21 filmes da Disney para assistir em família
Que tal aproveitar as nossas dicas para uma sessão em casa?
Por Redação
08/12/2021 - Atualizado há 4 meses
É só ouvir Disney para que, automaticamente, um mundo de encantamento venha à nossa mente! O estúdio sabe conquistar o público, não importa qual seja a idade!
Que tal relembrar esses longas e anotar a dica para uma sessão em família?
Zootopia - Essa Cidade É O Bicho
Zootopia - Essa Cidade É O Bicho recria uma sociedade com moradores de diferentes raças de animais e traz uma verdadeira lição para as crianças sem deixar de dar alguns puxões de orelha em seus pais. Na trama, Nick Wilde é uma raposa falastrona que é acusada por um crime que não cometeu e foge. A melhor policial da cidade, uma coelha, segue seu rastro implacavelmente determinada a fazer justiça, mas os dois inimigos acabam se unindo ao se verem vítimas de uma grande conspiração.
Divertidamente
Se tem um filme capaz de conquistar todas as gerações é Divertidamente. O longa trata das sensações de uma maneira que um adulto demoraria inúmeras sessões de terapia para conseguir compreender. Já os adolescentes irão entender muito bem o que se passa na mente de Riley. Para as crianças, os sentimentos podem ser facilmente reconhecidos por meio dos personagens que conseguem representar muito bem as suas ações ao sentirem algo.
Wall-e
E quem disse que são necessárias falas para transmitir uma grande lição? Wall-e faz com que qualquer pessoa pense na forma como estamos cuidando do nosso planeta. O filme consegue transmitir consciência com o mundo que estamos deixando para nossos herdeiros e nos faz pensar no que não se deve reproduzir para garantir a sobrevivência do meio ambiente.
Os Incríveis
E como não se lembrar de Os Incríveis quando o assunto é família? A animação mostra como é possível vencer os desafios quando você está junto daqueles que dividem o lar com você. Além disso, o filme mostra que de onde menos esperamos pode vir uma grande ajuda!
Procurando Nemo
A relação de pai e filho é o ponto alto de Procurando Nemo, afinal, que prova maior de amor Marlin poderia dar a Nemo que percorrer os sete mares a fim de encontrá-lo? Além disso, o filme trata de maneira muito leve as diferenças, já que uma barbatana do peixinho-palhaço é menor do que a outra e Dory sofre de perda de memória recente, mas ainda assim consegue ajudar na busca. Para os pais-coruja, a trama mostra como é necessário dar um pouco de espaço ao seu pequeno enquanto ele amadurece.
Vida De Inseto
Não podemos nos esquecer de Vida De Inseto. Um grupo com diferentes bichinhos é capaz de salvar um formigueiro do ataque de gafanhotos. E eles são liderados por uma formiga que nunca teve porte para fazer parte do exército de sua comunidade. Além disso, o filme trata da diferença entre classes sociais de uma forma bem singela e é capaz de mostrar que não precisamos nos acomodar com o sistema já instalado em nossa sociedade. Uma verdadeira lição de cidadania!
Toy Story
E quem nunca pensou como vivem os brinquedos quando estamos longe deles? Em Toy Story somos levados a ir além da imaginação e realmente acreditar que cada boneco realmente tem vida. Dessa maneira, é possível trabalhar sentimentos como amor, ciúmes e inveja através dos diálogos de Woody e seus amigos. E a franquia não parou com suas lições no seu primeiro longa. Assistir aos quatro filmes nos faz refletir sobre nosso amadurecimento e o quanto é necessário encerrar alguns ciclos.
Peter Pan
Sonhar com a Terra do Nunca e ser uma eterna criança. Peter Pan pode trazer uma certa nostalgia aos pais que assistem ao filme. Mas, junto com o desejo de viver na infância, a trama traz também uma lição do quanto precisamos amadurecer. Crescer faz parte da vida e, apesar de doloroso, pode ser uma nova aventura.
Carros
Saber valorizar o diferente é uma das maiores mensagens de Carros. Afinal, McQueen mostra que tem muito o que aprender com os personagens de Radiator Springs. Humildade é a principal lição que os moradores da cidadezinha do interior têm para ensinar. Para os adultos, o sentimento que motivou John Lasseter a criar a história pode ser percebido. A trama mostra que, às vezes, é preciso desacelerar, ver sua vida de um outro ângulo para voltar ao trabalho com uma nova postura.
Operação Big Hero
Operação Big Hero é um filme que vai muito além de um super-herói. E ele consegue agradar por sua trama que faz refletir sobre o luto e também sobre o legado que deixamos para as nossas gerações futuras. Além disso, o filme mostra o quanto não estamos sozinhos e como precisamos de pessoas diferentes ao nosso lado para podermos conquistar aquilo que queremos, principalmente quando cada uma delas pode usar o seu dom em favor disso.
