a ilusão de que eram os os carros que estavam arrastando, como explicou o coordenador de dublês em uma entrevista à Vanity Fair.
Paul Walker digital
- Quando Paul Walker morreu em 2013, ele deixou parte do sétimo filme inacabado. Diesel e o diretor James Wan acrescentaram uma longa homenagem a Walker no final do filme e, para terminar a produção, os irmãos de Walker, Caleb e Cody, substituíram Paul.
- Os cineastas usaram efeitos especiais e imagens antigas de Paul para adicionar digitalmente seu rosto ao corpo de seus irmãos em certas tomadas, principalmente na cena final. Já na trama, o personagem de Walker, Brian, se aposentou para viver em paz ao lado da irmã de Dom, Mia.
Beijo de peixe morto
- No oitavo filme, Charlize Theron se junta ao elenco da franquia como ciberterrorista Cypher. Ela chantageia Dom e, em um ponto do filme, o beija para provocá-lo. O personagem fica relutante, como era de se esperar. Só que Theron contou no programa Ellen Degeneres que quando os dois se beijaram, ele apenas ficou sentado "congelado, como um peixe morto". Diesel eventualmente também participou do programa e concordou com a comparação.
- Os Mithbusters revelaram que a cena final, na qual um submarino persegue os carros dos protagonistas no gelo, seria impossível, já que um submarino nuclear se move a, no máximio, 80km por hora, bem menos do que os carros tunados da franquia.
Velozes e Furiosos 9
Velozes e Furiosos 9 vai estrear no Festival de Cannes, um dos mais importantes do mundo. Estrelado por Vin Diesel, John Cena e Michelle Rodriguez, o filme será exibido como um dos grandes destaques do evento que acontecerá de 06 a 17 de julho na França.
Com direção de Justin Lin e roteiro de Dan Casey, Velozes e Furiosos 9 trará o retorno de boa parte do elenco original, incluindo nomes como Vin Diesel, Michelle Rodriguez e Jordana Brewster.
Já uma das novidades dessa sequência será a entrada de John Cena, ator de Brincando Com Fogo, como um dos vilões do filme.
Na trama, Toretto leva uma vida tranquila ao lado de Letty (Michelle Rodriguez) e Brian, seu filho. No entanto, o casal sabe que a qualquer momento esse sossego poderá ter fim. Quando uma ameaça o força a voltar às pistas, Toretto reúne sua equipe contra uma trama mundial liderada por um assassino impetuoso: seu irmão abandonado.
Aqui no Brasil, Velozes e Furiosos 9 tem estreia prevista para 24 de junho nos cinemas. Veja outro trailer do filme: