Ganhadores do Oscar 2021 para assistir em casa
A cerimônia do Oscar 2021 não contou com tantas surpresas, mas foi uma das edições mais intimistas da premiação. Reduzindo o número de convidados devido à pandemia de Covid-19, a noite contou com as estrelas caprichando nos discursos e um clima de celebração menos glamuroso.
Embora o grande vencedor, Nomadland, ainda não tenha chegado no streaming, títulos como O Som do Silêncio, Soul e Mank podem ser vistos hoje mesmo aí no conforto do seu lar.
Confira a lista:
A Voz Suprema do Blues | Melhor Cabelo e Maquiagem e Melhor Figurino
Embora tenha deixado o público um pouco chateado pela derrota nas categorias de Melhor Ator e Melhor Atriz para Chadwick Boseman e Viola Davis, respectivamente, o drama A Voz Suprema do Blues conquistou dois prêmios técnicos importantes: Melhor Figurino e Melhor Cabelo e Maquiagem. Inclusive, pela última, o longa marcou um recorde ao ter profissionais negros sendo indicados pela primeira vez e saindo vencedores nessa categoria.
O longa acompanha a pioneira e lendária Ma Rainey, considerada a mãe do blues, que em 1927 cravou uma batalha contra seu empresário e produtor branco pelo controle de sua música. A Voz Suprema do Blues está disponível na Netflix.
O Som do Silêncio | Melhor Som e Melhor Montagem
Outro que marcou a noite com duas categorias técnicas de respeito foi O Som do Silêncio, drama estrelado por Riz Ahmed e um dos mais emocionantes dessa temporada. O filme também concorria na categoria de Melhor Ator com Ahmed sendo o primeiro muçulmano da história indicado à lista em 93 anos de Oscar, e Melhor Ator Coadjuvante para Paul Raci.
O longa acompanha a história de Ruben, um jovem baterista que passa a perder sua audição e tenta encontrar meios de se adaptar a essa nova realidade de vida. O Som do Silêncio está disponível no catálogo do Amazon Prime Video.
Soul | Melhor Animação e Melhor Trilha Sonora
Sem muitas surpresas, o emocionante Soul foi eleito na categoria de Melhor Animação e também levou o prêmio de Melhor Trilha Sonora para Jon Batiste, Trent Reznor e Atticus Ross. O filme se tornou queridinho não só do público, mas também da crítica desde sua estreia e saiu consagrado da noite.
A história segue Joe Gardner, um professor de música que alimenta o sonho de tocar Jazz em um clube de Nova York. Após um acidente, ele vai para outra dimensão e passa a enxergar a vida com outros olhos. Soul está disponível no Disney+.
Mank | Melhor Fotografia e Melhor Design de Produção
Mank foi o maior indicado deste ano somando dez indicações ao todo, porém, saiu da cerimônia com apenas duas estatuetas. O projeto de David Fincher estrelado por Gary Oldman e Amanda Seyfried concorria ainda como Melhor Filme, Melhor Direção e também nas categorias de atuação.
O longa mergulha na Hollywood dos anos 40 para contar o drama de Herman J. Mankiewicz, roteirista de Cidadão Kane, filme que se tornou um dos maiores clássicos do cinema mundial. Mank está disponível na Netflix.
Dois Estranhos | Melhor Curta-Metragem em live-action
Extremamente doloroso, mas necessário, o curta Dois Estranhos era também um dos favoritos da noite e saiu como grande vencedor da categoria Melhor Curta-Metragem em Live Action para Travon Free e Martin Desmond Roe.
O projeto segue Carter, um jovem negro que é morto a tiros por um policial branco e vê a mesma história se repetir todos os dias, independentemente do que faça. O curta recria casos como o de George Floyd e Breonna Taylor em uma espécie de loop temporal. Dois Estranhos está disponível na Netflix e tem 32 minutos de duração.
Meu Pai | Melhor Ator e Melhor Roteiro Adaptado
Com uma trama muito emocionante, Meu Pai, longa de Florian Zeller estrelado por Anthony Hopkins e Olivia Colman, saiu da cerimônia como o grande vencedor das categorias de Melhor Ator e Melhor Roteiro Adaptado. Ele ainda concorria como Melhor Filme, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Montagem e Melhor Design de Produção.
Na história, Anthony é um idoso que passa a demonstrar os primeiros sintomas de demência, mas recusa a ajuda da filha Anne, que está prestes a se mudar para Paris. Ela busca uma cuidadora para auxiliar nos cuidados com o pai ao mesmo tempo em que tenta compreender a doença. Meu Pai está disponível para aluguel e compra nas plataformas digitais Now, Apple TV, Google Play, Sky Play e Vivo Play.
Professor Polvo | Melhor Documentário
Professor Polvo, vencedor de Melhor Documentário, é realmente uma produção primorosa que, apesar de não ser a grande favorita da noite, acabou conquistando a Academia com uma trama bem singela e emocionante.
Ele acompanha Craig Foster, um cineasta que cria uma relação de amizade com Rosetta, um polvo que vive em uma floresta subaquática localizada na África do Sul. Enquanto vive essa troca improvável, ele aprende cada vez mais sobre os segredos do mundo submarino. Professor Polvo está no catálogo da Netflix.
Se Algo Acontecer... Te Amo | Melhor Curta-Metragem de Animação
Outro curta que chegou como favorito e saiu consagrado do Oscar foi Se Algo Acontecer... Te Amo, que em apenas 12 minutos consegue emocionar o público para valer.
Na história, um casal perde a filha durante um tiroteiro e compartilha da dor e do vazio que a ausência causa neles. Aos poucos, eles se aproximam para tentar superar o ocorrido. Se Algo Acontecer... Te Amo está na Netflix.