Fatos históricos que são filmes de terror prontos
Filmes de terror são sempre mais assustadores quando apresentam contextos culturais com os quais o público pode se identificar, como fatos históricos.
Quando o diretor sabe o que faz, combinar os detalhes precisos do passado com os mitos e monstros do folclore garantem filmes impressionantes, capazes de juntar monstros de terror clássicos com eventos trágicos encontrados em livros de história.
E a história real costuma, normalmente, ser até mais assustadora:
Guerra Civil Espanholha
O cenário histórico: O Labirinto do Fauno e se passa durante o verão de 1944 na Espanha, cinco anos após a Guerra Civil Espanhola e durante o início do período franquista. O filme retrata as ações de um capitão falangista em seus esforços para caçar os espanhóis que rebelavam contra o regime fascista.
O Horror: Guillermo del Toro equilibra os horrores do mundo real e eventos históricos com uma narrativa de terror e fantasia, completa com designs de criaturas únicas. Enquanto uma menina de 10 anos chamada Ofelia (Ivana Baquero) testemunha os atos cruéis cometidos por seu novo padrasto, um comandante militar (Sergi López), contra rebeldes republicanos, ela descobre um mundo de fantasia e um antigo labirinto de pedra contendo um fauno.
Caça às Bruxas
O cenário histórico: ambientado em 1630, A Bruxa segue uma família puritana que vive em uma fazenda na Nova Inglaterra depois de serem banidos de sua colônia por causa de uma disputa religiosa. Quando uma série de incidentes ocorre em sua fazenda, incluindo o desaparecimento de seu filho mais novo, a família se convence de que a culpa é de uma presença maligna na floresta.
O Horror: Essa é uma narrativa típica do que acontecia com as mulheres consideradas bruxas na América do Norte, O filme aborda mitos de bruxaria ocidental, incluindo imagens de contos de fadas, Baba Yaga, Satanás como uma cabra e o perigo de se ter uma criança num ambiente de colônica. Ambientado durante o período da primeira histeria das bruxas, 62 anos antes dos julgamentos das bruxas em Salem, o filme dá a sensação de que os espectadores estão testemunhando a história de origem desse caçada mortal do passado dos EUA.
Os horrores nazistas
O cenário histórico: a Segunda Guerra Mundial é o cenário do filme de ação e horror Operação Overlord, que segue um esquadrão de pára-quedistas dos EUA em uma missão para destruir uma torre de rádio alemã localizada em uma cidade francesa ocupada. A ação acontece em 5 de junho de 1944, na noite anterior ao Dia D.
O Horror: Ao chegar à torre, os soldados americanos descobrem que o regime de Hitler também tem usado o local para experiências médicas. Os aldeões franceses são desfigurados por um soro desenvolvido pelos cientistas da SS, que os soldados descobrem ter o poder de trazer os mortos de volta à vida. Os efeitos colaterais do soro incluem mutações e comportamento agressivo, essencialmente transformando-os em zumbis super-soldados.
Pandemia da Peste Negra
Morte Negra
O cenário histórico: ambientado em 1348, o enredo foca na Peste Negra, ou melhor, no primeiro surto da peste bubônica na Inglaterra medieval. Foi uma das doenças mais devastadoras da história.
O Horror: Embora um enviado da igreja inicialmente tenha o objetivo descobrir o que manteve a vila protegida da destruição da peste, ele se espanta ao perceber que um necromante que está usando artes das trevas para manter a doença sob controle.
Fanatismo religioso
O cenário histórico: Apóstolo se passa em 1905 em uma remota ilha galesa, onde um culto que ameaçava a coroa foi fundado. O protagonista, Thomas Richardson (Dan Stevens), viaja para a ilha para resgatar sua irmã (Elen Rhys), que está sob custódia do líder do culto (Michael Sheen). As questões de fé que surgem durante esses esforços são especialmente relevantes para Richardson, que é um ex-missionário perseguido durante a Rebelião dos Boxers por pregar o Cristianismo na China.
O Horror: Ao chegar na ilha, Richardson fica sabendo que a terra continua fértil devido a um constante suprimento de sacrifícios de animais. O culto aprisionou uma divindade semelhante a uma bruxa que se alimenta de sangue para fazer a vida selvagem crescer. O culto também realiza uma série de rituais viciosos para "purificar" os moradores que ameaçam a comunidade.
Revolução Americana
O cenário histórico: A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça é, na verdade, um conto de 1820 de Washington Irving. Ambientado em 1799, mostra assassinatos que se acredita terem sido executados pela aparição de mortos-vivos de um mercenário que lutou na Revolução Americana. No romance, esta aparição teria perdido a cabeça devido a uma explosão de canhão durante uma batalha real da guerra.
O Horror: Apesar dos esforços do policial de Nova York Ichabod Crane (Johnny Depp) para provar uma explicação científica para uma série de mortes horríveis atribuídas ao Cavaleiro Sem Cabeça (Christopher Walken), causas sobrenaturais são eventualmente reveladas como a resposta ao mistério.