Up - Altas Aventuras
O respeito pelos idosos e a possibilidade de uma amizade verdadeira entre gerações é uma das maiores mensagens de Up - Altas Aventuras. O filme vai muito além de seus minutos iniciais, em que Fredricksen e Ellie vivem uma história de amor, e mostra que nunca é tarde para realizar um sonho. A relação entre o protagonista e o jovem Russell ainda nos inspira sobre o quanto podemos aprender com o outro, não importa quem ele seja.
O Cão e a Raposa
E quando o assunto é o respeito pelas diferenças, O Cão e a Raposa não tem como não ser lembrado. Afinal, quem poderia imaginar que dois integrantes de mundos tão diferentes e verdadeiros inimigos naturais se dariam tão bem? E, apesar dessa amizade não continuar na fase adulta dos personagens, ela nos traz a lição de que algumas pessoas são capazes de nos marcar de tal forma que sempre teremos consideração por elas, não importa o que aconteça.
A Família Do Futuro
O amor pela família pode ser aprendido em A Família Do Futuro. Depois de tanto sonhar em conhecer sua mãe biológica, o jovem inventor Lewis acaba viajando no tempo e chegando em uma casa com integrantes um tanto excêntricos. Ainda assim, ele reconhece as qualidades de cada um deles e aprende a amá-los, antes mesmo de saber que seu futuro está realmente ligado ao deles.
Ratatouille
Qual a barreira impede que seu sonho se realize? No caso de Remy, de Ratatouille, sua origem era o que o impedia de se tornar um verdadeiro chefe de cozinha. Esqueçamos que se trata de um rato! O personagem representa muito bem todos aqueles que acabam se achando menores por sua classe social e impedidos de fazer o que realmente amam, muitas vezes, por falta de oportunidade e reconhecimento.
O Rei Leão
Esse é para se emocionar em família! O Rei Leão é hors concours. A animação mostra o quanto a nossa origem tem a dizer sobre nós mesmos e que temos certas missões a realizar, como Simba que precisava ocupar o lugar que um dia foi de seu pai. Mas, além disso, o filme também fala sobre a amizade entre pessoas tão distintas e trata da inveja de uma forma bem clara com Jafar.
Irmão Urso
Não devemos tirar conclusões pela aparência. Em Irmão Urso, Kenai acredita que ursos são animais terríveis e muito agressivos. Mas, depois de perder um de seus irmãos, ele é enfeitiçado e conhece o outro lado. Assim, ele vê que nem tudo é o que como ele imaginava, principalmente depois de conhecer Koda, um ursinho órfão que conquista seu coração e o faz desejar continuar na pele de um animal.
Detona Ralph
Todos desempenhamos um papel em nossa sociedade e merecemos reconhecimento por isso. Em Detona Ralph, o protagonista aprende a duras penas que ele não pode mudar o que é, mas que nem por isso é pior que os outros. É assim também que ele ensina toda a comunidade do fliperama sobre o fato de também ter qualidades, apesar de elas não serem vistas antes como algo bom.
A Espada Era a Lei
Apesar de não ser um filme muito assistido, A Espada Era a Lei traz uma mensagem muito bonita a respeito do preconceito. Afinal, quem imaginava que o pequeno Arthur, um mero funcionário do estábulo do castelo, seria o único capaz de fazer uma antiga profecia se cumprir? A animação ainda conta com um ar mais lúdico que nos faz viajar um pouco no tempo e acreditar nos truques do mago Merlin.
Valente
Apesar de ser um filme de princesa, Valente é um filme para a família inteira. Muito longe de sonhar com seu príncipe encantado, Merida prova a todos que não precisamos nos enquadrar nas expectativas que a sociedade tem para nós. Junto a isso, o filme consegue nos fazer refletir sobre a liberdade que os pais precisam dar para seus filhos.
Monstros S.A.
Apesar de ser um filme ligeiramente mais infantil, Monstros S.A. cativa por seus personagens fofos e a história de uma humana que se apaixona pelo monstro do armário. Uma amizade improvável que nos encanta! Sully ainda ajuda a desvendar uma fraude que acontecia dentro da empresa em que ele trabalha e descobre que não precisa se acomodar sendo mal e pode ter grandes benefícios com a mudança de postura.
Pinóquio
Quem nunca disse que mentir pode fazer o nariz crescer? Pinóquio é ótimo para discutir a respeito de honestidade e os desdobramentos da mentira. Apesar de não ser um filme que tenha um humor adulto, ele faz os pais voltarem no tempo. Vale pelo momento nostalgia!