6 livros improváveis que viraram grandes produções
Alguns livros são tão incrivelmente fora de nossa realidade, que parecem impossíveis de serem adaptados para outros formatos. Porém, com o avanço da tecnologia, essa obras puderam chegar aos cinemas e, até mesmo, à TV. Confira livros improváveis que viraram grandes produções:
Por anos, se considerou a trilogia de Tolkien impossível de ser adaptada para o cinema, mas isso tudo mudou em 2001, com O Senhor dos Anéis. A Sociedade do Anel é o primeiro filme de uma trilogia baseada na série de livros escrita por J.R.R. Tolkien e é considerado um dos mais importantes do século 20.
No mundo da Terra-Média, Frodo Bolseiro (Elijah Wood), um hobbit (uma espécie de criatura mítica, de estatura entre 80 cm e 1,20 m, com pés peludos e bochechas avermelhadas), descobre que o anel mágico que ganhou de seu tio pode ser usado por um mago do mal para escravizar as pessoas de sua terra. Com a ajuda de magos, anões, elfos e outras criaturas que se unem a ele e formam a Sociedade do Anel, Frodo terá de enfrentar uma longa jornada para jogar o anel na Montanha da Perdição.
Duna
O mesmo vale para Duna, o gigantesco e épico Sci-Fi de Frank Herbert pareceia impossível de ser adaptado com coesão, tanto que o filme de 1984 pouco tem a ver com o romance e a série de 2000 tenta, mas também fica muito aquém das expectativas. Finalmente, em 2021, temos um longa digno da saga.
Em Duna, Paul Atreides nasceu com um destino grandioso. Para garantir o futuro de sua família e de seu povo, ele precisará viajar para o planeta mais perigoso do universo. Quando forças do mal se levantam para disputar o recurso mais precioso do planeta, apenas aqueles que forem capazes de vencer seus medos sobreviverão.
Fundação
Fundação é uma franquia de livros tão gigantesca de Isaac Asimov, que não só era improvável ver algo sobre ela feita para cinema ou TV, quanto parecia impossível de captar a grandiosidade dessa trama. Mas a Apple TV não se intimidou.
Fundação, obra-prima de Isaac Asimov, é uma das obras literárias mais amadas pelos fãs de sci-fi, também uma das mais complexas e profundas. O protagonista é Hari Seldon, que só aparece em três dos livros, mas influencia toda as obras da série através da Ciência que desenvolveu: a Psico-história, um misto de sociologia e matemática. Aplicando fórmulas matemáticas a acontecimentos de seu presente, Seldon conseguia calcular acontecimentos futuros e assim permitir ou tentar evitar que viessem a se confirmar.
As previsões feitas por Seldon eram todas baseadas em estatísticas e probabilidades e mostravam a queda do Império, o que não agradou ao Imperador, claro.
The Expanse
A série de sci-fi baseada nos livros de James S. A. Corey traz histórias profundas, personagens carismáticos e temas complexos, elementos explorados com mastria e, curiosamente, de forma bastante fiel à obra original.
Situada 200 anos no futuro, a trama mostra as tensões da humanidade após a colonização do sistema solar. Tudo começa com misteriosos sinais alienígenas, e como as coisas dão errado quando o delicado balanço entre as nações e facções é quebrado por um evento externo. Eventualmente, a tripulação na nave Rocinante, veículo e base dos protagonistas, se torna a única com informações suficientes para impedir eventos catastróficos.
Roda do Tempo
Esse ainda não tiramos a prova, mas a Amazon está investindo pesado para trazer essa grande obra literária para o seu streaming e, pelo que vimos até agora, parece ter feito um grande trabalho.
A Roda do Tempo é uma série de romances de alta fantasia escrita pelo autor americano Robert Jordan entre 1990 e 2013, contando com um total de 14 volumes.
A Roda do Tempo é uma das séries de fantasia mais populares e duradouras de todos os tempos, com mais de 90 milhões de livros vendidos. Situada em um mundo épico e extenso onde a magia existe e apenas algumas mulheres têm permissão para acessá-la, a história segue Moiraine (Rosamund Pike), membro da incrivelmente poderosa organização feminina chamada Aes Sedai, quando ela chega na pequena cidade de Dois Rios. Lá, ela embarca em uma perigosa jornada mundial com cinco jovens, um dos quais foi profetizado como o Dragão Renascido, que salvará ou destruirá a humanidade.
The Man in The High Castle
Baseado no tenso livro O Homem do Castelo Alto, de Philip K. Dick, ninguém esperava algo tão magnífica quanto essa trama contada pela Amazon Prime Video.
A série explora o que teria acontecido se as Potências Aliadas tivessem perdido a Segunda Guerra Mundial. Nos EUA, enquanto a Alemanha controla grande parte da Costa Leste e o Japão controla a Costa Oeste, as Montanhas Rochosas se tornaram uma "zona neutra" - e o marco zero para uma resistência, liderada por uma figura misteriosa conhecida apenas como "o Homem no Alto Castelo".