6 filmes vergonha alheia baseados em games sensacionais
As adaptações de filmes de videogame têm sido alvo de piadas há anos porque nenhuma chega perto da qualidade dos jogos. Sem falar que muitos deles são simplesmente horríveis.
Super Mario Bros, por exemplo, é uma vergonha, mas vamos deixar essa joia cinematográfica de lado e pensar em filmes de grande orçamento, que pelo menos tentaram fazer algo direito, mas foram incapazes de transportar os jogos para as telas.
Confira os piores longas que, pelo menos, tentaram fazer a coisa certa, mas acabaram falhando e acabam valendo a pena serem vistos porque os jogos são incríveis:
Resident Evil - Extinção (2007)
Praticamente qualquer filme da franquia poderia estar por aqui, mas todos tem algum ponto divertido, menos Extinção, que é fraco do começo ao fim. O filme se concentra em Alice e um grupo de sobreviventes de Raccoon City, que estão tentando atravessar o deserto de Mojave até o Alasca em meio ao apocalipse zumbi.
O filme apanhou muito da crítica por ser "mais do mesmo". Como as outras sequências de Resident Evil, você vai gostar deste filme se você ama a franquia.
Aprovação no Rotten Tomatoes: 24%
Tomb Raider (2018)
Os três filmes de Tomb Raider foram fracos, mas o mais recente, lançado em 2018 com Alicia Vikander, ao menos tentou permanecer fiel ao material de origem. Não funcionou, mas o filme foi bem nas bilheterias e não dá pra falar que é um filme péssimo, é só sem graça.
Quem quer ver um filme com uma protagonista feminina forte com bastante ação, pode encarar esse longa sem medo, embora o longa nunca chegue nem perto da qualidade dos jogos da franquia no qual foi baseado.
Aprovação no Rotten Tomatoes: 51%
Hitman: Assassino 47 (2007)
Hitman é um jogo sobre um assassino, um conceito é bastante simples a priori, mas o jogo é bastante complexo ao mostrar um agente clonado, cujo registro impecável de ataques o mantém em alta demanda.
Estrelado por Timothy Olyphant como o Agente 47, o longa foi vagamente baseado nos jogos. Não foi um grande filme, mas tem seus momentos divertidos. Uma pena, porém, que não capture com a mesma intensidade o clima do jogo. E nem era algo tão difícil.
Aprovação no Rotten Tomatoes: 15%
Warcraft (2016)
World of Warcraft é um dos videogames de maior sucesso da história e continua a se fortalecer com uma enorme base de fãs. O filme teve problemas em vários estágios de desenvolvimento ao longo de uma década, mas quando foi finalmente lançado, fracassou.
O filme recebeu críticas negativas em todo o mundo e foi uma decepção financeira. A história é simples e sem profunidade, mas se você é um fã dos jogos, há uma chance de não odiar o longa.
Média no Rotten Tomatoes: 28%
Max Payne (2008)
Quando o primeiro jogo de Max Payne foi lançado, ele introduziu um conceito bem conhecido atualmente, mas inovador para um videogame na época: o "bullet time", que dava aos jogadores a capacidade de apertar um botão e desacelerar o tempo.
Em 2008, um filme de ação foi lançado, vagamente baseado no primeiro jogo. A história também não é horrível, mas ele é mais do mesmo e não chega a empolgar. Mark Wahlberg no papel-título foi uma escolha boa, porém. Não é bom, mas podia ser pior.
Média no Rotten Tomatoes: 16%
Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo (2010)
O primeiro Prince of Persia foi lançado para o Apple II em 1989 e se tornou muito popular, conquistando milhões de fãs. Em 2003, o jogo foi repaginado e ganhou uma versão moderna com Prince of Persia: The Sands of Time. Foi um sucesso!
Essa versão foi adaptada como um filme de mesmo nome, que não seguiu a história original e não conseguiu capturar o espírito da obra. Este é um daqueles filmes que você pode até gostar se nunca tiver jogado o game. Se você é um grande fã do videogame em que ele se baseia, provavelmente vai odiar. Sem falar no branqueamento do elenco.
Média no Rotten Tomatoes: 37%