Os maiores vencedores da história do Oscar
Listamos alguns dos filmes que mais receberam estatuetas na grande premiação do cinema
Por Da Redação
06/02/2020 - Atualizado há mais de 1 ano
Será que o Oscar 2021 trará algum filme recordista levando todas as categorias aos quais foi indicado? Bom, teremos de esperar até o dia 25 de abril para saber, mas enquanto isso, que tal relembrar os maiores vencedores da história do Oscar?
Filmes como O Senhor Dos Anéis: O Retorno Do Rei, Titanic, Gigi e O Último Imperador quebraram recordes na premiação levando para casa diversas estatuetas, incluindo Melhor Filme e Melhor Direção.
Confira a lista:
O Senhor Dos Anéis: O Retorno Do Rei
Em 2004, O Senhor Dos Anéis: O Retorno Do Rei ganhou 11 Oscars, ou seja, em todas as categorias que concorreu! Além de Melhor Diretor para Peter Jackson, o longa ainda levou para casa as estatuetas de Melhor Filme, Melhores Efeitos Visuais, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Mixagem de Som, entre outros. Com isso, o clássico acabou se tornando um dos maiores vencedor de todos os tempos!
Titanic
Em 1998, Titanic venceu 11 categorias das 14 às quais foi indicado naquele ano, incluindo Melhor Diretor para James Cameron, Melhor Filme, Melhor Fotografia, Melhor Montagem, Melhor Figurino... O romance também se tornou um dos maiores ganhadores da história da Academia.
Ben-hur
Em 1960, Ben-hur venceu 11 das 15 categorias em que concorreu à premiação e virou um marco na história do cinema. Entre os prêmios estão Melhor Diretor para William Wyler, Melhor Filme, Melhor Figurino, Melhor Montagem e Melhor Fotografia. Realmente um recordista na premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
Amor, Sublime Amor
Em 1962 o longa Amor, Sublime Amor venceu 10 categorias das 11 que concorria. O musical que ganhará um remake em breve levou não só a estatueta de Melhor Filme, como também de Melhor Diretor para Robert Wise, Melhor Montagem, Melhor Figurino, Melhor Direção de Arte, entre outros.
Gigi
Em 1959, o drama Gigi venceu em todas as 9 categorias que estava indicado na premiação. Além de Melhor Diretor para Vincente Minnelli, o longa ainda conquistou estatuetas de Melhor Filme, Melhor Musical Original (existente na época), Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Figurino.
O Último Imperador
O épico que empata com Gigi é o O Último Imperador que, em 1988, venceu todas as 9 categorias em que concorria. Entre elas estão Melhor Filme, Melhor Diretor para Bernardo Bertolucci, Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Figurino.
O Paciente Inglês
O emocionante drama O Paciente Inglês venceu, em 1997, 9 das 12 categorias em que concorria na premiação. Anthony Minghella levou para casa sua estatueta de Melhor Diretor e o longa ainda garantiu como Melhor Filme, Melhor Montagem, Melhor Figurino, Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Atriz Coadjuvante.
...e O Vento Levou
Um dos maiores clássicos da história do cinema é ...e O Vento Levou, filme que em 1940 faturou 8 das 13 categorias pelas quais concorria naquele ano. Além de Melhor Filme, o romance também saiu vitorioso em Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia, Melhor Montagem e Melhor Direção de Arte.