6 filmes com personagens surdos que você precisa ver
Neste domingo (24) é celebrado o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais, data que promove o uso e a regulamentação da comunicação utilizada pela comunidade surda e a sua importância para a inclusão social.
Muitos filmes abordam a temática, usando a condição de alguns personagens como principal foco do enredo de maneira emocionante e criativa. Em celebração à data, reunimos seis longas imperdíveis que retratam a vida de personagens surdos.
Confira:
A Família Bélier
Em A Família Bélier conhecemos a jovem Paula (Louane Emera), uma menina de 16 anos que vive em uma fazenda na França ao lado da família. Devido à deficiência auditiva deles, ela acaba tornando-se a intérprete oficial e figura fundamental na administração da fazenda. Mas quando ela decide participar de um concurso da Radio France e descobre um dom para o canto, precisa escolher entre ir atrás de seus sonhos ou permanecer cuidando de sua família.
Hush - A Morte Ouve
Lançado em 2016, o suspense dirigido por Mike Flanagan acompanha Maddie Toung (Kate Siegel), uma escritora surda que decide viver uma vida isolada na floresta desde que perdeu sua audição. Entretanto, durante uma noite aparentemente tranquila, ela terá de lutar por sua sobrevivência quando um homem mascarado invade sua casa silenciosamente para matá-la.
O Som do Silêncio
Extremamente elogiado, o drama lançado em 2020 e indicado ao Oscar de Melhor Filme em 2021 segue a vida de Ruben (Riz Ahmed) um jovem baterista apaixonado por seu trabalho. Ao lado de Lou (Olivia Cooke), sua namorada, ele forma uma banda de heavy metal que circula o país com shows lotados e aclamados. Porém, ao acordar um dia Ruben se vê parcialmente surdo e precisará passar pelo processo de luto de seu sentido mais precioso, redescobrindo uma nova maneira de viver a vida.
No Ritmo do Coração
No Ritmo do Coração, vencedor de Melhor Filme no Oscar 2022 e premiado com 4 prêmios no Festival de Sundance 2021, é um remake de A Família Bélier, longa francês lançado em 2014. Na trama dirigida por Sian Heder, Ruby (Emilia Jones), uma jovem integrante de uma família de deficientes auditivos, é a única a não ter a deficiência. Por isso, ela acaba assumindo o posto de intérprete para seus pais e irmão, ajudando ainda a organizar os negócios da família. No entanto, ela sonha em seguir na carreira da música e se vê dividida entre esses dois mundos pois, para isso, terá de deixar o local onde vive.
The Hammer
O drama biográfico lançado em 2010 conta a história real de Matt Hamill, um lutador nascido sem a audição que se tornou o primeiro atleta surdo a vencer um campeonato de luta livre. O longa percorre pelas dificuldades enfrentadas por Hamill antes de conquistar três vezes o título de campeão no esporte, além de abordar como sua deficiência o impulsionou a aprimorar outros sentidos durante as lutas.
O Milagre de Anne Sullivan
O clássico de 1962 - que ganhou uma nova versão em 1994 - acompanha Helen Keller, uma jovem surda e cega, e Anne Sullivan, uma professora com grande força de vontade. A menina nunca conseguiu se comunicar, o que a deixou com um temperamento difícil. O drama conta os esforços da nova professora e sua luta angustiante e persistente para que a menina aprenda a se comunicar.