Futebol no Cinema
Paixão nacional é o futebol e a nossa é o cinema. Por que não juntar duas?
13/04/2012
Paixão nacional é o futebol e a nossa é o cinema. Por que não juntar duas?
1
Hermano (2010) – Filme pouco divulgado no Brasil, Hermano mostra o verdadeiro poder do futebol nas classes sociais mais baixas. Exibido na Mostra de Cinema de São Paulo 2011, o longa conta a história de dois irmãos venezuelanos que jogam em um time amador. Ao contrário do Brasil, na Venezuela o futebol é um esporte secundário e o beisebol é a grande estrela. Em meio ao sonho, um dos irmãos se envolve com o tráfico de droga, enquanto o outro ganha uma chance numa equipe profissional.
2
#prasemprefenomeno (2011) – Ronaldo sempre será sinônimo de gols e de camisa 9 . Este documentário cerca a despedida do Fenômeno da Seleção Brasileira, em jogo realizado no Pacaembu contra a Romênia. Um grupo de filmagens acompanhou o dia-a-dia do atleta até a partida e toda a emoção que envolveu a despedida de um dos maiores atacantes do futebol mundial.
3
Heleno (2011) - Craque dentro de campo, porém problemático fora das quatro linhas, o jogador Heleno de Freitas marcou a história do Botafogo na década de 40. Sua trajetória, pouco conhecida, ganha as telas de cinema na cinebiografia Heleno , estrelada por Rodrigo Santoro . O filme concentra-se nos problemas vividos pelo jogador, sua relação atribulada com os companheiros e a esposa Ilma (Alinne Moraes), com quem teve um filho.
4
Santos, 100 Anos de Futebol Arte (2012) – Talvez o time que tenha revelado mais craques no futebol mundial, porém que amargou anos sem título, seja o Santos . Após tornar-se a melhor equipe do futebol mundial nos anos 60, liderada por Pelé , Pepe e Coutinho, o alvinegro praiano teve duas décadas bem fracas: 80 e 90. Esta dor foi amenizada por dois grandes nomes, Serginho Chulapa (83-85) e Giovanni (94-96). Em 2002, tudo mudou para a equipe, quando a geração comandada por Diego e Robinho ganhou o Brasil e conquistou uma legião de fãs. Os torcedores só não esperavam que quase dez anos depois, Ganso e Neymar fariam mais do que isso e ganhariam a América para os santistas.
5
Fuga para Vitória (1981) – Poucas pessoas sabem, mas o longa foi baseado em uma história real. Durante a Segunda Guerra Mundial , o FC Start, equipe formada por soviéticos que atuavam no Dínamo Kiev, entrou em campo contra um time do exército alemão. Após vencer a primeira partida, os jogadores do FC Start foram obrigados a jogar novamente contra os nazistas e, dessa vez, deveriam perder ou pagariam com suas vidas. Resultado final: 5x3 para os soviéticos, que venceram o jogo, mas tiveram nove jogadores fuzilados nos dias seguintes. O filme é estrelado por Sylvester Stallone , mas conta com participações de jogadores reais como Pelé , o inglês Bobby Moore e o argentino Ardiles .
6
Febre de Bola (1997) – Antes de Alta Fidelidade ganhar uma versão para às telonas, a obra de Nick Hornby já tinha sido adaptada nos cinemas. Febre de Bola é uma produção inglesa, baseada no livro homônimo e estrelada pelo então desconhecido Colin Firth , vencedor do Oscar de Melhor Ator em 2011. O roteiro segue a vida de Paul Ashworth, um torcedor fanático do Arsenal , que na verdade é um alter ego do próprio autor. Sua paixão vai bem além dos estádios; os gunners estão presentes em todos os episódios de sua vida.
7
Boleiros - Era Uma Vez o Futebol (1998) – Apesar da paixão do brasileiro ser o futebol, o cinema nacional nunca foi muito a fundo no tema. Depois da nova safra de produções brasileiras surgida nos anos 90, este filme tenta resgatar o tema, mostrando a vida de um grupo de amigos que se reúne todas as tardes em um bar para contar antigas histórias do futebol nacional. Destaque para as cenas de campo filmadas no folclórico estádio Conde Rodolfo Crespi, a famosa Rua Javari, de propriedade do Juventus , o moleque travesso paulista.
