6 melhores filmes sobre A Segunda Guerra
O cinema se inspira muito na Segunda Guerra Mundial para contar grandes história. Confira as melhores e mais realistas:
O Resgate do Soldado Ryan
O alto comando do exército descobre que quatro irmãos Ryan estavam nas forças armadas e que três deles foram mortos. O Capitão John Miller (Tom Hanks) é designado para salvar o último soldado da família Ryan que ainda está vivo e retirá-lo do conflito. Porém, é preciso descobrir onde ele está, percorrendo diversas regiões do território em guerra. Durante a missão, Miller e seus soldados enfrentam inimigos e seus próprios medos. O filme se inicia com a batalha do Dia D, quando Miller e seu batalhão se aproximam da praia de Omaha, no dia 6 de junho de 1944, frente à artilharia alemã, em uma inesquecível sequência de 24 minutos até a vitória americana.
A Ponte do Rio Kwai
O filme narra a saga de um grupo de soldados britânicos capturados pelo exército japonês. Após serem presos, todos são obrigados a construir uma ponte sobre o Rio Kwai. Como a localização da ponte é estratégica, os aliados enviam uma força tarefa para destruí-la. Está instituído o dilema: como atingir o objetivo sem sacrificar os britânicos capturados?
A Lista de Schindler
O alemão Oskar Schindler (Liam Neeson) decide usar mão-de-obra judia para abrir uma fábrica na Polônia. Testemunha do massacre aos judeus durante a Segunda Guerra, ele faz da fábrica um refúgio, salvando mais de mil vidas ameaçadas pelo nazismo. Mas para isso é preciso desafiar o regime nazista.
O Túmulo dos Vagalumes
Os irmãos Setsuko e Seita vivem no Japão durante o conflito. Após a morte da mãe num bombardeio americano e a convocação do pai para a Guerra, eles vão morar com alguns parentes. Insatisfeitos, saem da cidade e acabam num abrigo isolado na floresta, onde lutam contra a fome e as doenças e se divertem com as luzes dos vagalumes.
Cartas de Iwo Jima
O filme conta a história da batalha de Iwo Jima, travada entre soldados do império japonês e do exército norte-americano, durante a Segunda Guerra Mundial. A narrativa se desenvolve pelo ponto de vista dos soldados japoneses que participaram do conflito.
Dunkirk
A trama acompanha a evacuação militar britânica da cidade francesa de Dunquerque, em 1940, e da Operação Dínamo, que resgatou mais de 300 mil soldados em 800 navios enquanto as tropas aliadas estavam cercadas pelo exército alemão. O exército inglês calculava que apenas 25% das tropas Aliadas conseguiria sair do cerco, mas a operação conseguiu tirar mais de 330 mil homens das forças da França, do Reino Unido, da Bélgica e da Holanda em um dos momentos mais importantes da Segunda Guerra Mundial.