13 filmes que nos ajudam a entender a história do Brasil
Esses filmes nacionais são ótimos para divertir e aprender
Por Da Redação
14/11/2019 - Atualizado há 8 meses
Selecionamos alguns filmes essenciais que vão te ajudar a conhecer um pouco mais a nossa história. Confira:
Olga
Baseado na história real da comunista alemã naturalizada brasileira Olga Benario, o filme tem como pano de fundo a época da ditadura Vargas (de 1930 a 1945). Na trama, a esposa de Luís Carlos Prestes é presa e enviada para um campo de concentração nazista logo após o nascimento da filha.
Desmundo
O filme aborda um pouco da história colonial do Brasil e mostra a relação dos índios, nativos do país, com os colonizadores portugueses.
Carlota Joaquina - A Princesa Do Brazil
Situado no ano de 1785 na Espanha, o longa acompanha Carlota Joaquina desde sua infância na Europa até a vinda ao Brasil. De maneira divertida, o filme narra o comportamento da corte portuguesa no país e faz sátira ao colonialismo.
Guerra De Canudos
Em 1893, Antônio Conselheiro e seu grupo marcaram a história da República ao lutarem contra o exército brasileiro pela preservação da cultura sertaneja e contra o abandono político da região Nordeste, que se encontrava na mais pura miséria e desigualdade.
Memórias Do Cárcere
A produção narra a vida de Graciliano Ramos que, em 1936, ocupou o cargo público de diretor de instrução do Estado de Alagoas e foi preso na época do Estado Novo (1937-1945) por conta de suas posições políticas. O filme mostra a perspectiva pessoal do escritor alagoano e a criação da Aliança Nacional, movimento de massas que reunia opositores do fascismo.
Caramuru - A Invenção Do Brasil
Baseada na minissérie exibida pela TV Globo, a trama mistura ficção e realidade de forma bem-humorada. A história da chegada dos navegadores portugueses ao Brasil é contada a partir do ponto de vista de Diogo Álvares, o Caramuru, que ao chegar no país se apaixona pela índia Paraguaçu e acaba se tornando chefe da tribo dos Tuninambás, ajudando a fundar a cidade de Salvador.
Os Inconfidentes
A produção de 1972 retrata o episódio da Inconfidência Mineira, movimento político do século 18 que ocorreu no Estado de Minas Gerais, e acompanha a história de Tiradentes, um dos rebeldes contra o domínio colonial português que foi condenado à morte por seu posicionamento.
Cabra Marcado Para Morrer
O longa que narra a trajetória política de João Pedro Teixeira, líder da Liga Camponesa de Sapé assassinado em 1962, teve suas filmagens interrompidas após o golpe de 31 de março. Dezessete anos depois, o diretor Eduardo Coutinho voltou à região e se reencontrou com a viúva do militante, dando início a produção de um semidocumentário sobre a marcante história.
Pra Frente, Brasil
Outra produção brasileira que aborda a época do regime militar. Na trama, Reginaldo Farias vive Jofre, um cidadão comum que acaba sendo confundido com um militante de esquerda e é preso e torturado por agentes federais, tudo isso durante a euforia do milagre econômico brasileiro e da Copa do Mundo de 70.
Zuzu Angel
A cinebiografia narra a história da estilista brasileira que ajudou a colocar o nome do país no mapa da moda, mas precisou lidar com o drama de ver seu único filho, Stuart, desaparecer durante a Ditadura Militar, nos anos 70.
O Ano Em Que Meus Pais Saíram De Férias
Situado no ano de 1970, a trama é contada através do ponto de vista do menino Mauro, de apenas 12 anos, que sonha em ver a Seleção Brasileira de Futebol sendo tricampeã, mas devido a ditadura militar, acaba sendo separado de seus pais e obrigado a se adaptar ao modo de vida de uma comunidade no Bom Retiro, bairro de São Paulo que abriga judeus, italianos, entre outras culturas.
Policarpo Quaresma, Herói Do Brasil
Baseado no livro "O Triste Fim de Policarpo Quaresma", o longa narra a história de um homem sonhador e visionário cujo maior desejo era que o Tupi-Guarani fosse considerado o idioma oficial do Brasil, mas foi visto como lunático pelos outros e enviado diretamente a um hospício.
Gaijin - Os Caminhos Da Liberdade
O filme narra a história dos imigrantes japoneses que chegaram ao Brasil no início do século 20 e tiveram como principal ofício a colheita de café.