'Jurassic Park' teve presentes inusitados e mortes 'merecidas'; veja fatos da franquia
Jurassic World: Domínio, novo filme da nova trilogia do clássico, chega aos cinemas no próximo dia 02 de junho.
Cercada de nostalgia, a nova parcela da franquia será marcada pelo retorno de de Sam Neill, Laura Dern e Jeff Goldblum, trio principal que estrelou o clássico Jurassic Park: O Parque Dos Dinossauros.
Para aquecer esse aguardado lançamento, reunimos diversas curiosidades sobre toda a franquia, incluindo fatos sobre a produção dos seis longas, presentes inusitados e muito mais.
Confira:
Confira alguns fatos curiosos da franquia:
Inspiração - O lançamento de Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros gerou tanto interesse pelos dinossauros, que o estudo da paleontologia teve um aumento recorde de alunos.
Pleno - Em 1992, quando a equipe gravava o primeiro filme da franquia, o furacão Iniki atingiu o Havaí. Todos foram obrigados a se isolar no salão de baile do hotel em que estavam hospedados. Entretanto, o ator Richard Attenborough ficou em seu quarto de hotel e dormiu durante todo o evento.
Acreditaram no projeto - Para levar Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros às telonas, a Universal Pictures pagou ao escritor Michael Crichton cerca de US$ 2 milhões de dólares pelos direitos de seu romance homônimo antes mesmo de ser publicado.
Presente - Todo o elenco do filme de 1993 recebeu um velociraptor assinado pelo diretor Steven Spielberg como presente. A atriz Ariana Richards deixou em sua casa para chocar quem entra. Já Jeff Goldblum o guardou como um objeto querido. Laura Dern, por sua vez, colocou no quarto do filho perto do berço.
Dívidas - A atriz Juliane Moore aceitou fazer O Mundo Perdido: Jurassic Park, segundo filme da franquia, para pagar um acordo de divórcio e também para trabalhar com Steven Spielberg.
Mudanças - Os modelos de T-Rex pesavam cerca de nove toneladas cada um. Por causa disso, a equipe do filme construiu cenários ao redor deles ao invés de movê-los para os cenários.
Não rolou - Originalmente, a equipe do Dr. Ian Malcolm (Jeff Goldblum) em O Mundo Perdido: Jurassic Park incluía um quinto membro, um paleontólogo chamado Dr. Juttson. Porém, o personagem foi dispensado devido a um elenco já superlotado, e a maioria de suas falas foi dada à Dra. Sarah Harding (Juliane Moore).
Uau - Lançado em 1997, o segundo filme da franquia deteve o recorde de abertura com maior arrecadação em um fim de semana da história. Entretanto, em novembro de 2001 ele foi superado por Harry Potter e a Pedra Filosofal.
Reaproveitamento - Algumas das sequências de ação de Jurassic Park 3 foram reaproveitadas das que sobraram dos dois primeiros filmes da franquia, já que algumas delas foram descartadas devido a restrições de tempo e orçamento.
Ideia cancelada - No terceiro filme, Steven Spielberg queria o Dr. Alan Grant (Sam Neill) vivendo em uma das ilhas da InGen para estudar dinossauros. Por não ter permissão para fazer pesquisas, ele estava morando em uma árvore como Robinson Crusoé. No entanto, o diretor Joe Johnston rejeitou a ideia porque não conseguia imaginar o Dr. Grant retornando a qualquer ilha habitada por dinossauros após os eventos do primeiro filme.
Indicação - O compositor John Williams foi contatado para escrever a música de Jurassic Park 3, mas ele estava ocupado compondo para AI: Inteligência Artificial (2001). As canções foram compostas por Don Davis, escolhido por recomendação de Williams.
Homenagem - Em Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros, lançado em 2015, há uma estátua do personagem John Hammond, fundador da InGen Corporation e Jurassic Park. O diretor Colin Trevorrow explicou que isso é para homenagear especificamente o ator Richard Attenborough, que desempenhou o papel em Jurassic Park (1993) e O Mundo Perdido: Jurassic Park (1997) e faleceu em 2014.
Levou para casa - A motocicleta usada em algumas cenas do longa de 2015 foi dada ao ator Chris Pratt, que vive Owen Grady, como presente após as filmagens.
Aprovado - A aprovação para Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros veio de Steven Spielberg e Mark Protosevich, que se reuniram para discutir se valia a pena fazer outra parte da franquia de filmes Jurassic Park. Grande parte das ideias do roteiro veio de Colin Trevorrow e de seu parceiro de escrita Derek Connolly, que acabaram impressionante Spielberg, produtor executivo do filme.
Criação - Cinco dinossauros animatrônicos foram criados para Jurassic World: Reino Ameaçado. A ideia de ampliar os animais foi devido às muitas cenas de interações que os atores tiveram com os dinossauros.
Eita - O diretor Colin Trevorrow explicou que todas as cenas de morte do segundo filme da nova trilogia são merecidas! Ele afirmou: "Nós nos certificamos de que todas as mortes foram merecidas, todos merecem sua morte neste filme, uma lição aprendida".
Marvel? - Jurassic World: Reino Ameaçado foi o primeiro filme da franquia Jurassic Park a ter uma cena pós-créditos.
Reencontro - O novo longa da franquia, Jurassic World: Domínio, marcará como o aguardado reencontro de Jeff Goldblum, Laura Dern e Sam Neill, trio principal da trilogia Jurassic Park.
Muito mais! - O diretor Colin Trevorrow revelou que este filme terá ainda mais dinossauros do que seus antecessores. “Na verdade, fomos mais práticos com todos os filmes Jurassic, mas fizemos mais animatrônicos neste do que nos dois anteriores”, disse ele.
Fielmente - Em algumas entrevistas, Trevorrow descreveu que o desejo para esse terceiro filme seja um thriller científico ainda mais alinhado com os romances de Michael Crichton, nos quais a franquia Jurassic Park foi originalmente baseada.
Jurassic World: Domínio
O terceiro filme fechará a trilogia iniciada em Jurassic World: O Mundo Dos Dinossauros e a história deverá focar no salvamento dos dinossauros sobreviventes espalhados pelo mundo. Além disso, Jurassic World: Domínio será o capítulo que define a história entre Owen e Blue, a Velociraptor que passou a viver na selva já no primeiro longa.
Com direção de Colin Trevorrow, o longa ainda traz a volta da dupla protagonista dessa nova leva de filmes, Chris Pratt e Bryce Dallas Howard.
Jurassic World: Domínio chega aos cinemas brasileiros em 02 de junho.