Filmes bizarros lançados nos anos 90 que você precisa ver (ou rever)
Os anos 90 trouxeram diversas produções memoráveis aos cinemas, longas consagrados que até hoje dominam o imaginário popular. E também foi uma década responsável por filmes, digamos, bizarros! Teve muita viagem no tempo, testes científicos e até mesmo fábulas que nos arrepiam a espinha.
Reunimos os filmes mais "bizarros" lançados nos anos 90 que você não pode deixar de ver (ou rever) o quanto antes:
Quero Ser John Malkovich | 1999
Um dos filmes mais "explode cabeças" é esse clássico lançado em 1999, dirigido por Spike Jonze. Tido como um dos mais loucos da década, o longa mergulha por abordagens psicossociais e tem momentos praticamente inexplicáveis! O elenco estelar traz nomes como John Cusack, Cameron Diaz e, claro, John Malkovich.
A história segue Craig Schwartz, um homem que enfrenta problemas financeiros e, por isso, aceita um trabalho temporário em uma empresa bastante peculiar. Um dia, ele encontra uma porta que leva à mente do ator John Malkovich. Com a descoberta, surge a ideia de lucrar com um serviço para quem quiser "ser" John Malkovich durante 15 minutos, dentro da mente do famoso ator. Porém, John começa a perceber coisas estranhas acontecendo em sua vida e pessoas estranhas invadindo sua mente.
Junior | 1994
Você deve se lembrar desse grande clássico da comédia, né? Estrelado por Arnold Schwarzenegger e Danny DeVitto, o longa lançado em 1994 é sim muito divertido, porém é totalmente bizarro ao envolver a ciência.
Na trama, os cientistas Dr. Hesse e o Dr. Arbogast estão à frente de uma experiência revolucionária, que consiste no desenvolvimento de uma droga para auxiliar a gravidez. No entanto, eles são proibidos de continuar com o estudo e, desesperados, acabam roubando um dos óvulos e implantando em Hesse. Só que o grandalhão engravida e dá início a uma série de confusões para explicar essa loucura.
Os 12 Macacos | 1995
O filme de Terry Gilliam, lançado em 1995, aborda desde viagem no tempo até um vírus mortal, em uma trama para lá de complexa. No elenco, nomes como Brad Pitt e Bruce Willis integram essa história cheia de simbolismos.
No longa, James Cole é um prisioneiro que vive em 2035. Em troca de sua liberdade, ele aceita voltar no tempo para evitar a propagação de um vírus mortal que devastou a Terra em 1996. Ao chegar no ano de 1990, ele é internado em um manicômio, pois ninguém acredita em seus importantes avisos. No local, ele acaba descobrindo mistérios que o fazem duvidar de sua própria sanidade.
Violência Gratuita | 1997
O filme dirigido por Michael Haneke traz uma dupla insana que comete diversas brutalidades. Até aqui o enredo parece bem comum às produções do gênero em Hollywood, certo? Porém, o diretor usa diversos elementos e diálogos sádicos para aproximar o longa da realidade e fazer o espectador entrar de cabeça nessa conturbada produção.
Na trama, um casal embarca com o filho para descansar em uma casa próxima a um lago. Logo eles recebem a visita de dois jovens que usam trajes e luvas brancas e revelam um comportamento assustador. Eles aprisionam a família e apostam que todos estarão mortos dentro de 12 horas.
Edward Mãos de Tesoura | 1990
Sim, nós amamos esse romance que marcou uma geração! Porém não tem como negar que esse filme é bem bizarro em suas abordagens. Com roteiro de Caroline Thompson e direção de Tim Burton, o longa estrelado por Johnny Depp garante emoção, mas também entrega momentos sombrios que arrepiam a espinha, fora que uma criatura com mãos de tesoura é algo bem estranho!
Na história, o inventor Vincent Price cria Edward, mas morre antes de conseguir substituir as tesouras que servem de mãos para a criatura. Um dia, a adorável Peg encontra a criatura sozinha em uma casa sombria e o leva para morar com sua família. Logo Edward, que é ingênuo e simpático, torna-se popular entre a vizinhança por seus dotes de cabeleireiro e jardineiro. No entanto, ao se apaixonar por Kim, filha de Peg, ele vira alvo de uma caçada incansável.
Austin Powers - 000: Um Agente Nada Discreto | 1997
Uma sátira à clássica franquia 007, de James Bond, é até ok. Porém, neste filme de 1997, a coisa fica totalmente maluca quando o humor ácido invade a trama e mescla muita extravagância com viagens ao espaço, arma nuclear, Mike Myers vivendo o mocinho e vilão ao mesmo tempo, além de boas doses de insanidade!
Na história ambientada em 1969, Austin Powers é um agente secreto britânico que luta para capturar Dr. Evil, um gênio do mal, mas o vilão é congelado e enviado ao espaço. Pensando em uma forma de conseguir cumprir a missão, Austin se oferece para também ser congelado. No entanto, trinta anos se passam e Dr. Evil acorda, rouba uma arma nuclear e usa o mundo de refém. Austin também é acordado e além de tentar capturar o vilão, ainda terá de se adaptar com o mundo dos anos 90.