Melhores de 2012
Confira nossa seleção dos melhores filmes do ano. <br />
20/12/2012
Confira nossa seleção dos melhores filmes do ano.
1
10º - Drive - A parceria entre o diretor dinamarquês vencedor em Cannes, Nicolas Winding Refn , e o ótimo Ryan Gosling , rendeu um filme imperdível para quem gosta de carros, perseguições ou simplesmente cinema bem feito. Com estética dos anos 80, o longa é um resgate merecido dos filmes de carro que marcaram época.
2
9º - As Vantagens de Ser Invisível - Muitos se perguntavam o que fariam os atores da série Harry Potter depois que a saga terminasse. Pois Emma Watson , a Hermione , respondeu em alto e bom som neste longa, com uma atuação de primeira. O filme que parecia ser apenas mais um abordando o tema "problemas de adolescente na escola" mostrou-se uma ótima surpresa e um dos grandes lançamentos do ano.
3
8º - Argo - Muito criticado no passado, Ben Affleck virou a mesa em 2012. Com Argo, provou-se um diretor de primeira, abocanhando prêmios e indicações por onde passou. O filme, baseado em uma história real, provou que o cara é bom quando atua e dirige. O longa é uma trama política imperdível e digna de elogios. Quem sabe com mais um ou dois filmes nós consigamos esquecer Demolidor e outros fracassos?
4
7º - Os Vingadores - Fechando com chave de ouro sua "primeira fase" de filmes, a Marvel fez um blockbuster digno do nome. Homem de Ferro , Hulk , Capitão América , Thor , Viúva Negr a e Gavião Arqueiro fizeram a terceira maior bilheteria de todos os tempos, e os números são merecidos. A produção diverte os fãs e os leigos com ação de primeira, drama e comédia na medida certa.
5
6º - O Artista - É uma pena que o Brasil ainda receba filmes com tanto atraso com relação aos Estados Unidos. O Artista estreou em 2011 por lá, mas só chegou até nós este ano. Esta homenagem ao cinema clássico levou nada menos do que 5 estatuetas do Oscar : Melhor Filme , Melhor Diretor , Melhor Ator , Melhor Trilha Sonora e Melhor Figurino . Se você não é fã do cinema antigo, saiba que o longa usa técnicas modernas para mostrar a estética de tempos mais simples; pode assistir tranquilo. Filmão!
6
5º - Precisamos Falar Sobre o Kevin - Esta adaptação do livro de Lionel Shriver foi eleita Melhor Filme no Festival de Cinema de Londres de 2011 . Um drama familiar conduzido com maestria pela diretora escocesa Lynne Ramsay que prende a atenção do espectador do começo ao fim. Roteiro, fotografia e atuações primorosas como a de Tilda Swinton não vão deixar você esquecer tão cedo o longa que faz perguntas como: Os pais são responsáveis pela violência dos filhos? De quem é a responsabilidade? Se você ainda não viu, vá ver já!
7
4º - Pina - Com um dos melhores usos do 3D já visto, o documentário musical sobre a coreógrafa alemã Pina Bausch não tem pretensões de contar cada capítulo de sua vida. Ao invés disso, o amigo da dançarina e diretor Wim Wenders usa a Wupperthal Tanztheater , companhia criada pela própria Pina, para mostrar a personalidade e genialidade da mulher que dá nome ao filme. Se música e dança no cinema nunca te agradaram, talvez seja a hora de dar uma chance ao gênero. Vale a pena.
8
3º - A Separação - Uma ótima surpresa do Irã , com personagens e enredo fortíssimos que fascinam o espectador desde a cena inicial. O roteirista e diretor Asghar Farhadi conseguiu contar uma história de amor sem maquiagem alguma, com uma simplicidade desconcertante. Sem heróis ou vilões, o longa é um retrato da rotina do país que precisa ser visto. Não é à toa que está no nosso Top 3 de 2012.
9
2º - Febre do Rato - O terceiro filme de Cláudio Assis é (até agora) sua obra-prima. O filme em preto e branco tem atuações, roteiro, e fotografia dignos de todos os prêmios que já levou pelo país afora. Irandhir Santos , que já mostrou seu enorme talento em Tropa de Elite 2 , está ainda melhor como o protagonista Zizo , que nos conduz por Recife. Um longa que já está na prateleira dos melhores filmes nacionais da história.
10
1º - Holy Motors - Leos Carax é o diretor de um dos filmes mais originais do ano. A bordo de uma limousine, Sr. Oscar viaja alternando entre suas inúmeras personalidades e realizando encontros por Paris. O motivo de tais encontros é um mistério no começo mas, com o passar do tempo, é impossível não ficar ansioso com os próximos acontecimentos. Um filme que, à primeira vista, parece ser bem maluco, mas merece o primeiro lugar de 2012 justamente pela estranheza, originalidade e inquietação causada.
11
Muitos dos filmes mais aclamados de 2012 ainda não chegaram por aqui. Por isso, nós da redação do Cineclick, composta por Paulo Cintra, Roberto Guerra, Daniel Reininger, Felipe Minozzi e Cristina Tavelin tivemos que nos concentrar apenas nos longas que já estrearam por aqui. Por se tratar de um Top 10, vários acabaram sendo cortados da lista por pouco, como os filmes acima: O Espião que Sabia Demais , Nota de Rodapé , Fausto , A Invenção de Hugo Cabret , Heleno e Tropicália foram alguns que, infelizmente, acabaram tendo que ficar de fora dos 10 melhores de 2012. Sem enrolação, vamos ao Top 10.