A magia do futebol no cinema
20/05/2018
1
O Milagre de Berna parte de algo pequeno para chegar a algo grande, bem grande. O diretor Sönke Wortmann apresenta o primeiro título mundial alemão, em 1954. Mesmo com atores que são jogadores na vida real, o filme não é apenas sobre futebol, mas sobre um país em reconstrução após a atuação do nazismo e a destruição da guerra.
2
Talvez Fuga Para a Vitória seja o filme indispensável quando se pensa em produções que resvalaram no tema de futebol. O elenco é uma salada: Sylvester Stallone ( Rocky Balboa ), Michael Caine ( Batman - Cavaleiro das Trevas ), Max Von Sydow ( O Sétimo Selo ) e, para completar, ninguém menos que o rei Pelé. A história, que se passa na Segunda Guerra, envolve a realização de um jogo entre prisioneiros e aliados alemães.
3
1994 foi o ano do tetra campeonato da Seleção Brasileira (aquele em que um membro da comissão entrou no gramado dando cambalhota ao som de Galvão Bueno gritando "é tetra!"). Todos os Corações do Mundo , de Murilo Salles, é o filme oficial da FIFA daquela Copa do Mundo. É o segundo documentário mais visto Brasil (atrás de Fahrenheit 9/11 , de Michael Moore). Tudo bem que aquela seleção era Romário + 11, porém é emocionante relembrar o passo a passo até a consagração de Taffarel.
4
Em Hooligans , a estrela não é o jogo, mas quem o assiste. O nome hooligans nasceu para designar parte da torcida britânica, conhecida pelo alto teor de violência. Para além do quebra pau, o longa trabalha com identidade coletiva, sensação de pertencimento a um grupo, revolta contra injustiças.
5
Antes de ser um filme sobre uma conquista memorável, Inacreditável - A Batalha dos Aflitos é um drama. Sim, tem todos os elementos. Algo incomum: Grêmio na segunda divisão; cenário desfavorável: quatro jogadores expulsos; emoção: dois pênaltis evitados; redenção: vitória, apesar dos pesares. A direção é de Beto Souza, que realizou o duvidoso Dias e Noites , lançado em 2008.
6
"Vamo, vamo, meu Timão" é o grito que ecoa do longa Fiel , a produção dirigida por Andrea Pasqualini, focado na paixão da nação corinthiana pelo time. O filme conta a saga da queda para a Série B e a volta apoeteótica à primeira divisão. Quem assiste ao filme entende de onde veio o grito "eu nunca vou te abandonar, porque eu te amo!".
7
Em 1999, o diretor Antonio Carlos da Fontoura, acreditou no talento de Zico interpretando ele mesmo e realizou a comédia-aventura infanto-juvenil Uma Aventura do Zico . Na história, o craque é clonado por um ricaço que não aceita a falta de talento futebolístico do filho. Um filme cheio de problemas, mas que tem lá seus momentos cômicos.
8
A trajetória do maior jogador de futebol da história, Pelé , não poderia deixar de ser retratada nas telonas. O filme recorda grandes passes desde a infância até a consagração de Edson Arantes do Nascinemto.
9
Em Um Time Show De Bola , a paixão infantil de Amadeo por totó (ou pebolim) se transforma em um acontecimento curiosíssimo quando ele se torna adulto. Para salvar sua cidade, ele é desafiado a jogar uma partida de futebol contra o vilão da trama, quando algo mágico acontece: seus velhos amigos, os bonecos da mesa de totó da infância, compõem seu time nesta partida pelo bem da humanidade.
10
A história do rei Edson Arantes do Nascimento, aliás, já foi contada nas telonas do cinema pelo documentário Pelé Eterno , revelada cronologicamente neste documentário. O Rei do Futebol comenta suas conquistas, relembra os jogos mais importantes, além de o filme trazer diversos gols e lances de técnica apurada.