8
Driblando o Destino (2002) – Esta comédia com toques dramáticos mostra a vida de Jesminder, uma jovem indiana que, como muitos, deixou seu país natal e imigrou para a Inglaterra. No novo país, ela deixa alguns costumes tradicionais de sua família de lado para seguir uma nova vida como jogadora de futebol, inspirada pelo seu herói: o meia da seleção inglesa David Beckham.
9
Garrincha, a Estrela Solitária (2003) – Apesar de deixar a desejar em vários aspectos, o longa de Jorge Moreno tem seus méritos. Afinal, resgatou a história de um dos maiores craques do futebol nacional que estava perdida no ostracismo: Garrincha . O filme traz a história do grande jogador do Botafogo Manuel dos Santos que, com suas pernas tortas e dribles desconcertantes, deixava seus marcadores loucos. André Gonçalves vive o jogador e Taís Araújo interpreta a cantora Elza Soares , grande paixão da vida de Garrincha.
10
O Milagre de Berna (2003) – O longa retrata a Alemanha Ocidental arrasada em um pós-guerra, por meio da história da família Lubanski. Matthias é um jovem que jamais conheceu o pai, combatente no front da guerra, e tem como ídolo o jogador Helmut Rahn , atacante e maior estrela do time local, que nunca se firmou na seleção nacional. Rahn adota o garoto como uma espécie de talismã em suas partidas. Com a presença dele na torcida, o jogador consegue ótimos desempenhos e sua carreira deslancha.
11
Pelé Eterno (2004) – A história do maior jogador de futebol brasileiro e quem sabe mundial (não vamos entrar nesse mérito no momento), Edison Arantes do Nascimento , o Pelé , também foi para as telas. Ídolo da torcida santista, o longa mostra os grandes momentos do jogador no clube e nas conquistas de três Copas do Mundo. Além de glórias e gols , são mostrados lances inéditos de Pelé fora de campo e a reconstituição digital do gol mais bonito que o Rei fez, sem registro de imagens, contra o Juventus na Rua Javari.
12
Violência Máxima (2004) – O futebol vai muito além das quatro linhas. Este filme explora a paixão e a violência dos torcedores ingleses de futebol, os famigerados Hooligans . Danny Dyer é a estrela do filme que explora conexões, amizades e toda a cultura que cerca os torcedores fanáticos. Após o longa, Danny Dyer fez uma série de documentários para televisão e visitou as mais temidas torcidas dos países mais tradicionais no esporte. No Brasil , realizou filmagens entre as paulistas Gaviões da Fiel ( Corinthians ) e Mancha Verde ( Palmeiras ), as cariocas Raça Rubro Negra ( Flamengo ) e Força Jovem ( Vasco ) e as gaúchas Geral ( Grêmio ) e Camisa 12 ( Inter ).
13
O Casamento de Romeu e Julieta (2005) – Não precisa entender muito de futebol para conhecer a grande rivalidade existente entre Palmeiras e Corinthians . Aproveitando o tema, o diretor Bruno Barreto fez uma paródia inspirada na história Romeu e Julieta, de William Shakespeare. Julieta (Luana Piovani) é uma palmeirense fanática que se apaixona por Romeu (Marco Ricca), um corintiano roxo. Para conquistar a jovem e o sogrão, Romeu terá de passar por cima do seu maior amor: seu time de futebol.
14
Duelo de Campeões (2005) – Baseado no livro de Geoffrey Douglas, o longa conta a história da seleção americana de futebol que quebrou barreiras em seu país e se classificou para jogar a Copa do Mundo de 1950. No torneio, tiveram a partida de suas vidas contra a tradicional seleção inglesa e conseguiram a tão heróica e celebrada vitória contra o “país do futebol”.
15
Gol! (2005) – Uma trilogia de filmes patrocinada pela marca esportiva Adidas e com inúmeras participações de craques de futebol como: Ronaldo , Figo, Raul, Casillas e Beckham. Originalmente o longa mostra a vida de Santiago Nunes, jovem mexicano que imigrou para os EUA em busca de oportunidade e acaba se apaixonando pelo futebol. Ele parte para tentar a sorte na equipe inglesa do Newcastle. Após boas atuações, é contratado pelos galácticos do Real Madrid , além de defender a seleção do seu país natal: o México.
