6 filmes que são baseados em lendas urbanas sinistras
Se tem uma coisa que costuma apavorar aqueles que dão play em filmes de terror, é a frase "baseado em uma história real", não é? Claro que o cinema costuma usar a liberdade criativa para inserir elementos que deixam as tramas ainda mais assustadoras, mas ainda assim é impossível não tremer de medo!
E quando muitas dessas histórias são baseadas em lendas urbanas, aqueles contos que trazem um toque místico e macabro e que ganham vida mesmo que ninguém saiba direito de onde elas surgiram? O medo até triplica!
Pensando nisso, reunimos seis filmes que foram baseados em lendas urbanas sinistras que você precisa ver o quanto antes:
Lenda Urbana
Lançado em 1998, o longa que marcou os anos 90, época em que o subgênero slasher bombava nos cinemas, é baseado em diversas lendas urbanas e formulou sua trama com foco em um grupo de adolescentes, algo bem tradicional para a época. No enredo, quando uma série de assassinatos assolam uma pequena cidade, Natalie e seus colegas de classe, Brenda, Paul e Damon tentam desvendar os casos, mas acabam mais envolvidos do que gostariam nessa história assustadora.
O Mistério de Candyman
O Mistério de Candyman, filme de 1992, é também baseado em duas e assustadoras lendas urbanas. A origem veio do conto The Forbidden do autor Clive Barker, no qual Daniel Robitaille era um escravo que acabou se envolvendo com a filha de um dos donos de terra. Por isso, ele foi brutalmente espancado e antes de morrer, os agressores colocaram mel em Daniel para atrair abelha, vindo daí o apelido de Candyman. Dizem que ele morreu logo após as pessoas gritarem diversas vezes "candyman" e, por isso, a entidade é invocada quando seu nome é pronunciado cinco vezes em frente ao espelho.
A Maldição da Chorona
O filme que integra o universo de Invocação do Mal é baseado em uma lenda urbana mexicana. Ela conta que uma mulher afogou os dois filhos em um lago local e, agora, chora eternamente capturando outras crianças para substituir as suas. No filme, uma assistente social presencia a fúria da entidade quando tenta defender os seus filhos de serem levados por ela e acaba entrando em uma disputa sobrenatural com La Llorona.
Nunca Diga Seu Nome
O filme pouco falado no Brasil é completamente apavorante ao retratar a lenda de The Bye Bye Man. Segundo ela, um jovem albino e cego de nascença foi encontrado morto no orfanato em que morava nos anos 1920. Desde então, pessoas afirmavam que viam o homem nas ferrovias de trem pelo sul dos Estados Unidos e que ele matava as vítimas para roubar os seus órgãos. No filme, três amigos acabam invocando a entidade quando repetem seu nome e despertam um mal que não conseguem mais controlar.
A Bruxa de Blair
Um dos maiores clássicos do cinema de terror é baseado em uma história real e sinistra! A lenda de Elly Kedward conta que ela, uma suposta bruxa que viveu no século XVIII, faleceu na floresta após o inverno, mas seu corpo nunca foi encontrado. Quando diversas mortes misteriosas passaram a ocorrer no local, testemunhas afirmavam que viam uma mão puxar as vítimas para dentro de um lago. O filme acompanha um grupo de cineastas que viaja até à floresta para investigar essa lenda, mas acaba não retornando com vida.
Slender Man: Pesadelo sem Rosto
Mais atual do que nunca, a lenda do "homem sem rosto" que inspirou o longa de 2018 ficou famosa na internet após essa criatura ter sido criada por um americano em um programa de edição de imagens e compartilhado em um fórum. Desde então, jovens de todas as partes do mundo afirmaram ter visto o monstro, se comunicado com ele e, pior de tudo, feito coisas a mando da criatura! O filme mostra como quatro adolescentes fizeram um ritual para invocar o Slender Man e o desaparecimento de uma delas pelas mãos da entidade.