11
Em 1970, a maior preocupação na vida de Mauro (Michel Joelsas), de O Ano Em Que Meus Pais Saíram De Férias , pouco tem a ver com a ditadura militar que impera no País: seu maior sonho é ver o Brasil tricampeão mundial de futebol. De repente, ele é separado dos pais e obrigado a se adaptar à comunidade do Bom Retiro, bairro de São Paulo, que abriga judeus, italianos, entre outras culturas. Embora o futebol seja pano de fundo neste filme, takes da copa de 70 marcam presença no filme de Cao Hamburger.
12
O documentário 1958 - O Ano Em Que O Mundo Descobriu O Brasil , reconta o primeiro título do país em um campeonato mundial.
13
Em um país repleto de craques como o Brasil, não é de espantar que outros nomes do futebol ganhassem homenagens no cinema além do rei Pelé. Prova disso foi o filme Heleno , que remonta a carreira da estrela do Botafogo, cuja vida boêmia transformou seu futuro promissor em uma grande tragédia. O jogador foi interpretado pelo galã Rodrigo Santoro no longa.
14
Futebol, paixão nacional. Cinema, sétima arte. Selecionamos uma lista especial de filmes que retratam nosso tão amado esporte. Confira!
15
O sonho de se tornar jogador de futebol também já ganhou suas fábulas na história do cinema. Em Gol! , é o jovem Santiago (Kuno Becker) quem alimenta o sonho de se tornar um craque profissional. Vivendo em um bairro latino em Los Angeles, Santiago não pensa muito nisso até que consegue um teste para entrar no time de futebol inglês Newcastle United.
16
A vida do craque Mané Garrincha também ganhou sua homenagem no cinema com o filme Garrincha - A Estrela Solitária , que relembrou tanto os belos passes do jogador bem como a relação polêmica com a cantora Elza Soares. No filme, o jogador foi interpretado por André Gonçalves e sua esposa, pela bela Taís Araújo.
17
Focada na amizade, a história de Bróder é um dos filmes nacionais mais populares quando o assunto é futebol. Desenvolvida em 24 horas, a trama traça o reencontro de três amigos que dividiram a infância no Capão: Jaiminho (Jonathan Haagensen), um jogador de futebol em ascensão no Exterior; Pibe (Silvio Guindane), um sacrificado corretor de imóveis; e Macu (Caio Blat), o jovem protagonista que se mantém no bairro, flertando com a criminalidade.
18
A rivalidade entre os clubes de cada Estado não é novidade no mundo do futebol. E neste quesito, a comédia romântica O Casamento de Romeu e Julieta , sabe bem do que fala, a começar pela boa química de Marco Ricca e Luana Piovani. O tema é garantia de risos: uma relação entre um corinthiano e uma palmeirense. Piada pronta, né?
19
Seria uma injustiça com Walter Salles e Daniela Thomas dizer que Linha de Passe é um filme sobre futebol. Porém, as cenas em que o ator Vinicius de Oliveira, na pele de Dario, aparece com a pelota são impressionantes. Não pela plasticidade, sempre explorada em cenas do tipo, mas pela fidelidade aos dribles e movimentos de corpo. Não tem nenhum zagueiro que vem numa carreira desenfreada e leva um drible seco. A beleza está nos pequenos movimentos.
20
No Brasil, o futebol feminino tomou vultos maiores com a geração da Pretinha, Kátia Cilene e companhia, ganhando fôlego ainda maior com o furacão Martha. Mas no Irã, onde os direitos civis das mulheres são sempre jogados para escanteio, elas não podem jogar. Pelada com Véu , de Ayat Najafi e David Assman, acompanha a batalha de um time feminino para disputar uma partida de futebol. O longa foi um dos destaques da programação do Festival Mix Brasil, em São Paulo, ano passado e premiado em Berlim.
21
Boleiros é um filme para quem gosta de futebol! Todos os códigos utilizados pelo diretor Ugo Giorgetti ( Sábado ) travam diálogo com apaixonados, não com iniciantes. Os saudosistas personagens enxergam o futebol como arte e se reúnem sempre no mesmo bar para lembrar como o futebol foi bom. Como diz o subtítulo, "era uma vez o futebol".