16
Hooligans (2005) - Elijah Wood , que estava marcado como o personagem Frodo da trilogia O Senhor dos Anéis , precisava mudar a fama de bom moço e conseguir um novo público. O que melhor para isso do que se tornar um Hooligan ? No longa, ele vive Matt Buckner, estudante de jornalismo americano que passa uma temporada na Inglaterra. Lá, por influência de amigos, começa a fazer parte de um dos principais grupos de torcedores do país, a ficcional GSE, inspirada no grupo Holligans ICF ( Inter City Firm ), do tradicional time londrino do West Ham United.
17
Rudo e Cursi (2008 ) – Comédia mexicana estrelada por dois dos maiores atores do cinema latino no momento: Gael Gárcia Bernal e Diego Luna . No longa, os dois são irmãos que têm uma paixão em comum: o futebol. Bernal vive Tato, atacante goleador, e Luna interpreta Beto, goleiro temperamental. Aos poucos vão ganhando espaço no esporte até chegarem ao futebol profissional, porém em equipes rivais.
18
Maradona by Kusturica (2008) – Documentário sobre a vida de Diego Maradona , um dos maiores jogadores da história do futebol mundial e o maior da Argentina (ao lado do Lionel Messi ). O filme é assinado pelo diretor sérvio Emir Kusturica , fã confesso do jogador e vencedor da Palma de Ouro em Cannes 2007.
19
Linha de Passe (2008) – Assinado por Walter Salles ( Diários de Motocicleta ) e Daniela Thomas, o longa conseguiu um espaço grande no Exterior ao ser indicado na categoria Melhor Filme em Cannes 2008. A trama mostra a história de quatro irmãos da Cidade Líder, periferia de São Paulo. Torcedor fanático do Corinthians, Dário, um dos irmãos, tenta a sorte como jogador de futebol amador e tenta chegar aos grandes estádios brasileiros.
20
Maldito Futebol Clube (2009) – Baseado no best seller inglês The Damned Utd , de David Peace, e dirigido por Tom Hooper ( O Discurso, do Rei ), conta a história de Clough, ex-artilheiro que vai comandar a equipe do Derby County. No decorrer de muitas façanhas e um título inédito, o treinador cria uma rivalidade acima do normal com o técnico do Leeds United, Don Revie. Após a derrota em um jogo importante, Clough é demitido do Derby e recebe uma proposta para treinar a equipe de seu grande rival.
21
Fiel: O Filme (2009) – O primeiro da série de filmes que enfoca os times de futebol da capital paulista. Fiel: O Filme aproveita a queda do Corinthians para Série B do Campeonato Brasileiro para traçar um panorama da Fiel Torcida e mostrar como ela se comportou durante o ano mais triste da história do clube, até seu retorno a elite do futebol nacional.
22
Soberano: Seis Vezes São Paulo (2010) – Após criar uma hegemonia no Campeonato Brasileiro de Futebol, a diretoria tricolor resolveu apostar no marketing e lançou o documentário Soberano: Seis Vezes São Paulo . O enredo está claro no título: mostrar as conquistas do time com grande destaque para o sexto título nacional, que tornou a equipe paulistana na maior vencedora da competição.
23
GRÊM10X0 (2011) - Documentário que mostra a relação do Grêmio com seu principal adversário, o Internacional . O título é uma referência ao primeiro jogo entre as equipes, realizado no ano de 1909, quando o tricolor gaúcho massacrou o então recém-fundado Inter, por humilhantes 10x0.
24
Absoluto - Internacional, Bicampeão da América (2011) – Como qualquer ação de marketing realizada no Rio Grande do Sul, o cinema não poderia ser diferente. Se o Grêmio recebe um filme, o Inter tem que ganhar um também. Neste documentário, a conquista do segundo título da Libertadores é explorada ao máximo, com depoimentos de jogadores, grandes ídolos e a festa da fanática torcida.
25
Os Dois Escobares (2010) – Documentário que vai além do futebol e faz uma comparação entre o zagueiro da seleção colombiana, Andrés Escobar, e o líder do narcotráfico do país, Pablo Escobar. Andrés foi assassinado em 1994, após marcar um gol contra, numa derrota de 2x1 de seu país contra os EUA, que resultou na desclassificação da Colômbia do Mundial de 1994. A morte foi encomendada pelo cartel liderado por Pablo, morto poucos meses antes do acontecido, mas que havia financiado toda aquela geração do futebol colombiano, formada por nomes conhecidos dos brasileiros como Rincón, Asprilla e Valderrama.