Espionagem: Veja que longa homenageou ou tirou sarro dos filmes do gênero
<p>Relembre os filmes que fazem paródia ou homenagem aos longas policiais e de espionagem.</p>
25/02/2015
Relembre os filmes que fazem paródia ou homenagem aos longas policiais e de espionagem.
1
Kingsman - Serviço Secreto . Com ar de paródia, o filme o tempo inteiro se preocupa em homenagear de forma bem humorada grandes clássicos do estilo. Apesar do sarcasmo, Kingsman toma o cuidado ao mencionar os clássicos nos gêneros. Seja nas armas ou em citações, James Bond , Jason Bourne e até Jack Bauer , do seriado 24 Horas, são lembrados na adaptação da HQ de Mark Millar. A estreia no Brasil acontece em 5 de março.
2
Austin Powers . Foi só o James Bond voltar para o cinema com 007 Contra Goldeneye que Mike Myers resolveu tirar sarro da franquia ao criar Austin Powers, um espião totalmente oposto ao tradicional espião inglês, com roupas espalhafatosas, dentes bem feios e sem estilo com as mulheres. Com três longas lançados ( 000 - Um Agente Nada Discreto , Austin Powers 2 - O Agente Bond Cama e Austin Powers Em O Homem Do Membro De Ouro ), a história faz outras referências engraçadas a franquia de James Bond, como o vilão Dr. Evil , que tem quase a mesma aparência de Ernst Stavro Blofeld, líder da organização Spectre .
3
A Pantera Cor De Rosa . Quando se fala em detetives engraçados, com certeza o francês Jaque Clouseau precisa estar na lista. Com diversos filmes, o personagem foi imortalizado por Peter Sellars . Na década de 2000, Steve Martin encarnou o personagem em dois longas. Com um jeito atrapalhado e um estilo de investigação peculiar, ele de certa forma homenageia os detetives clássicos. Sherlock Holmes é um deles.
4
Duro de Espiar . Leslie Nielsen é o rei da paródia. Em Duro de Espiar , ele vive o agente Dick Steele , que é escolhido para impedir que o malévolo General Rancor destrua o mundo com um míssil. O filme segue o mesmo padrão dos longas de James Bond. Tem até um clipe especial para os créditos iniciais. Além de Bond, outros filmes também são lembrados, como Duro De Matar e a comédia Mudança De Hábito , com Whoopi Goldberg .
5
Chumbo Grosso . E não é apenas James Bond que é vítima das paródias. Neste longa, o diretor Edgar Wright e os atores Simon Pegg e Nick Frost se propuseram a satirizar filmes policiais e de ação. Na lista, entram Bad Boys , Máquina Mortífera , O Profissional , Caçadores De Emoção e Chinatown .
6
Corra Que A Polícia Vem Aí . Claro que esse também não podia ficar de fora. O filme parodia os longas policiais e de espionagem, incluindo Pacto De Sangue (1944) e Dirty Harry – Perseguidor Implacável (1971) . A ideia, na verdade, surgiu na TV, quando David Zucker , Jim Abrahams e Jerry Zucker criaram o seriado Police Squad! , de 1982, que foi cancelado após apenas seis episódios. O trio reciclou grande parte das ideias da série no cinema, inclusive mantendo Leslie Nielsen como protagonista. Duas continuações foram feitas: Corra Que A Polícia Vem Aí 2 1/2 (1991) e Corra Que A Polícia Vem Aí 33 1/3, O Insulto Final (1994).
7
Top Secret - Superconfidencial . Este filme satiriza principalmente os longas de espionagem situados no período da Segunda Guerra Mundial. Os filmes musicais de Elvis Presley também são lembrados nessa paródia. Assim como outras produções do gênero, brincadeiras com longas famosos de outros gêneros também são incluídas. Essa foi a estreia de Val Kilmer no cinema.
8
Agente 86 . Quando citamos homenagens aos filmes de espionagens, o primeiro a ser lembrado é Maxwell Smart , o Agente 86 . Com o sucesso dos filmes de James Bond na década de 1960, foi idealizado uma série de TV cômica com os mesmo temas que eram discutidos nos longas de 007, como a Guerra Fria. Assim como o colega inglês, Max também não ficava para trás no quesito gadgets. Quem não se lembra do famoso sapato que virava telefone? Em 2008, o seriado foi parar no cinema no filme Agente 86 , com Steve Carell no papel principal. Anne Hathaway deu vida a Agente 99 , sua parceira.
9
Johnny English . Para parodiar o maior espião inglês nada melhor do que um dos melhores humoristas britânicos. Em Johnny English, Rowan Atkinson foi "James Bond" ao seu estilo, ou seja, satírico e atrapalhado. Na pele de um modesto administrativo da agência MI7 que é promovido a espião, o ator precisa desvendar o mistério do roubo das joias reais da Inglaterra. Em 2011, o filme ganhou a sequência O Retorno De Johnny English .
10
O Terno De 2 Bilhões De Dólares . Especialista em artes marciais, até Jackie Chan entrou na onda e homenageou os longas de espionagem. Em O Terno de 2 Bilhões de Dólares, ele toma o lugar de um agente secreto para descobrir uma intriga internacional de espionagem. Para isso, ele terá o auxílio de um terno computadorizado, que dá uma série de poderes para quem o veste. Como Chan é o chofer asiático de um milionário, muitos vão se lembrar de Brit Reid e Kato , de O Besouro Verde .
11
O Agente Teen . Voltado para um público que vai dos nove aos 13 anos, o longa apresenta de maneira leve o mundo dos agentes secretos e da espionagem. O longa introduz uma trama de ação ótima para a matinê (vilão seqüestra cientista que criou nanorrobôs capazes de neutralizar mísseis americanos) e, aos poucos, vai pontuando-a com uma temática adolescente bem-humorada. Com um tom de comédia, o outra clara referência ao universo Bond.
12
Pequenos Espiões . Outra boa opção para introduzir o público infantil ao mundo da espionagem é Pequenos Espiões . Ele segue a mesma premissa de O Agente Teen e expande o universo de espionagem, chegando até "misturar" o enredo de X-Men, Matrix, Star Wars, entre outros.
13
Kingsman - Serviço Secreto não é apenas um filme que mistura ação e comédia, mas também uma homenagem aos filmes clássicos de espionagem. Por mais que a premissa lembre James Bond , ele não é o único citado no longa de Matthew Vaughn . E para já entrar no embalo da estreia da adaptação de Mark Millar no cinema (5 de março), preparamos um especial com outras homenagens e paródias dos filmes de espionagem. Confira: